[DORAMAS] Curiosidades que encontramos nos doramas


Oi Gente! Depois de falar um pouco sobre o que é os doramas e onde você pode assistir (se ainda não viu, não deixe de clicar aqui e ler). Hoje vamos falar mais um pouco sobre esse universo. Selecionei algumas curiosidades, que acredito que são as mais comuns nos dramas e também diferentes do que vemos nas séries ocidentais. 

1. Mocinhos que geralmente serão CEOs arrogantes e charmosos, os badboys da escola, cozinheiros, vampiros, fantasmas, seres místicos... Todos lindos (inclusive os vilões) e que nos fazem suspirar. E as mocinhas. em sua maioria, são meigas, carismáticas, desastradas, inocentes. São pobres, sofredoras e ao mesmo tempo batalhadoras. Isso não é em 100% dos dramas, mas são características em boa parte dos dramas.

2. Eles estão sempre comendo de verdade nos doramas! Não é como o fake das novelas brasileiras. Já morri de vontade de provar um kimchi, um kimbap, um ddeokbokki e até mesmo aqueles lámen instantâneo (o tão conhecido Miojo aqui, se tornou um item fixo na minha lista de compras!haha)

Dorama Let's eat

3. Eles são intensos e expressivos! Então pode parecer estranho no inicio, mas não se assustem. Na raiva, no amor e na dor. Se eles estão com raiva gritam, batem, esperneiam. E se estão contente fazem isso também. Quando se descobrem apaixonados, amam de verdade, amam com tudo que tem. Fazem tudo pelo seu amado e tem cada declaração de nos fazer derreter. E quando sofrem, sofrem mesmo. É uma sofrência digna de ouvir meu conterrâneo Pablo, Adele ou Sam Smith. Você sofre junto com eles, sério!

Dorama The Heirs- Lee Min Ho maravilhoso

4. Os vilões são bem ruins mesmo! Estilo Soraýa da novela mexicana e ainda pior. E em muitas vezes são os próprios pais do mocinho ou da mocinha esses antagonistas. Geralmente nas famílias ricas. Tem cada mãe que ganha da Nazaré Tedesco, da Carminha (a mãe de jun Pyo de Boys Over Flowers então.) Nos doramas a cnea clichê de ofercer pacote de dinheiro para fazer o par romântico desistir do mocinho ou mocinha acontecia muito nos dramas mais antigos. Detalhe: Também tem vilão, assassino, psicopata que as vezes é ainda mais bonito que o protagonista. Eu sofro com essa relação de amor e ódio.

6. Ainda é muito comum na Coreia do Sul encontros arranjados pelos pais e até casamentos por conveniência, principalmente me famílias ricas. Por isso você poderá ver em muitos doramas os protagonistas passando por esse tipo de situação. Quando eu comecei a ver doramas, não sabia disso e a primeira vez que vi uma cena dessas fiquei bem surpresa e achei até engraçado. Mas quando descobri que era real esse costume, fiquei chocada.

5. Os relacionamentos nos doramas se desenvolvem bem lentamente. Não tem nada de sexual nos dramas e o primeiro beijo é importantíssimo. Quando acontece é porque já estão apaixonados mesmo. E mais, em muito dramas, principalmente os mais antigos (de 2015 para trás) os beijos não passavam de selinhos colados durante vários segundos e pasme: você vai achar isso lindo, mais romântico impossível.


Dorama It's okay that's love

6. A sociedade coreana é extremamente machista e patriarcal e a família é muito importante e sempre tratada como prioridade. Mesmo quando discordam de seus pais, os mocinhos ainda sim respeitam suas decisões e em algumas vezes acatam elas, mesmo já sendo adultos e até CEOs bem sucedidos. Apesar de estar mudando gradualmente, o machismo ainda é muito forte mesmo nos doramas. E o respeito aos mais velhos é algo quase que sagrado, mesmo que seja alguém que você não conheça.

7. Ainda falando sobre a cultura e o respeito, nos dramas você verá muito o uso de honoríficos*. Se uma pessoa não te deu liberdade para falar informalmente com ela, se você não a conhece intimamente, se ela é mais velha que você, existem regras na comunicação que não devem ser quebradas, para que haja um relacionamento respeitoso. Farei uma postagem apenas para mostrar o uso desses honoríficos

*Termos usados para se dirigir respeitosamente a uma pessoa. ex: Ahjumma: mulheres mais velhas geralmente nos acima de seus 35-50 anos.






Espero que essas peculiaridades que encontrarão em muitos dramas, te ajudei a situar melhor ao assistir e assim o choque de cultura seja menor. Sobrando mais espaço para você se apaixonar e viciar nessa maravilha chamada dorama!













PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.