4 vidas de um cachorro - W. Bruce Cameron

 
 
 
Resenha by Claudia Vasconcelos:
 
Sei que sou suspeita quando se trata de assuntos relacionados a animais, já que sou uma verdadeira apaixonada por essas adoráveis criaturas. Mas, definitivamente, 4 Vidas de um cachorro, de W. Bruce Cameron, (Agir, 288 páginas, R$ 29,90) me encantou do início ao fim.

A história é contada por um cãozinho que, de uma forma doce e quase ingênua, relata a trajetória de suas 4 vidas. Em cada uma delas, ele nasce de um jeito, e cada vez ele se questiona sobre o seu propósito nesse mundo.

Primeiro ele é um cão de rua nascido de uma ninhada de 4 filhotes. Aos 3 meses é levado para um abrigo de cães, passa a se chamar Toby, e desde cedo aprende que a vida não é feita só de brincadeiras.

... tudo que eu queria na vida era uma chance de me aninhar a mamãe, e sentir sua língua e seu corpo quentinho era mais importante que qualquer outra coisa para mim. Agora, porém, ao vê-la sumir, entendi que ao me deixar para trás mamãe estava simplesmente agindo como todas as cadelas mães devem fazer um dia.
Pág. 25

Na segunda vida, ele é Bailey, um Golden Retreiver e o cão de estimação de um garoto chamado Ethan. Vive numa casa grande e se diverte pra valer! Cão e garoto crescem juntos e dão uma verdadeira lição de amizade e companheirismo.

Ele me deu um abraço comprido e amoroso. Entrefechei os olhos - não havia no mundo nenhuma sensação melhor do que ser abraçado pelo meu menino.
Pág. 144

Depois, ele nasce como uma fêmea de Pastor Alemão, e recebe o nome de Ellie. É uma cadela de resgate da polícia. Ellie acha que finalmente encontrou o seu propósito, já que seu trabalho é encontrar e salvar pessoas. Quando já está velha e sente que é hora de partir, ela pensa em todas as boas ações que praticou e acredita que esta tenha sido sua última vida.

... deitado sobre um retalho de sol, percebi que havia passado a minha vida sendo um cachorro bonzinho. (...) Tinha que ser por isso que, quando deixei Ethan, renasci como Ellie - tudo que eu havia feito, tudo que eu havia aprendido, tinha como destino me transformar num cachorro bonzinho. (...) Agora, cumprido o meu propósito, eu tinha certeza de estar no fim, de que não haveria mais renascimento, e isso me deixava em paz.
Pág. 223

Mas ainda havia mais a ser feito...

Em sua 4ª vida, é um labrador preto que após uma longa jornada e depois de acumular experiências e aprendizados das suas vidas anteriores, finalmente descobre o seu propósito.

É uma história leve, com pitadas de humor e muita doçura, que me fez rir e também me emocionou.

Em suas 4 vidas, esse simpático e inocente cãozinho nos diverte com sua graça e ingenuidade, nos dá grandes lições e consegue mostrar que, independente de descobrir ou não o seu propósito em cada vida, não há dúvidas de que o propósito dos cães é ensinar ao ser humano sobre pureza e amor incondicional.

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

13 comentários

  1. Ai que lindo, deu vontade de pegar meu exemplar ue está aqui na estante e ler logo, mas a vez dele está quase chegando!
    Sua resenha foi uma gracinha.
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parece bastante interessante este livro! eu vou comprar! obrigada pela resenha.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece muito lindinho! Adorei!
    Quero ler! Buáaaaa!

    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  4. Que lindo !!!
    Agora eu quero ler ... li Marley e Eu e amei..
    Me deu uma vontade maluca de ter um cachorro !!!

    Vou comprar esse !
    Valeu pela dica!!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu querooooo!!!!
    Tambem sou louca por animais, adorei a resenha, e fiquei com vontade de ler.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Nunca leio esses livros... sempre me fazer chorar, até porque, eu tenho dois cachorros e dois gatos: amo animais!
    Mas parece ser muito bonito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Naty...
    Vc sabe que estou praticamente traumatizada com cães pastores alemães...

    ResponderExcluir
  8. Oi Naty!!!
    Achei a idéia desse livro bastante interessante. Gostei muito da resenha e anotei a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Naty,

    Ameiiiii a resenha, amo livros assim e já estou louca para ler esse.....ha vi suas fotos em Brasilia com a Le....showww adorei....beijokas elis

    ResponderExcluir
  10. Oi Nat e Cláudia,
    Achei a resenha muito boa, mas não me animo a ler histórias sobre animais!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  11. Eu chorei só com a resenha, imagina lendo o livro... Sou totalmente coração mole quando se trata de animais, principalmente cães ^^ Tenho uma conexão especial com eles, hehe...

    Adorei tua resenha, muito fofinha!

    Caroline Mayer {Devaneios da Carol}

    ResponderExcluir
  12. Eu me apaixonei pela capa desse livro. Gente eu comecei a ler lá na Saraiva msm e o segurança me encarando, eu com o livro na mão... kkkkkkkkkk Pena que tive de vir embora... kkkkkkkkk Mas ainda terei um e o lerei...

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha e me deu muita vontade de comprar o livro e ler correndo!!!
    Acho que já já vou fazer isso...rsrsrs
    Bjks
    Lúcia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!