Elite da tropa 2 - Andre Batista, Rodrigo Pimentel, Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz





Quando cumprir o dever é um ato de heroísmo, é preciso deixar diferenças de lado e promover a unidade em torno do que estão na trincheira e nos dão o exemplo.


Narrado por um inspetor da DRACO (Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado), Elite da tropa 2, cita casos verídicos de violência no Rio de Janeiro – um forte problema da segurança pública do estado.

O principal problema agora são as milícias, grupos de criminosos formados por policiais e apoiados por políticos. O inimigo agora é poderoso!

Poderoso, sobretudo, devido aos baixos salários dos policiais. Eles arriscam a vida em troco de quase nada. Iludidos, ou até mesmo por falta de caráter, se envolvem com esquemas entre traficantes e políticos, com vista em receber uma ‘boa’ remuneração em troca.

E assim começa a corrupção...

Não li o volume 1, Elite da Tropa, fato que não atrapalhou o entendimento desse volume. Fiquei um pouco chocada ao ler: alguns relatos são crus, sem tempero. Somos jogados, de cara, no mundo vil do crime organizado do Rio de Janeiro. E saímos enojados!

 Recobrando a consciência, mas não a lucidez, Eduardo balbuciou qualquer coisa sobre ir à delegacia denunciar a guangue do irmão. Ednardo, refeito do nacaute, lançou-se sobre o casal e convocou os comparsas a uma solução definitiva.
- Então tu vai ver, seu merda. Quero ver tu denunciar alguém debaixo da terra com um tiro nos cornos.
p. 139

As milícias são uma verdade. E aumentam a cada dia que passa. É triste ver e reconhecer que, infelizmente, cidadãos se calam com medo de repressão. E os culpados continuam impunes. Mas, também, é digno de admiração aqueles que querem fazer desse um mundo melhor, que vão trabalhar em carros blindados, cercado por seguranças, com coletes à prova de balas, para que a justiça seja executada.

Elite da tropa 2, de Andre Batista, Rodrigo Pimentel, Luiz Eduardo Soares e Cláudio Ferraz (Nova Fronteira, 304 páginas, R$ 39,90), é um livro chocante e, ao mesmo tempo, revelador. Ao fim do livro, lembrei de uma frase que Bya sempre me diz no trabalho: quanto mais eu conheço dos homens, mais eu gosto dos meus cachorros.

Ainda não vi o filme, Tropa de Elite 2, mas o blog baiano Olhar Leigo, fez uma crítica muito boa sobre ele. Para ler, clique AQUI.

Uma curiosidade sobre o livro: vários capítulos são tweets.

E escrevo. Atravesso as noites no twitter e anoto as memórias em um arquivo intitulado "aventuras DRACOnianas no combate à máfia", ou ADCOM, para os íntimos. Gostei do título porque me fez descobrir que DRACO, essa palavra horrorosa, funciona melhor se for lida não como sigla, mas como abreviação de um adjetivo que qualifica muito bem o espírito do nosso trabalho, ou talvez o espírito do nosso tempo.
Não gosto de parecer ressentido, melancólico e amargo. Nem por isso deixo de protestar contra o salário, em 14 toques, ao menos uma vez por semana.
p. 169
Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

11 comentários

  1. Legal a resenha Naty, eu já assistir aos filmes 1 e 2, sua resenha descreve perfeitamente o que vi nos filmes... é despresível a que ponto chegaram as autoridades, mas é como diz a frase q eu sempre falo e q foi bem aplicada.

    Beijokas.

    ->>Bya<<-

    ResponderExcluir
  2. Eu amei os filmes!!! Tb queria ler os livros!!!


    http://www.conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito bom... vale a pena assistir...
    Mas, não sei se tenho estômago para ler o livro, deve ser muito pior, a verdade nua e crua...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty!!
    Ainda não li os livros e assisti apenas o primeiro filme, mas todos dizem que o segundo é muito melhor....é quase um tapa na cara.....claro que vou conferir.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eii,

    ainda não li nenhum dos livros, mas os filmes são muito bons! Adorei o 02° filme e é o que você disse, tanta gente que sabe e fica calada, é triste. Mas pelo menos há pessoas compremetidas, que não se corrompem!


    Bjinhs

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum dos livros e só vi o primeiro filme. O fato é que ler romances policiais de crimes que acontecem longe de nós é bem mais fácil do que encarar a realidade do que está perto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa escolha de filme para resenhar!!
    O filme é retrato fiel do que acontece e não apenas no RJ, mas no BRasil inteiro de certa forma.
    Parabéns pela Resenha! E assistam o filme, foi bem melhor que o 1...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. EI!
    Vc nem me CONTOU que estava lendo!! E eu DOIDA varrida para ler!!
    Vou te estrangular pelo MSN.

    ResponderExcluir
  9. eu nao vi o 1 =[
    minha mae flou q o 2 é mo legal
    =D
    adorei a "resenha" flor
    bjokas

    ResponderExcluir
  10. Adorei o filme, é um soco no estomago de qualuqer pessoa, no inicio sai revoltada com tudo que vi apensar de ser nossa realidade, mas depois me deu uma sensação de querer e exigir mudançar. Esse filme deveria ser exposto pra todo o Brasi lem salas de aula e em praça publica!!
    Fiz até uma resenha do filme pra faculdade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Imagino que para ler os livros é preciso de estomago! Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!