Queda de Gigantes - Ken Follett




Billy se tornou adolescente. No seu mundo ser adolescente é ser adulto. É hora de começar a trabalhar nas minas de carvão, encarar os perigos e enfrentar seus medos. Nessa época o Rei George V é coroado.  Em visita à comunidade de Billy, ele pôde presenciar, o quanto uma explosão nas minas de carvão podem ser catastrófica.

Acompanhamos Billy e parte da comunidade  atra´ves da Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa. Sua irmã, Ethel, criada da aristocracia, é uma mulher imperativa que não se deixa diminuir devido sua condição social. Pelo contrário, quando a guerra entra em erupção, ela tem um papel de suma importância.

Conseguintemente, conhecemos os irmãos russos Peshkov, de origem pobre, mas que ao desenrolar dos acontecimentos acabam fazendo parte do alto escalão do governo russo.

Conhecemos também os galeses aristocrátisos Earl e Maud. Maud, tanto quanto Ethel, terá um papel importante para as conquistas da mulher. Como os direitos das mulheres à ascensão no partido dos trabalhadores. Ela conseguirão fazer a voz feminina ser ouvida no mundo governado apenas por homens.

Ao todo seremos apresentados à cinco famílias distintas. Passearemos desde o início do século XX até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Todos os personagens terão papeis importantes, mesmo que no início pareçam insignificantes.

Queda de gigantes, de Ken Follett (Sextante, 912 páginas, R$ 59,90) é um épico grandioso. É como se estivéssemos fazendo parte da história ao mesmo tempo em que acompanhamos os personagens centrais. É um livro enorme, porém, o tempo passa sem percebermos. Uma característica de Follett: escrever grandes livros com grandes personagens.

Enfado não existe nessa obra.  Pode ler com a certeza de que irá lhe enriquecer. Os personagens são marcantes. É um livro magistral, uma ficção com fatos históricos reais. Alguns cenas são dramáticas, mas outras são divertidas e comoventes. A história cumpre seu papel. Fiquei com gostinho de quero mais, muito mais. Recomendo.

Segundo informações da Sextante, ‘nos outros livros da trilogia "O Século", novas gerações das mesmas famílias testemunham outros grandes episódios da história. O segundo volume, com lançamento previsto para 2012, tem como pano de fundo a Grande Depressão de 1929 e a Segunda Guerra Mundial. No terceiro, a ser publicado em 2014, a trama se passa durante a Guerra Fria’.

P.S.: Na Amazon tem muitos votos de 1 estrela (até estranhei a princípio, porque adorei o livro). Mas, descobri o ‘mistério’: eles venderam a versão Kindle com o mesmo preço do livro impresso. Os usuários revoltados com o absurdo, resolveram protestar dando apenas 1 estrela ao livro. Ou seja, a baixa cotação não é para a obra, é para a editora que estipulou o preço da versão Kindle acima do esperado.

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

6 comentários

  1. Fiquei tentada por mais um livro... Naty, vc acaba com as pessoas...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler mais livros do Ken Follet. Esse já está na minha lista. Li Pilares da Terra (amei) e ansiosa para ler a sequência Mundo sem fim. Os livros são enormes, mas valem a pena :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também achei sacanagem o que a Amazon fez. Mas sem súvidas pela resenha, parece ser um ótimo livro. Vou acrescentar a minha já imensa lista rsrs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. O único problema é esperar 4 anos para o final da trilogia :\
    Ainda bem que, ao menos, parecem um pouco independentes ;D

    ADOREI sua resenha, estou doida pra ler o livro, mas preciso que o preço diminua um pouquinho :X

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. Apenas hoje tomei conhecimento da existência desse livro. Amanhã tenho ele em mãos. Volto para comentar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!