Um Acordo Pecaminoso- Lisa Kleypas


Olá, pessoal!

Hoje venho trazer mais uma resenha de romance de época, um livro muito aguardado por mim. Um Acordo Pecaminoso (Ed. Arqueiro, 2018, 291 p.) da autora Lisa Kleypas, terceiro livro da série Os Ravenels.

"Desesperada e frustrada, Pandora tentou pensar na pior palavra que conhecia - Bosta. No instante seguinte, gelou ao ouvir um homem pigarrear. Seria um criado? Um jardineiro? Por favor, querido Deus, por favor, que não seja um dos convidados."



Em Um Acordo Pecaminoso vamos acompanhar a história de Pandora Ravenels, uma das gêmeas da família. Pandora está longe de ser a típica dama da sociedade, na verdade, ela é o oposto do que uma dama refinada deve ser, ela é estabanada, desajeitada, de língua afiada e não gosta de seguir os padrões impostos pela sociedade, seu sonho é ser independente, ser dona de si mesma e ter sua própria empresa de jogos.

Pandora não esconde de ninguém seu desânimo em participar da temporada de bailes, não quando deveria estar focada na construção do seu jogo de tabuleiro, não quando conseguir um pretendente está fora de seus planos de vida. Mas então durante um baile onde Pandora está mais entediada do que nunca as coisas mudam completamente.

Gabriel St. Vincent é um homem jovem de muita beleza, riqueza, e inteligência. É considerado um libertino, que por sinal, tem um caso com uma mulher casada. E Gabriel esbarra em Pandora no jardim numa posição que um cavalheiro dificilmente encontra uma dama. Pandora nunca será considerada uma donzela em perigo, mas naquele momento ela precisava muito de ajuda e aconteceu de ser Gabriel a estar ali para salvá-la de um constrangimento e tanto.



O problema é que os dois foram pegos sozinhos no jardim e isso não era visto com bons olhos pela sociedade naquela época. Apesar de tudo não passar de um mal-entendido, seria um escândalo e Pandora estaria arruinada para futuros pretendentes se Gabriel não casasse com ela, o que não era nenhum problema para a jovem Pandora, já que casar não estava em seus planos. Porém, como um homem honrado, Gabriel propõe casamento a ela. Mas, imagina a reação do nosso mocinho que é considerado um excelente pretendente pra qualquer moça em idade para casar, quando Pandora não aceita o pedido de casamento. É após esse momento que as coisas começam a desenrolar entre eles, as famílias de ambos ficam sabendo do acontecido e como uma simples ajuda de Pandora a uma amiga foi parar em um possível escândalo ou casamento.

"Gabriel nunca esperara ter um casamento como o dos pais - poucas pessoas na terra tinham-, mas gostaria, no mínimo, de se casar com uma mulher respeitável e capaz, que tomasse conta da casa com eficiência e criasse filhos bem-comportados. Em vez disso, ao que parecia, estava prestes a se casar com um espírito da floresta. Com uma mente original. Gabriel não conseguia nem começar a imaginar as consequências desse casamento para as propriedades da família, para os arrendatários e criados. Isso sem falar dos futuros filhos. Deus, Pandora não teria a menor ideia de como criá-los."



Sabe, de todos os livros dessa série anunciados, tirando o segundo Uma Noiva Para Winterborne (com resenha aqui) que fiquei enlouquecida pra ler, o livro da Pandora era o que eu mais esperava, quem já leu os livros anteriores sabe que Pandora é uma jovem diferente, de espírito livre e selvagem, e eu fiquei mais do que curiosa pra conhecer mais dessa personagem tão distinta que me chamou a atenção desde o primeiro livro. No entanto, mais uma vez, Lisa Kleypas fez algo que não gosto, transformou a Pandora que parecia toda forte nos livros anteriores em uma personagem com uns mimimis que não combinava com ela, e se não fosse por Gabriel a leitura não teria sido tão boa.

Pandora tem muitas qualidades que foram pouco exploradas, infelizmente as minhas expectativas quanto a ela não foram totalmente alcançadas, eu esperava bem mais da nossa protagonista, mas a autora focou praticamente todas as forças de Pandora no jogo de tabuleiro que a mesma estava criando, e o maior empecilho para Pandora aceitar casar era por causa do jogo, não vou entrar em detalhes sobre isso, mas foi o que mais me incomodou no livro todo. Apesar disso, preciso falar que Pandora é persistente, ela foi até o fim no que acreditava, a história de vida dela me surpreendeu também, há um motivo por trás que faz ela ser como é, e tem cenas lindas com Gabriel a ajudando com isso.

"- Você me fascina, Pandora. Cada molécula do seu corpo. Na noite em que nos conhecemos, você me atingiu como um choque elétrico."

Os mimimis da Pandora me irritaram um pouco, sem dúvida, mas Gabriel fez a leitura ser muito gratificante. O que me parece é que apesar da série Os Ravenels ser sobre as mocinhas, a autora conseguiu fazer os mocinhos brilharem muito mais na trama. Eu fiquei completamente apaixonada pelo Gabriel, com a forma que ele tratava a Pandora e respeitava a pessoa que ela era, e mostrava o quanto estava disposto a abrir mão de certas coisas como marido dela (que era inadmissível na época) apenas para que ela se sentisse realizada ao mesmo tempo que fosse feliz no casamento. E isso foi o que mais me deixou encantada por esse personagem, Gabriel era incrível, e eu não tenho nenhum comentário negativo para falar sobre ele.

Gabriel e Pandora formaram um lindo casal, divertido, espirituoso e sensual. As cenas com eles dois eram maravilhosas e eu sempre voltava pra reler um diálogo e outro entre eles. Se Pandora foi chata, Gabriel foi a pessoa mais compreensível, quase um santo.
Quando Pandora colocava mil motivos para mostrar que o casamento entre eles não iria funcionar, Gabriel mostrava o quanto ele podia ser paciente e fazer tudo funcionar por ela, para fazê-la feliz e amá-la com todo o coração.

"— Você é tão linda… tão preciosa para mim… Não estou lhe pedindo sua rendição. Estou lhe oferecendo a minha. Tem que ser você, Pandora… apenas você… pelo resto da minha vida. Case-se comigo… Diga que vai se casar comigo."



A edição segue o mesmo padrão das anteriores, as páginas são amareladas, a fonte e o espaçamento entre linhas é agradável para leitura, o único ponto negativo apenas por questão de estética é os capítulos não começarem numa página diferente, eles começam logo após o final do capítulo anterior. A capa é linda, e a escrita da Lisa Kleypas é um dos pontos altos do livro, a narrativa em terceira pessoa é instigante, simples e fluida.

Um Acordo Pecaminoso é uma leitura divertida, apaixonante e empolgante, mas que também traz boas reflexões sobre como a mulher era vista pela sociedade e qual era seu papel como mulher naquela época. E mesmo que eu não tenha gostando de certas coisas e de achar que a autora poderia ter trabalhado melhor alguns pontos, não posso deixar de recomendar, é um livro pra devorar e pedir mais.

“Uma mulher sempre nos surpreende com o que é capaz. Você pode passar a vida inteira tentando descobrir o que a empolga, o que a interessa, mas nunca vai conseguir saber tudo. Há sempre mais. Toda mulher é um mistério, não para se compreender, mas para se apreciar.”

Bejinhos e até a próxima!


Classificação: 4 estrelas ★★★★













PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.