twitter
RSS

Síntese histórica - parte 6

>> segunda-feira, 28 de setembro de 2009


E finalmente cheguei na última e mais emocionante síntese história: O grande motim do Bounty. Esse motim foi tema de nada mais nada menos do que 2 livros lançados no Brasil [Charles Nordhoff e James Norman Hall, Caroline Alexander], milhares lançados no mundo e 4 filmes [1916, 1935, 1962 e 1984]. Os filmes estão disponíveis para download no torrent, e o livro, nossa, é caro, varia de R$ 62,00 a R$ 69,00, não achei no trocando livros, e quem tem no skoob, não troca. Por aí já percebemos que essa história é super interessante.

Dezembro de 1787. O HMS Bounty parte para o Pacífico Sul com a missão de trazer mudas de fruta-pão para alimentar os escravos do Caribe. Abril de 1789. No caminho de volta, o segundo-em-comando Fletcher Christian e seus adeptos lançam ao mar o capitão William Bligh e mais dezoito homens, com comida para cinco dias, num escaler de pouco mais de sete metros. A tensão entre os tripulantes do navio, depois de meses de punições, humilhações e discordâncias, tornara-se insuportável. Ao longo dos anos, o motim teve inúmeras explicações. Talvez por influência das famílias dos principais personagens e, depois, de autores que preferiram se limitar a estereótipos, a história costuma ser contada como uma simples contenda entre as personalidades-chave [resumo do livro da Caroline Alexander].

Não se acha muita informação sobre o motim, além do que citei no resumo da Caroline, e é justamente por ser uma histórica que leva a especulações, que a Val McDermid, resolveu escolher para ser o pano de fundo de sua trama.

Sínteses: 1 - 2 - 3 - 4 - 5

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL