[Coluna] Livros que se tornaram filmes



Olá pessoas como vocês tem passado?

A partir desse mês teremos muitas novidades no blog...  e Uma delas é que agora eu que estarei com vocês na coluna de Livros que se tornaram filmes e Lailie vai para a coluna de Livros & Músicas, resolvemos mudar um pouquinho as coisas para renovar os ares...

Por se tratar de uma estreia em um mês tão importante para nós mulheres, resolvi trazer alguns livros que mostram a força, a garra e determinação que nós mulheres temos, afinal não é qualquer um que consegue conciliar 3,4 e as vezes ate 5 jornadas diárias de trabalho, não é mesmo?

Então vamos aos nossos livros...


1 - Olga – Morais, Fernando – Ed. Companhia de Bolso

 


Esse foi o primeiro livro biográfico que eu li na vida, eu devia ter uns 16 para 17 anos e me apaixonei por Olga, ela foi minha primeira heroína, por causa dela me tornei comunista, sai de casa e desbravei mundos. 

Essa mulher foi uma das grandes heroínas da resistência do regime militar no Brasil, apesar de não ser brasileira escolheu o Brasil como sendo sua pátria e lutou por ela ate o fim. 
Confesso que o filme me decepcionou, primeiro que Olga na minha concepção só podia ser vivida por três atrizes brasileiras, Maria Fernanda Candido, Patrícia Pilar e Ana Paula Arósio, me decepcionei com a escolha da Camila Morgado para o papel e também com a superficialidade com que ele foi tratado, a paixão que ela teve por prestes na minha opinião, foi uma consequência da sua vinda para o Brasil e não o contrario como o filme da ha entender.

Esse é um daqueles casos que se você só assistiu o filme PRECISA, melhor NECESSITA ler esse livro. 


2 - Iara de Judith Lieblich Patarra - Ed. Rosa dos tempos

 

Esse é um dos livros que você só acaba encontrando em sebo, naqueles passeios de sábado a tarde, confesso que ate poucos anos atrás não conhecia a historia desta “Menina da Bahia”, eu realmente me apaixonei pela historia desta comunista baiana, tanto que depois de muita procura descobri o documentário sobre a vida dela.
Quanto ao filme por se tratar de um documentário ele é muito fiel a vida e trajetória dela, eu gostei muito e super recomendo ele.


3 - A Cor Purpura - Alice Walker - Ed. Marco zero

 

Confesso que eu não tinha lido o livro ate pouco tempo, esse é um daqueles casos que primeiro você se encanta com o filme para depois ler o livro. 
Esse filme\livro me comoveu, mexeu muito comigo, a historia de Celie de todo o contexto no qual ela é “jogada”, desde a perda da sua mãe, a separação da irmã, o pai violento e abusivo, o marido alcóolatra, violento, se tornar madrasta de adolescentes com a mesma idade dela.
Essa historia é magnifica, de uma simplicidade e de um olhar único, fica difícil falar da Dona Celie e de tudo que ela passa, das vidas que ela modifica, é uma historia comovente e de uma profundidade e olhar únicos. 


Bom gente é isso por hoje, espero que vocês gostem das dicas dessas mulheres forte e não esqueçam de deixar o comentário de vocês. 



Bjs e ate mês que vem...


 


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.