O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han




Resenha by Kitty Gabe:


Preparem os óculos, o protetor e... largue tudo e vá ler esse livro! Para quê ficar toda tostada se você pode relembrar todos os melhores verões da sua vida lendo esse livro?

Simplesmente AMEI!!! Tive uma relação muito próxima com a de Belly. As estações só passavam para poder chegar no verão e ir para a casa de veraneio. Os amigos que só são de lá, as festas, os amores, até aqueles primos mais velhos que agem como fossem seus donos. Tudo está aí e eu ia sorrindo ao ler a história, me identificando em cada passo do caminho.

Belly passa todos os verões da sua vida em Cousins Beach com seu irmão, sua mãe, a amiga de sua mãe, Susannah [uma mãe adotiva, praticamente] e seus dois filhos: Jeremiah e Conrad. Jeremiah é o menino fofo e extrovertido, loirinho com cara de anjo. Conrad é o mais velho da turma, dois anos a mais que ela, moreno, sério, quieto no seu canto com o violão. E desde os dez anos Belly é perdidamente apaixonada por ele.

O livro tem um frescor que apesar de ser uma história de uma adolescente e tal e tal, você fica encantada. Os capítulos, por sinal, são muito bem feitos. As narrativas do presente podem remeter a um caso específico do passado levando o próximo capítulo a mostrar o que aconteceu e indicando a idade de Belly na ocasião. E é a partir dessa linha do tempo através dos verões que a gente vê o desenvolvimento da sua relação de amizade com os dois irmãos, com Susannah e sua luta com o cancêr, até chegar ao presente com Belly prestes a fazer dezesseis, o ano em que ela ficou bonita [por isso o título original, "O verão em que fiquei bonita"].  Sua beleza desabrochou, os meninos prestam atenção nela e esse pode ser, em muitos aspectos, o último verão em que todos passarão juntos em Cousins Beach.
Sob vários aspectos, aquele parecia o último verão. Naquele outono, Conrad ia começar a faculdade. Ele ia estudar na Brown. Talvez não voltasse no verão seguinte. Talvez tivesse algum estágio, ou curso de verão, ou talvez fosse viajar pela Europa com seus novos colegas de quarto. E Jeremiah talvez fosse participar da colônia de férias de futebol americano da qual vivia falando. Muitas coisas podiam acontecer entre agora e depois. Lembrei-me de que eu ia precisar aproveitar aquele verão ao máximo, realmente esgotar tudo que pudesse fazer, caso nunca mais tivesse um igual. Afinal, logo completaria 16 anos. Estava ficando mais velha. As coisas não podiam continuar as mesmas para sempre.
Pág. 107

Só que quando as coisas realmente mudam é que complica. Seu irmão foi embora mais cedo para olhar faculdades, sua mãe e Becks (Susannah) vivem trancadas no quarto, Conrad está mais taciturno e irascível, Jeremiah, seu grande amigo, começa a olhá-la com outros olhos e enquanto isso Belly ganha seu primeiro namoro de verão. Aquele verão poderá ser aquele que mudará todas as suas vidas.

Ai, ai!! Essa trilogia Summer é TDB! Já dei uma olhada rápida nos outros dois e fica cada vez melhor. Mas esse livro é bem fechadinho, tem começo, meio e fim. Quer dizer, só não as três últimas páginas que só vão ser explicadas no segundo. 8) Mas que não influenciam no livro.

Ótima pedida para leitura de verão. Leiam! Leiam! Leiam, O Verão que Mudou Minha Vida, de Jenny Han (Galera Record, 288 páginas, R$ 32,90). Melhor parar por aqui porque o amor foi tanto que posso ficar até amanhã.

Esse livro me lembrou outro que fala de verão que também é perfeito. Vou reler e postar depois!

Trilogia Summer:
1- O Verão que Mudou Minha Vida
2- It's not Summer Without You
3- We'll Always Have Summer

Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.