twitter
RSS

Prelúdio para a morte - Val McDermid

>> terça-feira, 29 de setembro de 2009


"É difícil encontrar palavras que traduzam a proeza magistral que é Prelúdio para a morte, erudito e irresistível, com uma trama formidável que demonstra a compreensão infalivelmente astuta que McDermid possui da psicologia humana, seja na Região dos Lagos da Inglaterra do século XIX, seja num conjunto habitacional do século XXi."
Laura Lippman


Quando a Bertrand Brasil me enviou esse livro, eu achava que era um thriller policial/suspense, mas este livro é uma verdadeira aula de história. História essa que eu resumi em 6 sínteses.

Corre uma lenda urbana em Lake District, que dura mais de 200 anos, de que o famoso responsável pelo motim do Bounty, capitão Fletcher, não teria morrido nas ilhas Pitcairn, e sim simulado o massacre para poder retornar à Inglaterra.

Jane, a personagem principal deste livro, é uma acadêmica especialista no poeta inglês Wordsworth, tem uma teoria: a de que Fletcher ao retornar à Inglaterra procurou seu antigo amigo da escola, Wordsworth, para que esse escrevesse um épico sobre a verdade sobre o motim. E que por ser muito centrado e odiar escândalos, escreveu porém nunca publicou essa obra.

Quando um corpo é encontrado em Lake District, com tatuagens pretas, semelhantes às dos mares do sul, onde se encontram a ilhas Pitcairn, Jane vê que é a sua chance de correr em busca de informações e provar que sua teoria é verdadeira.

Paralelamente a isso, temos a drª River, legista-patologista que está encarregada de descobrir tudo o que puder sobre o cadáver [essa parte é super interessante], temos a vizinha adolescente de Jane, Tenille, que mora com a tia, tem um pai que é traficante e um padrasto que quer estuprá-la, temos também o ex-noivo de Jane, que resolve voltar a vida dela [por pedido da amante] para tentar lucrar com a teoria de Jane, caso ela esteja certa. E ainda temos um assassino à solta. Um maluco matador de idosos.

Este livro é uma novela ricamente tecida para que possamos apreciar a beleza da história e explorar a capacidade humana da busca pela verdade. Como a autora Tess Gerrister [famosa por escrever thrillers] disse: "o livro da Val McDermid é uma combinação irresistível de thriller psicológico contemporâneo com mistério histórico, impregnada com a atmosfera melancólica da Região dos Lagos Inglesa."

As perguntas que ficam martelando na nossa mente desde o primeiro capítulo do livro são: Será o cadáver tatuado, conhecido como pirata do pântano, Fletcher Christian?? Conseguirá Jane provar sua teoria de que o grande poeta Wordsworth escreveu um épico preludial sobre o motim do capitão Fletcher?? E qual o verdadeiro motivo que levou Fletcher a fazer o motim?? E que motivo sinistro foi esse que levou sua família jamais revelar esse segredo? E quem anda assassinando idosos para culpar Jane e não deixá-la conseguir provar sua teoria???

Val McDermid escreveu um livro instigante e impossível de largar.

Recomendo. Recomendo. Recomendo.

Resumo:

Quando chuvas torrenciais de verão revelam um cadáver estranhamente tatuado nas encostas de Lake District, a Região dos Lagos inglesa, uma antiga lenda local ganha uma nova e palpitante vida. Durante séculos, os habitantes locais acreditavam que o lendário Fletcher Christian, líder do motim no Bounty, havia forjado o massacre da Ilha Pitcairn — local de refúgio dos amotinados — para que ele pudesse regressar à Inglaterra. A lenda conta também que, de volta à sua terra natal, Fletcher relatara sua aventura a um velho amigo e antigo colega de escola: o célebre poeta William Wordsworth, que a transformou num grande poema épico. O manuscrito permaneceu oculto durante séculos, uma vez que abrigar um fugitivo era, na época, um crime punido com a forca. Nos dias atuais, Jane Gresham, especialista em Wordsworth e, assim como o poeta, nascida em Lake District, está disposta a descobrir de uma vez por todas se o manuscrito realmente existiu — e se ainda pode ser recuperado. Mas, a cada nova pista revelada, segue-se uma morte misteriosa. Jane se vê então em meio a um mistério de 200 anos, ainda capaz de fazer vítimas. Na idílica paisagem da Região dos Lagos, desenrola-se um enigma de vida ou morte... cuja solução vale uma recompensa estimada em milhões.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL