O Que Aconteceu Com o Adeus - Sarah Dessen



Meu rosto parecia selvagem, perdido e, por um segundo, eu nem me reconheci. Como se a casa estivesse me olhando, e eu fosse uma estranha. Sem casa, sem controle e sem idéia de onde eu estava, apenas sabendo para onde eu poderia estar indo.
Pág. 343

Antes de começar: Sarah Dessen é uma autora que merece ser lida. Seus livros YA são de uma profundidade tamanha... Ela é mestra em descrever sentimentos. É como se ela estivesse ao seu lado, lhe contando a história. Seus livros são super envolventes.

McLean tinha a vida perfeita. A mãe era linda – super popular e rainha do baile, quando jovem – e seu pai havia sido o típico estudante desengonçado, que estava na faculdade graças a uma bolsa de estudos. Dois seres completamente diferentes que juntos eram perfeitos. Dessa união nasceu McLean. Seu pai era dono de restaurante, ela e a mãe se divertiam na ausência dele. Mas então, o teto de vidro trinca e desaba. A mãe estava grávida de gêmeos. Grávida... do amante!!!

O divórcio sai. McLean não quer morar com a mãe. Ela destruiu seu mundo e tem uma nova família todinha dela. McLean decide morar com o pai, que vendeu o restaurante e aceitou ser consultor gastronômico/financeiro de restaurantes com problemas. Assim, eles basicamente passam apenas alguns meses numa cidade, até rumar para outra, para evitar a decadência de outro restaurante.
Meu pai conseguia tomar conta de si mesmo. Eu sabia disso, do mesmo modo que sabia que havia muitas coisas na vida dele que eu não conseguiria consertar, por mais que tentasse. Era provavelmente por isso que eu trabalhava tanto para dar conta de tudo. Arrumar as coisas na casa nova, cuidar dos detalhes, manter o caos que escolhemos o mais organizado possível. Eu não podia consertar o coração partido, ou lhe devolver o amor pelo time. Mas comprar uma torradeira nova, ver se tínhamos sabonete ou papel-toalha suficientes e concordar sobre os picles? Isso dava para eu fazer.
Pág. 33

Sem querer ser a McLean, de pais divorciados, ela resolve que será uma nova menina em cada cidade. Às vezes ela era Eliza, outras vezes Lizbet e até mesmo Beth. Cada vez que muda de cidade, ela não se despede de ninguém, nunca dá adeus. Por isso o título do livro. Mas então, ela e o pai chegam à Lakeview. Lá, conhece Dave e seus amigos e sem saber por que diz seu verdadeiro nome.

Lakeview, Dave e seus amigos são um desafio para ela. Ela evita se enturmar, para não sofrer quando mudar novamente, em algumas semanas. Mas eles são como carrapato. Grudam. Querem amizade. Querem que ela seja parte deles.

A magia de O Que Aconteceu Com o Adeus, de Sarah Dessen (iD, 424 páginas, R$ 43,90), não está no enredo, mas na escrita da autora. A escrita é pura poesia. Você lê, lê e não quer largar o livro, é viciante. Ela consegue prender o leitor, com sua escrita ora simples, ora profunda. Lembrando que o ‘profundo’ é ao estilo YA.

Uma curiosidade: a mãe de McLean é muito amiga da madrasta de Auden, de A Caminho do Verão. Uma delícia ver as histórias se interligarem, mesmo que rapidamente. E é nessa pequena cidade que McLean irá compreender a mãe, verá seu pai (talvez) se apaixonar novamente e relembrará o significado das palavras amizade e lar.
Após todos esses anos durante os quais me senti apenas de passagem, finalmente comecei a sentir-me em casa.
Pág. 322

Recomendo :) 
Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.