A Mecânica do Coração - Mathias Malzieu




Em uma série de referências culturais, de Pinóquio ao Mágico de Oz, 
este picaresco caleidoscópico vai encantar adultos e jovens, igualmente.
Publishers Weekly



Resenha by Tracy Anny: 


A Mecânica do Coração, de Mathias Malzieu (Galera Record, 192 páginas, R$ 32,90), é um livro lindo, fofo e super gostoso de ler! Não têm como a gente não se apaixonar pelo Little Jack e seu coração de relógio.

O pequeno Jack veio ao mundo pelas mãos da parteira Madeleine, que é tida como "bruxa", já que ajudava as pessoas "consertando" alguns problemas, como a falta de uma perna ou um coração congelado.

Jack nasceu no dia mais frio do mundo, quando sua frágil mãe foi procurar a "doutora" Madeleine para fazer o parto. Madeleine ficou chocada que o garotinho tivesse o coraçãozinho congelado e tentou ajudá-lo.

-  Você terá um bom coração com esse relógio! E ele combina muito bem com sua cabeça de pássaro - disse Madeleine, dirigindo-se a mim.
 Pág. 14

Nosso pequeno Jack vai crescendo ao lado de Madeleine e seus amigos – já que sua mãe o havia abandonado após o parto. Eles formam uma família bem inusitada.

Com uma narrativa cheia de comparativos, esse livro é quase um poema dark. Não é uma história feliz. O autor retrata muito bem o bullying e o pré-conceito da época - que infelizmente vemos até hoje.

Jack é uma criança diferente, que tem que aprender a crescer e a correr atrás do que quer muito cedo e contra sua vontade. Junto com ele, aprendemos que existem muitas formas de se enxergar a vida e que não é uma falha física que vai nos impedir de sermos felizes.

As armadilhas da vida e a forma ingênua como Jack o amor. A maneira como ele se apaixona, por Acacia, e como corre atrás desse amor – ele atravessa metade da Europa atrás dela. Junto com ele, também, vemos a beleza do início de uma grande amizade e descobrimos que, durante a caminhada da vida, podemos tropeçar, mas os verdadeiros amigos estenderão a mão para que possamos em frente.

- Para aumentar minhas estatísticas de confiança, vou lhe dar a chave do meu coração. Não pode arrancá-lo, mas pode fazer o que quiser com ele, exatamente quando quiser. Apesar de tudo, você é a chave que me abre plenamente.  
Pág.  117

Mais uma vez eu digo - e não me canso! -,  esse livro é lindo e dá vontade de fazer todo mundo ler e se apaixonar tanto quanto eu!

Assistam ao vídeo, é encantador :D


Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.