O Lugar da Felicidade - Maddie Dawson



Ah, estou tão cansada...
Quero tentar não pensar mais.
Se, ao menos, eu conseguisse não pensar
por algum tempo, seria tudo tão bom.
Pág. 284


Annabelle McKay tinha uma vida tranquila, estava na faculdade e tudo ia bem, até que descobre que seus pais não vão ter mais condições de pagar sua faculdade e ela precisará retornar para casa. E o motivo de tudo: sua mãe fugiu com o amante, vários anos mais novo!

Quem lhe dá uma grande ajuda é seu amigo Grant. Ele ofereceu metade do seu quarto, para que ela pudesse ao menos terminar o semestre. Durante esse período, eles acabam ficando. Algo sem grandes consequências. Belle tem alma de artista e espírito livre. Grant é um nerd, todo certinho e pomposo.

Quando retorna para casa, pouco tempo depois Grant vai atrás dela. Ele se formou, arrumou um emprego na grande New York, ama Belle e a quer como sua esposa. Belle, no início fica confusa, mas seu lar foi desfeito, ela não se sente mais em casa e porque não casar com Grant?

- Escute, não sei como fazer isso direito. Mas eu te amo de verdade... Sua felicidade vai ser meu maior objetivo na vida. De hoje em diante. Para sempre. Estou falando sério.
Pág. 66

A narrativa é dividida em dois tempos paralelos. Atual, com Belle casada há mais de vinte anos com Grant, com dois filhos (um na faculdade e outra casada e grávida) e um no passado, nos primeiros anos de casamento. Na parte atual, Belle precisa ir cuidar da filha gestante, já que a gravidez é de risco e o marido viajou para o Brasil e lá reencontra Jeremiah, um antigo colega... o que a faz recordar de muitos anos atrás e gera o tempo paralelo: o passado. Quando se casou com Grant, eles foram morar no apartamento de um colega, Jeremiah (que era casado e pai de bebês gêmeos). Durante esse período Belle faz algo impensável para Grant. Algo que ele prometeu esquecer se ela nunca mais tocasse no assunto. E esse segredo foi o que moldou suas vidas, desde então.

A escrita é limpa e os personagens bem construídos. A autora sincroniza perfeitamente, passado e futuro, de modo a contar sua história e o porque de tudo que ela fez. Os sentimentos dos personagens foram bem trabalhados e questionados. Todos acham que Belle tem o casamento perfeito, ela sente vontade de gritar toda a verdade, mas teme por medo do julgamento dos seus atos. Ela sofre em silêncio. Chora sozinha e tenta ser feliz. Sensibilizamos-nos com e por ela, e torcemos para que tudo dê certo. A história é um pouco apelativa, mas de uma verdade incrível, como se os personagens tomassem forma e fossem nossos vizinhos.

Vocês irão gostar e torcer por Anabelle, provavelmente, tanto quanto eu. Recomendo.

O Lugar da Felicidade - Maddie Dawson (Lafonte, 322 páginas, R$ 29,90).

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.