Conselho de Amiga - Siobhan Vivian



Ruby está completando 16 anos, até então o seu dia seria comemorado como todos os outros anteriores: comida especial para o jantar feita pela mãe, um presente dado por ela e um bolinho com velinhas para assoprar com as amigas; no entanto, ela não esperava que desta vez fosse ter uma surpresa inesperada, seu pai resolveu aparecer depois de seis anos sem contato.

Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
- Visita para você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai.
Pág.17

O que poderia ser um dia especial acaba em desastre. Ruby não sabe o que fazer com tudo isto, afinal como se relacionar com uma pessoa que te abandonou e até então nem sequer mantinha um contato? E como se não bastasse a visita surpresa do pai, Ruby vai aprender que nem sempre deve confiar cegamente em suas amigas. Às vezes, um “conselho de amiga” pode não ser tão bom assim, independente da boa ação que ela pense estar lhe fazendo.

Mas calma, nem tudo na vida de Ruby é um completo desastre, em meio à visita do pai e de uma amiga com segredos, um garoto entra em cena e Ruby vai perceber que aproveitar a vida e deixar os problemas de lado é muito gostoso.

Pego o envelope com a ponta dos dedos cuidadosamente, como se fosse algo quente. A tinta azul vibra letras borradas até que eu me agacho contra a parede para deixar de tremer.
Embora o envelope seja endereçado a “Rubes”, alguém já o tinha aberto. Ela.
Pág.79

A autora escreveu uma história cativante, onde a leitura flui de uma formar tão rápida, que as páginas vão passando e você se prendendo a ela cada vez mais para saber como Ruby irá reagir a toda situação, sem falar da curiosidade sobre o segredo que uma de suas amigas guarda.

Não há como não curtir Ruby e suas amigas, a relação de amizade, o companheirismo, os conflitos, as dúvidas e os medos. Os personagens se mostram autênticos em seus sentimentos, Ruby sofreu muito com a separação dos pais, algo que se nota bem no livro – por causa de suas lembranças – e, apesar de parecer ter superado o sumiço do pai, a volta dele a deixa muito abalada. Afinal porque ele voltaria?

Ruby vai descobrir que às vezes o melhor é saber a verdade e encará-la seja como for, e assim poder seguir em frente, superar as perdas e crescer.

Conselho de Amiga, de Siobhan Vivian (Novo Conceito, 224 páginas, R$ 29,90),  é um daqueles livros que vai te cativando aos poucos com a sua história.

A neve caia impiedosamente nas suas botas. Meu pai largou suas coisas no caminhão. Ele me disse duas vezes para descer, mas não ouvi. Lágrimas quentes corriam por meu rosto.
Quando seus braços me alcançaram da capota, me fingi de morta. Era uma brincadeira que fazíamos quando era pequena. Mas em vez de me fazer cócegas ou fingir uma luta, meu pai me pôs no chão como se não fosse nada. E sem dizer uma palavra, partiu com o carro.
Pág.32 
-----
Photobucket

Não sabe como participar da Semana Premiada Novo Conceito? CLIQUE AQUI e não fique de fora!

JULIANA BITTENCOURT

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.