A Caminho do Verão - Sarah Dessen



É algo terrível quando alguém deixa você, pavoroso.
Você pode seguir em frente e fazer o melhor possível,
mas, como Eli tinha dito, o fim é um fim.
Não importa quantas páginas de sentenças e parágrafos
de histórias maravilhosas tenham levado até ele:
sempre haverá uma última palavra.
Pág. 297


Auden tem, além do nome, uma família incomum. Seu pai é um sonhador escritor. Sua mãe, maga da literatura, com ph.D.  seu irmão, um aventureiro. Viaja o mundo tentando descobrir sua verdadeira identidade.

Às vésperas de entrar na faculdade, Auden tem apenas um verão para tentar entender algumas coisas e fazer coisas novas. Deixar seu casulo de proteção – que criou quando os pais se divorciaram – e viver. Literalmente viver.

Quando a nova esposa do pai tem um bebê, é a desculpa para ela rumar para a pequena cidade litorânea de Colby e conhecer sua nova irmãzinha. Thisbe.

A única pessoa que você pode ter a certeza de controlar, sempre, é você mesma, o que parece ser muita coisa, mas, ao mesmo tempo, não é suficiente.
Pág. 338

Em  Colby, com a ajuda do enigmático Eli, Auden vai ousar e experimentar coisas com as quais ela nem sonhava, como andar de bicicleta, participar de um baile. Pequenos atos que irão transformar a vida desses dois adolescentes, quase adultos.

Um verão mudou tudo. Bastou apenas um verão para surpreender e sacudir as vidas de Auden e Eli.

Talvez a verdade fosse que não seja fácil ser surpreendente. Pois então todas as coisas seriam. São as coisas pelas quais você luta e contra as quais batalha antes de ganhar que têm o maior valor. Quando algo é difícil de conseguir, você batalha aquele tanto a mais para ter certeza de que é ainda mais difícil – se não impossível – perder.
Pág. 318

Sarah Dessen tem uma escrita limpa. De maneira simples, ela consegue fazer com que as palavras toquem nosso coração. A Caminho do Verão (Editora iD, 416 páginas, R$ 39,90) é como uma lufada de ar fresco, revigorante e prazerosa.

Junto com Auden e Eli vamos aprendendo que as pequenas coisas são importantes e que tudo que nos acontece, seja bom ou ruim, ajuda a moldar nosso futuro.

No fim do livro tem uma playlist, com as músicas que ajudaram a autora a passear de bicicleta junto com Auden. Vale à pena conferir!


Photobucket




PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.