Eu sou Alice - Melanie Benjamin



Todos conhecem a pequena Alice que um dia caiu na toca do coelho e entrou no mundo das maravilhas. Mas quem foi Alice Liddell, a menina que aos 7 anos inspirou o Sr. Charles Dodgson a criar a história que depois assinou como Lewis Carroll? Esta Alice de carne e osso está aqui. Misturando ficção e realidade, Eu sou Alice reconstrói deliciosamente não apenas os bastidores da criação do livro Alice no país das maravilhas, mas a vida daquela menina travessa que no século XIX quase se casou com um príncipe de verdade. Sua biografia se mistura com o surgimento do clássico que encanta gerações até hoje. Por toda sua vida, ela carregou o peso de uma realidade que insiste em abafar a poesia. O romance eu sou Alice já nasceu um clássico e vai tocar o coração de todos com sua beleza. Entre nesse país das maravilhas.

"Ai, meu Deus, estou cansada de ser Alice no país das maravilhas. Será que estou parecendo ingrata? acho que sim, mas é que estou tão cansada... " Alice Liddell, por toda sua vida, viveu com o peso de ser uma eterna criança. E estava tão cansada disso. Cansada de ser lembrada como uma criança traquina, lembrada apenas por sua infância. Estava velha, enrugada, e não se sentia nada no país das maravilhas. A vida real não é um conto de fadas, a vida real é cruel, bombástica.

Alice era uma criança espevitada, com energia de sobra e o bondoso sr. Dodgson, professor de matemática da faculdade, da qual seu pai era reitor, era um amigo para todas as horas. Ele levava ela e suas irmãs pra passearem, contava histórias. O sr. Dodgson era um Deus para ela e suas irmãs. Numa das histórias contadas pelo sr. Dodgson, Alice pediu que ele a imortalizasse num livro.

O sr. Dodgson, pseudônimo Lewis Carrol, era um amante da juventude. Gostava de estar sempre rodeado por crianças, em especial Alice. E esse interesse todo fez com que os pais de Alice proibissem essa amizade. Mas o que Alice, não se recordava era que ela era apaixonada pelo sr. Dodgson, era ela quem o provocava.

Eu sabia fazer tremer o sr. Dodgson. Sabia como fazê-lo ir devagar. Sabia como fazê-lo esperar.

Com a proibição da amizade, Alice passou a odiar o inevitável, o crescimento, ela queria ser sempre a Alice dele, a eterna criança. Mas com o passar dos anos e início de sua juventude aparece um príncipe em sua vida, príncipe Leopold. E como num conto de fadas eles se apaixonam. Mas a rainha mãe não pode permitir que seu filho se case com uma mulher passível de escândalo, mesmo que proveniente de uma abastada família. O relacionamento de Alice com o sr. Dodgson nunca explicado poderia ser um escândalo para a nobre família.

E separados restou Alice se casar com quem a pedisse em casamento primeiro. Casou e colocou o nome de seu primeiro filho de Leopold, em homenagem ao seu amor. E a primeira filha do príncipe se chamou Alice. Alice teve três filhos homens, dos quais dois morreram na guerra. Com uma vida marcada por tragédias e correndo o risco de ficar sozinha Alice, finalmente decide quem ela quer ser: A Alice do país das maravilhas.

Eu sou Alice (ed. Planeta, 347 p.) é um romance envolvente que mistura realidade e ficção daquela garotinha, conhecida em todo o mundo, que vivia no país das maravilhas. Ser Alice é o sonho de toda criança.  Recomendo!

Resumo:

Quem foi Alice Liddell, a menina que inspirou Lewis Carroll a escrever o clássico Alice no país das maravilhas?  

Nesse livro, Melanie Benjamim mistura realidade e ficção para contar como a menina de sete anos encantou o tímido professor de matemática Charles Dodgson, que assinava Carroll. Aos 82 anos, a personagem se diz cansada de ser Alice e relembra sua história repleta de alegria e fantasia.

Recém-lançado nos Estados Unidos, este romance biográfico encanta os leitores na medida em que traz revelações da vida real de uma das mais importantes personagens da literatura do século XIX.

Você tem Twitter? Aproveite e siga o @MeninadaBahia, e não deixe de assinar nosso Feed para nos acompanhar em tempo real!


Menina da Bahia

Photobucket

20 comentários

  1. Ai, sinto que começo a querer (mais) este livro...Oh, sina! rsssss
    BJS da Drica;-)

    ResponderExcluir
  2. esse livro parece ser ótimo, vou em busca, kkk.
    **

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia!
    Nossa que livro interessante. Ele era pedofilo ou foi um mal entendido?
    Fiquei curiosa p/ saber mais sobre esse romance misterioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hérida: Ninguém sabe até hoje realmente se ele era pedófilo ou se foi um mal entendido.

    Passagens dessa época nunca foram encontradas. No diário da família as páginasg referentes a esse período foram arrancadas.

    Tudo lançado sobre o motivo da proibição da família entre Alice e o sr. Dodgson é puramente ficção.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tem selinho pra você no meu blog!
    Beijos e espero que goste!
    http://encantosdoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem interessante... e polêmico.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro parece ser pra lá de polêmico... muito estranho essa história das páginas arrancadas...
    Fiquei super curiosa...rss

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou muito boa (como sempre)!
    Mas... vc sabe a minha opinião. ´Não vou dar uma de chata aqui e repetir que o amadurecimento sexual de uma menina de 7 anos é um e de um professor é OUTRO! Ele que se aguente! E deixe ela em PAZ! Humpf!

    ResponderExcluir
  9. Recebi a divulgação desse livro e tô morrendo de curiosidade pra ler, argh haja $$ hahaah

    Boa Quartaaa
    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha.
    Já coloquei na minha wish list.
    Olha, pra tentar entender o Lewis Carrol, é difícil. Ainda mais depois da interpretação (maravilhosa, diga-se de passagem) do Alan Moore no domo de Lost Girls sobre a Alice.

    Amei este lançamento neste mês, pois é justamente sobre o tema do clube do livro de abril.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nat, mais uma vez você nos traz uma excelente resenha e que me deixou com 'água na boca'. Já adicionei à minha lista! Mas ainda quero reler o Alice no País das Maravilhas!! hehe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curiosa com esse livro... ótima resenha..! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Quero MUITO ler esse livro. Nunca fui uma apaixonada pela história de Alice, mas o lançamento do filme realmente despertou meu interesse. Já comprei uma edição nova de "Alice", que tem as duas histórias de Lewis Carol e estou só esperando encontrar "Eu sou Alice" na livraria onde eu costumo comprar. Vou ser obrigada a passá-los na frente de outras leituras, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa.
    Estou louca para ver o filme e agora tem o livro para ler, maravilha \o/

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho esse livro, mas ainda não consegui tempo para ler nada além da introdução hehehe

    ResponderExcluir
  16. Eu comprei esse livro, mas ainda não tive tempo de ler nada além da introdução hehehe

    ResponderExcluir
  17. Também li o livro e recomendo.
    É envolvente, curioso e de narrativa simples.
    Deixa a gente com uma curiosidade danada de saber o quê, realmente, aconteceu...

    ResponderExcluir
  18. estou lendo esse livro, estou adorando saber a verdadeira historia, estou gostando mesmo, meus parabéns a Melanie Benjamin

    ResponderExcluir
  19. adoro esse livro, e toda a historia por tras de alice, meu preferido ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!