[DORAMAS] Um vício que veio do outro lado do mundo!



Oi gente! Há uns dois anos eu fiz uma postagem aqui no blog, onde eu falei sobre um novo vicio que eu tinha na época, que eram os doramas e desde então, cada vez mais eles se tornaram conhecidos por muita gente aqui nas terras brasilianas, então resolvi resgatar esse post, com uma repaginada e falar mais um pouco sobre os doramas para quem ainda não conhece, para quem começou a pouco tempo a se aventurar nesse universo e claro, abrir um espaço para quem já dorameira(o) ha muito tempo, antes dessa onda doramática se tornar tão popular!

Ah! E já que eles se tornaram uma parte importante da minha vida, assim como os livros, nessa nova fase do blog criamos um cantinho fixo e especial, onde juntamente com a Lisse, a nova integrante da família, traremos nossas impressões sobre os doramas que estamos assistindo, resenhas, novidades, indicações, onde assistir... Espero que nos acompanhem e gostem! 

Então vamos começar pelo começo: O que são doramas?

Dramas – ou doramas, como eu e a maioria chama – são séries de televisão orientais, assim como existem as série ocidentais: americanas, espanholas, mexicanas... E o termo dorama em gerla engloba todas as nacionalidades asiáticas, sejam japonesas (j-drama), coreanas (k-drama), taiwanesas (tw-drama), tailandesas (thai-drama), ou chinesas (c-drama). 

Os doramas duram em média de 16 a 32 episódios de 30 a 60 minutos, cada. Isso realmente é uma média, porque também existem minidramas com apenas 3,5 ou 10 episódios, como dramas ate com 60, isso acontece mais com os dramas chineses. 

Uma grande diferença dessas séries e as séries ocidentais é que muito raramente elas possuem mais do que uma temporada. Toda a sua história (início, meio e final) é contada em apenas uma. 


Eu comecei a ver doramas em outubro de 2015, nas minhas férias. Porque durante todo o ano, uma colega do trabalho me falava de um tal de Lee Min Ho e do mundo dos doramas, e além dela, três amigas blogueiras (Fabi, Lili e Mayara) ficavam num grupo do whats que faço parte, rasgando seda sobre os doramas ( e eu nem sabia que bicho era esse) que estavam vendo. Então ao ter um tempo livre resolvi me aventurar e não deu outra: vicio confirmado! Confesso que nunca tinha me interessado por nada oriental assim, seja sobre a cultura, ou as pessoas de lá. A não ser os desenhos passados na tv: Dragonball, Sakura, Pokemon e Digimon... Hahaha

E hoje quase um pouco mais de três anos depois me sinto uma felizarda por ter conhecido os dramas. Conheci pessoas maravilhosas por causa deles, ampliei meu conhecimento sobre outras culturas. Os dramas ja foram meu passatempo, minha diversão, válvula de escape e tambem salvação em diversos momentos. 

Hoje meu objetivo é fazer você conhecer um pouquinho sobre esse mundo, porque nesse post inicia, não é nem um terço do que tenho para mostrar. E aguçar sua curiosidade sobre essas novelas asiáticas. É difícil explicar o quanto essas minisséries nos conquistam e nos prendem. Eles são bem românticos, tem muito drama e paixão para dar e vender. Mas também temos doramas de vários gêneros: ação, fantasia, ou seja para todos os gostos.


E onde você pode assistir?

*Rakuten Viki - Um site (que também possuem app para os dispositivos móveis) que exibe doramas. No Viki também existem as contas premium (três tipos de níveis), mas você consegue assistir vários doramas inteiros com a conta gratuita, a diferença é que possui comercial, então requer um pouco de sua paciência e tempo.

*Netflix (Salve ó poderosa Netflix) possui vários doramas e muita gente não sabe (ou não sabia) disso. Inclusive cada vez mais está investindo em doramas exclusivos lançados pela plataforma: Sunshine, Man to man, Odisseia Coreana. E alguns doramas muito bons e populares estão por lá, como: Hello, My twenties, Oh my ghost, Strong Woman e Noble, my love. Basta colocar na pesquisa dramas asiáticos.

*E por fim, existem vários grupos de dorameiras e sites que traduzem e disponibilizam doramas, os fansubs. Você só precisa se cadastrar e pode baixar os episodios dos doramas lá cadastrados ou assistir on-line tambem. Tmabém farei uma postagem com os grupose fansubs que mais gosto e que merecem créditos.

Nota: não posso deixar de falar do Dramafever, talvez o site que era mais popular entre as dorameiras e que de forma inesperada por todos, encerrou seus trabalhos em 2018. Nos deixando órfãs de doramas muito bons que haviam em seu catálogo. Foi um dia/noite de sombras e trevas no mundo doramático. O site pertencia ao grupo da Warner Bross, que divulgou que ainda em 2019 irá lançar uma nova plataforma estreaming gerenciada pela HBO, então acreditamos que os dramas farão parte de sua programação, assim como hoje faz a Netflix.

Bom, essas foram as dicas inciais que acredito que sejam importantes você saber ao começar a sua entrada no mundo dos dramas. Espero que tenham gostado e que se disprendam de preconceitos e aventurem a conhecer os doramas, nem que seja apenas para ter sua própria opinião sobre eles. Dúvidas e curiosidades é só deixar aqui nos comentários!




Aproveitando para dizer que tenho uma conta no Instagram só para falar sobre doramas e o universo asiático, então quem quiser nos siga lá: @praquemgostadedoramas

Bjs















RSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.