A Filha da Minha Melhor Amiga - Dorothy Koomson





A Filha da Minha Melhor Amiga, de  Dorothy Koomson (ARX, 383 páginas, R$ 46,90). 


Resenha by Cláudia Vasconcelos: 

No dia do seu aniversário, Kamryn recebe uma notícia inesperada: sua amiga Adele está morrendo. As duas não se viam há 2 anos, por conta de uma traição. No passado, Adele teve um caso com Nate, que na época era noivo de Kam, e ficou grávida de Tegan.

Mas a partir do reencontro das duas amigas, no hospital, tudo começa a tomar um novo rumo. Adele quer que a amiga adote sua filha, que está vivendo temporariamente com o avô, depois da sua morte. Logo Kamryn que jamais desejou ter filhos! Quando Kam vai atrás da menina, que por acaso é sua afilhada, e se dá conta dos maus tratos que ela vem sofrendo, sem pensar duas vezes a leva embora.

Com a morte de Del, Kamryn inicia o processo de adoção. Além de sofrer pela perda da amiga, ela também carrega a culpa de não ter dado à Adele a chance de se explicar antes de morrer, e de perdoá-la pelos erros do passado.

Se eu tivesse sabido, poderia ter-lhe dito adeus apropriadamente. Poderia tê-la beijado e abraçado. Poderia ter-lhe dito quanto a amava. Eu não havia dito aquilo, havia? Nem uma vez sequer, ao longo dos nove dias anteriores eu disse que a amava. E não disse que a perdoava. Eu a perdoei? Não sei. Não quis falar sobre o passado, eu sei, mas eu a perdoei? Mesmo que não tenha perdoado, deveria ter dito que sim? Não deveria tê-la deixado em paz em relação àquilo também?
Pág. 79

Além disso, ela precisa procurar Nate, o pai da garota e seu ex-noivo, para que ele abra mão dos direitos legais de paternidade e assim ela possa adotar Tegan.

As dificuldades que Kam enfrenta num processo de adoção interracial, somadas às mudanças em sua rotina e tentativas de readaptar sua vida à chegada dessa criança que agora a tem como sua nova mãe, levam o leitor a pensar em três coisas fundamentais que são tratadas no livro: amor, perdão e amizade.

Com a ajuda de Luke, Kamryn e Tegan vão se conhecendo, criando laços, e construindo uma linda família que surge não pelos laços de sangue, mas por amor.


Photobucket


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

11 comentários

  1. Ai...Acho lindo esse livro,dei ele de presente no amigo secreto do ARFortaleza,mas antes não pude deixar de ler...kkkk
    Amei e chorei horrores...

    ResponderExcluir
  2. Parece uma história linda!
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo ! Esse livro é meu número rsrsrs Adorei :-)

    ResponderExcluir
  4. Vi esse livro na Livraria Cultura outro dia e até peguei pra ler a sinopse. Achei interessante, mas como nunca vi nenhuma amiga minha falar dele fiquei com medo de comprar e me frustrar depois.
    Agora lendoa resenha acho que deveria ter comprado rsrs
    Ando sentindo falta de ler histórias da vida real, tô um pouco cansada de tanta fantasia nos livros que estou lendo.

    Obrigada pela dica Nat!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  5. Eu amo este livro! Agora mesmo lendo esta pequena parte que você postou me deixou emocionada novamente.

    Só tenho a dizer que este livro é inesquecível e que passamos a valorizar mais as pessoas que amamos, principalmente os amigos, mesmo com todos os seus defeitos.

    Indico para todas! Sou louca para ler outros livros desta autora, mas é uma pena que só este foi publicado no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Ahh, já tinha lido a sinopse deste livro e imaginei que a estória fosse realmente linda e uma lição.
    Pretendo ler com toda certeza.
    Ótima dica!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Este livro é lindo! Uma lição de aprender a perdoar e que crianças são inocentes e não devem pagar pelos erros dos adultos. Mega recomendado.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto esse livro, mas pela sinopse já me chamou a atenção, parece ser um livro bem interessante e que tem boas reflexões. A capa não é das melhores, mas você elogiou bastante e eu acabei ficando com vontade... mas pelo jeito, os personagens passam mal bocados nesse livro, hein?
    Beijos,
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  9. A história do livro é realmente linda!

    Muitas vezes me coloquei no lugar de Kam e me perguntei se faria o mesmo, ainda mais com todo o histórico de Adele e Nat.

    Questiono-me se o mais importante no livro foi Adele ter pedido perdão ou Kam perdoar.
    Adele, ao fazer o pedido a Kam para que esta criasse Tegan, mostrou que apesar de tudo, acreditava na amiga, acreditava que o que elas viveram realmente foi uma amizade verdadeira, foi importante. E Kam ao perdoar Adele intensificou essa crença, mostrou que ainda existia algo imporante daquela amizade. Sem falar que Kam, ao perdoar Adele, "cresceu".

    Mas... Como sou dramática por natureza, senti falta de um pouco mais de drama, senti falta de mais detalhes da amizade entre Adele e Kam.

    :)

    ;Lili

    ResponderExcluir
  10. A história parece muito bonita!
    Vou anotar a dica!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!