Entrevista - Clare Dowling




“Dowling tem um dom todo especial para romances femininos leves e bem-humorados. Seu texto é irresistível, seus personagens são engraçados e seu estilo é como o de Marian Keyes... Incrivelmente divertido.”
Sunday Tribune


Clare Dowling nasceu em Kilkenny, na Irlanda, em 1968. Trabalhou em teatro, cinema e rádio. É roteirista da Fair City, novela de maior audiência da televisão irlandesa, e seus romances e livros infantis obtêm igual sucesso. Clare mora em Dublin, é casada e tem dois filhos.

Sua estreia no Brasil se deu com o lançamento de O divórcio dos meus sonhos, publicado pela Editora Bertrand Brasil. O livro trata, entre outras coisas, sobre o conturbado e divertido divórcio de Jackie Ball. A história é uma delícia, eu adorei. 

Você pode conferir a resenha aqui.

Clare, super simpática, concedeu uma entrevista ao blog. \o/

---

[Blog] Você trabalhou em teatro, cinema e rádio. Escreveu peças, curtas-metragens e histórias infantis. Como se deu transição para a comédia romântica?

[Clare] Sobre o que quer que escreva, o mais importante é contar uma história, criar personagens importantes, e torcer que isso faça o leitor se importar com o que acontece com eles. O maior desafio para mim foi a natureza solitária de escrever livros. Eu sempre trabalhei com pessoas, então ficar em casa sozinha durante nove meses, para escrever, foi algo novo para mim. Eu virei amiga do carteiro!

[Blog] No livro O divórcio dos meus sonhos, Dan e Henry são completamente diferentes. Torcemos a todo instante por Dan e no fim, simplesmente não conseguimos ficar com raiva de você pelo final inesperado. Como conseguiu dar a volta na história e ainda nos convencer a aceitar Henry?

[Clare] Eu amo Henry! Eu tento mostrar que ele é um pouco equivocado - o seu coração está no lugar certo, mas ele continua errando em sua vida amorosa. Para mim, Henry me ganha porque ele é um romântico, ele ama verdadeiramente Jackie, enquanto que Dan é auto-centrado e definitivamente não é romântico. Henry pensa com seu coração, mas Dan pensa com sua cabeça.

[Blog] Lembro que numa cena, hilária, de ataque de ciúmes, Dan diz: “- Ele não merece se divorciar. É bom demais para ele. Tinha que ser pendurado pelos testículos durante uma semana! Ou castrado, algo assim. Olha, pendurá-lo pelos testículos talvez isso funcionasse.” De onde surgiu essa idéia?

[Clare] Dan é uma pessoa muito competitiva, e também um pouco infantil. Quando se trata de Henry, seu ciúme é enorme e, então, ele começa a pensar em maneiras de fazer Henry sofrer - os homens são muito fixados em suas partes!

[Blog] Jackie e Lech são únicos, a própria metáfora do dito popular os opostos se atraem. Se baseou em amigos para construir esses personagens?

[Clare] Eu nunca escrevo sobre meus amigos, porque se eu fizesse não sobrariam muitos amigos! Como uma escritora, eu pego as coisas do meu dia a dia, estou sempre interessada em saber como as pessoas agem em diferentes situações, mas Jackie e Lech são de minha imaginação. A criação de personagens me leva um longo tempo - às vezes tenho várias falsas partidas antes de encontrar suas vozes. Jackie e Lech veio muito rapidamente. Tornei-me muito afeiçoada a eles, desde cedo.

[Blog] Seus livros partem de situações complicadas como divórcio, traição, infertilidade. Você deu todo um colorido especial às histórias deixando-as leves, engraçadas e divertidas para ler. Qual o conselho que você daria para as mulheres com os mesmos problemas das suas protagonistas?

[Clare] Porque como eu estou escrevendo principalmente para as mulheres, eu quero escrever sobre situações e problemas que refletem as suas vidas. Eu acho que o humor é importante, como a vida, muitas vezes é muito engraçada mesmo quando as coisas ruins estão acontecendo. A amizade também é muito importante para as mulheres, especialmente em tempos de crise, porque há uma rede de apoio lá para quando as coisas dão errado. Mulheres, eu acho, são muito engenhosas e resistentes, capaz de lidar com o que a vida joga em nós.

[Blog] Como é seu processo de escrita? Escreve capítulos inteiros ou aos poucos?

[Clare] Eu tenho um arranque muito lento. Demoro um tempo para chegar aos primeiros capítulos de um livro escrito, fico tentando descobrir quem são meus personagens, e como eles pensam, falam e agem. Às vezes, posso levar três meses para escrever as primeiras dez mil palavras de um novo romance. Uma vez que eu descubro, escrevo muito rápido, porque tenho um enredo que funciona e meus personagens têm uma vida própria - e também, eu normalmente vivo atrasada com os prazos!

[Blog] Está escrevendo algum livro no momento? Se sim, Pode nos contar um pouquinho sobre ele?

[Clare] Acabo de terminar o meu próximo romance, chamado "Would I Lie To You ', e é sobre o que você faria se o marido da sua amiga tenta ter um caso com você. Gosto de histórias em que os leitores presentes, com dilemas reais, se identifiquem, bem como o elemento de comédia romântica. Eu realmente gostei de escrevê-lo, e é sempre muito divertido quando a trama envolve um homem que é caidinho por uma mulher!
 
[Blog] O que você conhece do Brasil? Que recado você deixaria para as leitoras brasileiras?

[Clare] Eu nunca fui ao Brasil, mas está na minha lista de desejos de lugares para visitar! Parece que é um país tão bonito com uma cultura muito rica e diversificada. Eu sei que todo mundo diz  ‘futebol’, quando eles pensam no Brasil, mas é verdade. O meu filho, de doze anos, é um grande fã da sua equipe nacional! Estou muito feliz por ser publicada no Brasil e eu, realmente, espero que vocês gostem de ler O divórcio dos meus sonhos.

---

Vocês podem comprar o livro, com desconto, através do marketing direto do Grupo Editorial Record, pelo email mdireto@record.com.br ou pelo telefone (21) 2585-2002.





Photobucket



PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

Um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!