[Resenha] Agora e para sempre, Lara Jean- Jenny Han



Oi Gente! 

Hoje minha resenha vai ser de despedida, dessa vez definitivamente, da trilogia da Lara Jean, onde sua história termina, pelo menos para nós leitores, em Agora e para sempre, Lara Jean (Editora Intrínseca, 2017, páginas). 

Se ainda não leu nenhum livro da série, leia aqui a resenha do primeiro livro e se aventura nessa deliciosa viagem a Virginia, EUA. Eu finalizei a resenha do livro anterior compartilhando com você minha dificuldade em me separar dessa história, desses personagens e que apesar de achar que a Jenny Han tinha concluído a escrita do segundo livro de forma esplendida, sem deixar pontos soltos, fiquei feliz em descobrir que a Jenny nos atendeu e que,  especialmente para nós, iria escrever mais um livro.


Nesse terceiro livro encontraremos uma Lara bem mais madura que a personagem tímida que conhecemos lá atrás desde o dia que suas cartas foram entregues aos destinatários. Depois de passar por muita coisa no âmbito familiar e amoroso, ela fez novos amigos, agora é correspondida no amor, está prestes a se formar no ensino médio, se preparando para entrar na faculdade, porém toda essa mudança não afetou seu jeito único de ser, sua essência sonhadora. 

Seu maior desejo é entrar na UVA, Universidade de Virginia, uma das mais concorridas do estado e como Peter já foi aprovado antecipadamente para lá, por ser um atleta, só contribui para os planos perfeitos da Lara: Eles vão se ver todos os dias, a universidade é perto de sua casa e não perderá o convívio com sua família, e ainda estudará onde sempre sonhou. Mas Jenny Han tem que nos fazer sofrer um pouco não é? Se não fosse assim não teria o seu toque mágico que nos conquistou. E assim a Lara recebe duas notícias que poderá mudar completamente todos os seus planos, mas quem sabe não seria para melhor? 
"Nunca diga não quando quer mesmo dizer sim." 
Lara Jean é uma personagem tão comum e tão marcante ao mesmo tempo. Sua história não é nenhuma distopia cheia de aventuras, mas ainda sim os acontecimentos em sua vida narrados pela autora, a forma como nos é apresentado torna tudo tão real, tão crível. É impossível não se identificar com algo de sua personalidade, com algo que tenha acontecido com ela. A Lara poderia ser você, poderia ser eu, sua melhor amiga ( e como eu gostaria de ser amiga da Lara viu?!). Me vi muitas vezes na Lara, em seus pensamentos, expectativas, inseguranças e receios, tão normais para alguém de sua idade. Esperei e sofri junto com ela pelas respostas das universidades em que se inscreveu... Sua relação com pai e irmãs é tão bonita, singular e verdadeira. Seu namoro com Peter é tão lindo, nos faz suspirar praticamente em todos os momentos que estão juntos. Eles se completam. Eu sempre soube disso, sempre torci por eles. 


"É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?" 
Essa trilogia ganhou um lugar cativo em meu coração e sempre irei lembrar dela, com muito carinho. Amei a Lara ter um lado oriental, como a autora, e isso ter sido pincelado de forma natural no decorrer dos livros (Adoro a cultura coreana, o país e suas lindas paisagens, as tradições, as comidas, os doramas e kpop) e isso só me trouxe mais afinidade com a Lara. 

Terminei a leitura desse livro tão emocionada, com uma sensação tão boa. Me senti sinceramente feliz com o presente que a Jenny Han deu aos seus leitores, pois como ela mesmo diz na dedicatória, esse livro foi feito especialmente para nós, fãs dela e da Lara. Mesmo que eu tenha roído as unhas nos últimos capítulos, a Jenny soube concluir tudo de forma ímpar. Os problemas trazidos pela mudança para uma universidade, o novo formato da família da Lara e sua relação com Kitty e Margo, os conflitos entre ela e Peter, tudo foi bem fechado, tudo valeu a pena. Meu receio de que esse livro não estivesse a altura dos dois anteriores foi totalmente infundada e glórias aos deuses da literatura por isso.

"Quando eu sopro as velas e faço meu pedido, desejo sempre sentir por Peter o que estou sentindo agora..."


Bjos e até a próxima!




















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.