Amanhã - Quando a guerra começou - John Marsden






Bem que eu merecia tomar um tabefe pelo meio da cara. Cometi um dos maiores erros literários, julgar um livro pela capa. Pelo menos era assim que eu fazia ao ver o livro Amanhã (Editora Fundamento, 256 páginas, R$84,00) nas lojas.  Eu achava a capa muito infantil e passava por ele sem nem ao menos ler a sinopse. A primeira vista, os desenhos da capa  (como você pode ver na imagem acima) realmente tem traços de livros infantis, mas se analisar direito, você verá  balas de fuzil, aviões de guerra, buracos de bala e um grande mapa ao fundo. Mas eu nem mesmo me permitia uma olhada mais profunda. Enfim, eu estava perdendo uma grande história, justamente do jeito que gosto, com muita aventura, ação e suspense. Tudo por um erro feio que eu tento ao máximo evitar.

Arrependimentos a parte, o livro é excelente! Se alguém me perguntar hoje uma sugestão de uma série de aventura, eu indico sem nem pensar duas vezes. Esse é o primeiro de uma série de sete livros (ao acabar de ler o primeiro, já  temo quando eu estiver acabando o sétimo, com certeza me tornarei um órfão) que conta a história de Ellie e seus amigos. Eles formam um grupo de adolescentes que tentam sobreviver a uma grande transformação que seu país sofreu.

Após passar alguns dias acampados em um lugar distante da cidade e das pessoas, o grupo retorna para suas casas, mas o mundo como eles conheciam tinha mudado completamente. Todas as pessoas sumiram de suas casas, os animais morreram e a eletricidade já não existe mais. O pânico toma conta de todos eles, não há notícias sobre o que aconteceu. Eles partem para investigar e daí a aventura começa.

Os personagens são bem construídos, apesar de serem jovens, são espertos, corajosos e sabem como agir em algumas situações. Se fossem adolescentes idiotas (como encontramos em alguns livros chatos) eu nem continuaria lendo. Tem os dilemas da idade, a saudade dos pais e a paixonite que não pode faltar. Não são personagens muito profundos nem tampouco superficiais, porém, teremos mais seis livros para conhecê-los melhor. Encontrei pouquíssimos erros ortográficos (o que é bem positivo) e os capítulos são curtos. A leitura é daquele tipo que você quer sempre mais, não cansa até chegar o fim. A arte do livro é muito bonita, para quem gosta de colecionar, fica muito legal na estante.

Como já falei, super indico o livro, podem comprar que com certeza vão gostar. Pais, podem comprar para seus filhos, não há cenas de violência nem sexo, o foco do livro é aventura e a convivência de pessoas de diferentes personalidades numa cidade sitiada. Espero a opinião de vocês nos comentários e aguardem as próximas resenhas.  


Série Amanhã

1 - Quando a guerra começou
2 - O silêncio da noite
3 - No terceiro dia, a geada
4 - Escuridão, seja minha amiga
5 - Vingança em chamas
6 - Quem tem medo da noite
7 - O outro lado do amanhecer









PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.