O Projeto Rosie - Graeme Simsion



- Don, posso lhe perguntar uma coisa?
- Uma pergunta.
- Você me acha atraente?
...
- Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.
Pág. 167


Me diverti tanto com esse livro! Do Tillman é uma espécie de Sheldon Cooper da Genética. Meticuloso, controlado, observador, cheio de manias. Ele é bem sucedido, tem um bom emprego, um corpo saudável, mas não sabe o porquê não conseguiu casar. Por isso, resolve começar um novo projeto: Projeto Esposa.

Ele elabora um questionário infalível para descobrir aquela que será sua esposa ideal. Ele só precisa de candidatas para o projeto. E então conhece Rosie, enviada por seu melhor amigo. Logo no primeiro encontro, ele descobre que Rosie foi reprovada em todos os quesitos do Projeto Esposa, mas ele foi compelido a sair mais vez com ela por causa de uma situação. Rosie não sabia quem era seu pai e Don resolveu ajuda-la; ele é geneticista, exames de DNA são fáceis para ele. Projeto Pai entrou em ação.

Rosie vira o mundo de Don ao avesso. Ela é imprudente, bagunceira, fala demais, não segue regras e fuma!!! Ele fica louco ao seu lado, ao mesmo tempo, não consegue ficar longe. E ele precisa fazer uma autoanálise para descobrir o que é isso.

Rosie sabe que Don não pode amar. Ele pesquisa e analisa tudo de forma racional que o amor, com seu sentimentalismo, nunca terá vez. E assim desiste do Projeto Pai e desiste de Don. Ele fica inconformado e, claro, reúne todas as informações que Rosie lhe passou e decide mudar, ser alguém que ela queira como marido. Assim nasce o Projeto Rosie.

Don é tão engraçado, ele vê as pessoas e em vez de pensar se são feias ou bonitas, ele imagina qual a idade da pessoa e seu IMC (índice de massa corpórea). Ele é socialmente inepto, totalmente fora da moda, não chora em filmes românticos, mas tem um coração enorme, ajuda quem precisa e se dedica ao seu melhor em tudo o que faz. Seja como professor de doutorado ou como barman. 

A linguagem é toda baseada em Don, ou seja, o texto é um pouco sério e metódico, já nas partes em que ele está com Rosie são caóticas. Adorei isso. Torci muito por Don e espero que você, que está lendo essa resenha, possa ler O Projeto Rosie, de Graeme Simsion (Record, 320 páginas, R$ 29,90) e torcer por ele, também.

Esse é o primeiro livro de Graeme, que é australiano. Quando a Record enviou esse livro, enviou também uma carta super fofa da editora. Dá um lidinha :)

Clique para ampliar.


OBS: Achei vários errinhos de revisão, uma pena. Os livros da Record geralmente não têm problemas desse tipo.

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.