Olá pessoas! Tudo bem com vocês?
A resenha de hoje é sobre um livro diferente. Não sei se o classifico como auto-ajuda ou não, só sei que ele é para pessoas que tem uma rotina de trabalho/estudo intensa e que tem 'n' funções em seus determinados departamentos.
O livro é dividido em seções. E o mais interessante é que na primeira delas, o autor faz um trabalho com o leitor de reconhecimento de quem você é e o que você está fazendo no seu trabalho. Onde mora o problema que te deixa pressionado. Nem sempre o chefe é o vilão protagonista, (não estou dizendo que todos sejam assim) sabia que você também pode ser o principal vilão da sua rotina? Lendo esse livro, eu notei que em determinado momento da minha vida eu já sabotei minha rotina e me sobrecarreguei a ponto de chegar a um estado pré-depressivo.
Todos conhecemos exemplos nos outros, se não em nós mesmos, de situações nas quais a vida se tornou uma luta pela sobrevivência.
Segundo Bruce, há quatro pontos-chaves para reconhecer o caminho do estresse e são eles: o desafio, a pressão, o estresse e a angústia. Esse último é quando todos os problemas já se agravaram, tornaram-se crônicos, duradouros e debilitantes. É muito comum nesse estágio a depressão, problemas cardíacos graves, entre outras complicações. É importante reconhecer o seu estado antes de a pressão tornar um problema com o qual não consiga lidar sozinho, como também fazer pequenas mudanças assim que os sinais de alerta aparecer.
Depois ele te propõe fazer uma análise de uma situação na qual não está usando seu tempo da forma mais produtiva possível. E te mostra como você pode conversar com os outros para reduzir as exigências excessivas que enfrenta e atuar naquilo que é viável, de fato. E como é bom desenvolvermos técnicas de enfrentamento, para que possamos nos questionar se estamos fazendo melhor uso das oportunidades, pessoas, estímulos, que irão te garantir passar a semana satisfeitos e saudáveis tanto dentro quanto fora do trabalho. E se a coisa ficar excessiva, faça uma pausa, respire, observe, desacelere.
Usar táticas significa fazer o que se pode com o que se tem. - Saul Alinsky
Aprenda a redirecionar os relacionamentos que não estão funcionando. As relações pessoais querendo ou não, interferem nas profissionais, temos que aprender a lidar com as nossas histórias e a dos outros, saber se colocar no lugar do outro e tentarem resolver problemas juntos. Essa é aquela parte que a gente analisa todas as nossas relações, seja elas de amizade, amorosa, etc. Se haver problemas em qualquer uma delas, acredite, todas serão afetadas. É como um prédio, se começar a dar problema no alicerce, toda a estrutura ficará suscetível a desmoronar.
Na última seção do livro, Bruce nos ensina a fazer um planejamento mês a mês, indo de Janeiro a Dezembro, passando por todos os estágios para evitar o estresse e ter uma vida mais saudável. Esse é um tipo de livro que as minhas impressões podem ser completamente diferentes das suas, visto que cada um sabe das suas necessidades de mudar, o por quê, como e onde mudar. Um livro por si só não faz milagres, e se você sentir depois de ler que de fato, precisa de ajuda. No fim do livro, há indicações de grupos de apoio (presencial ou online) para controle do estresse, ansiedade e afins do gênero.
Por hoje é isso, espero que tenham gostado da resenha. E lembrem-se: A ajuda só é bem-vinda à quem quer ser ajudado.
Ah e no #aniversariodomenina da vez, tal que rever como foi minha primeira coluna aqui no blog: Livros que se tornam filmes
Um beijo enorme para vocês e até a próxima!