Surpresa do Além - Charlaine Harris




"Com uma sensação cada vez maior de medo, 
direcionei o facho da lanterna para a sepultura.
Havia outro corpo lá dentro."
Pág. 112



Acho que por ter me acostumado com essa narrativa, da Charlaine Harris, ao ler Visão do Além, esse segundo volume pareceu bem melhor que o primeiro. Se estiver esperando um livro hot – como a outra série da autora, Sookie Stackhouse - pode esquecer, Surpresa do Além (Lua de Papel, 255 páginas, R$ 29,90) não tem nenhum traço de romance, nem uma pequena cena, como aconteceu no volume anterior.

Aqui, os personagens continuam sua vida como ‘investigadores’ de entidades mortas. Se não conhece a série, vale a pena ler AQUI e se inteirar. Harper Connelly foi atingida por um raio e ao invés de morrer ganhou um dom: ela consegue achar e descobrir como a vítima morreu, consegue visualizar seus últimos segundos de vida. Ela e seu ‘irmão’ Tolliver fizeram desse dom uma forma de ganhar dinheiro e, assim, eles correm os Estados Unidos a serviço de algum parente ou empresa que queira descobrir como o ente ou empregado morreu.

Em Visão do Além, ela havia sido contratada para encontrar o corpo de uma garotinha de 11 anos que estava desaparecida, Tabitha Morgenstern. E pela única vez ela não foi capaz de achar o corpo. Saiu de Nashville devastada. Dezoito meses depois, é contratada por um professor universitário para fazer uma demonstração num curso paranormal. A cidade da vez é Memphis. O que ela não imaginava é que iria encontrar o corpo de Tabitha enterrada num cemitério secular da universidade local. Logo após, o corpo do professor que a contratou também foi encontrado no mesmo túmulo.

Alguma coisa estava errada. Alguém queria que ela descobrisse o corpo. Ela precisava descobrir quem e o porquê. Correndo contra o tempo, Harper e Tolliver precisam desvendar o mistério antes que eles sejam culpados pelo crime ou pior, sejam as próximas vítimas.

Sempre digo que essa série lembra muito Ghost Whisperer. Apesar de não ter romance, tem mais ação, drama. Ficamos conhecendo um pouco mais do passado dos personagens e Harper finalmente se pergunta: vale a pena ganhar dinheiro passando por cima do sofrimento dos clientes? Outra mudança fica por conta da relação esquisita entre Harper e Tolliver. Antes, ela o apresentava como seu irmão, depois meio irmão e finalmente ela anda dizendo que ele é apenas seu melhor amigo. Será que vamos ver um romance quase incestuoso entre eles? Só para relembrar:  a mãe de Harper era casada com o pai de Tolliver, apesar de não serem irmãos, foram criados como tal.

Fiquei pensando se teria coragem de ter um bebê e isso não me pareceu muito provável. Teria que confiar completamente em meu parceiro para poder trazer uma criança ao mundo, a única pessoa na qual eu confiava assim era o meu irmão Tolliver.
E a coisa mais estranha aconteceu quando tive aquele pensamento. O mundo pareceu congelar por um minuto.
Era como se alguém tivesse ligado um enorme interruptor na minha cabeça.
Pág. 190

 
Outro assunto que Charlaine explorou bastante foi a religião e a questão da fé. Além de discutir sobre a crença em fenômenos paranormais e charlatões - que dizem falarem com mortos, prever futuro -, ela aborda a religião judaica e o antissemitismo. Uma coisa bem legal, que ela cita, é a organização de sobreviventes que foram atingidos por raios. Pois é, eles existem, apesar de serem raros.

Curiosidade: a margem do livro não é justificada, como estamos acostumados. É alinhada à esquerda. Será que a Lua de Papel está seguindo um padrão, talvez, do original? Fiquei curiosa, pois isso não é comum nos livros editados no Brasil.
 
Super recomendo!

Série Harper Connelly Mysteries
1 - Visão do Além
2 - Surpresa do Além
3 - Um Frio do Além (não publicado)
4 - O Segredo do Além (não publicado)

 Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.