O próximo item da lista - Jill Smolinski

Pela primeira vez em muito tempo – desde o acidente e até mesmo antes – senti uma onda de emoção tão pouco familiar que levei o trajeto inteiro até minha casa para entender o que era.
Esperança.
Senti esperança.
Pág. 22

June matou uma pessoa. Estava saindo de uma reunião dos Vigilantes do Peso, quando deu carona para uma colega. Durante o percurso, sofreram um acidente e a carona,Marissa, morreu.

Quando está juntando os pertences de Marissa, ela descobre uma lista: 20 coisas para fazer antes do meu aniversário de 25 anos. Atormentada pela culpa, incapaz de entender porque Marissa e não ela, June resolve completar a lista da outra. Ela irá realizar todos os desejos.

Alguns são simples como apreciar um sorvete em público. Outros nem tantos, como: Fazer Buddy Fich pagar pelo que fez. Quem danado é Buddy Fich? E há ainda alguns complexos e quase impossível de fazer, como, por exemplo: mudar a vida de alguém.

Aos tropeços, June vai conseguindo eliminar item por item. Ela ainda não sabe quem é Buddy, não sabe como irá mudar a vida de alguém, mas ela está tentando. Por sorte, ela pode contar com a ajuda da família, dos amigos e da família de Marissa, incluindo o super irmão gostoso, Troy.

- E essa calça jeans?
- Não tem nada de errado. Você está usando jeans. Lembra... no rádio não faz diferença.
- Só fiquei decepcionado. Alguém prometeu vir de pijama.
- Você não está perdendo muita coisa. Meu pijama não tem nada de mais. Geralmente vou para a cama só de calcinha.
Assim que as palavras escaparam de minha boca, eu me encolhi de vergonha.
Troy deu uma risadinha.
- Eu estava decepcionado. Agora fiquei inconformado.
Pág. 210

À medida que June elimina os itens, conhecemos um pouco de sua vida, seus altos e baixos. A convivência com a dor por - indiretamente - ter sido responsável pela morte de alguém. O fato de ter passado dos 30 anos e ainda continuar solteira.

- Vou brinca de “e se”. E se o homem perfeito aparecer amanhã e disser: “Quero me casar com você, mas você tem um filho”?
- Nesse caso não seria o homem perfeito, certo?
- É. Acho que não.
- Agora, deixe-me brincar de “e se”. E se o homem perfeito nunca aparecer?
- Ah, querida – disse ela, segurando a minha mão. – Ele vai aparecer.
Pág. 260

O próximo item da lista, de Jill Smolinski (Bertrand Brasil, 364 páginas, R$ 39,00), é de uma escrita simples, com questões importantes. É sobre aquela busca de interior de sempre procurar algo mais, de tentar ser feliz ao máximo. A leitura flui facilmente. Você pode ler em qualquer lugar, num ônibus, na praia, numa rede. Leitura gostosa, rápida e divertida.

O livro me lembrou um pouco do filme The Bucket List, com Morgan Freeman e Jack Nicholson, onde os dois pacientes terminais viajam pelo mundo realizando alguns desejos antes de morrer.

Em seu site, Jill ensina como montar sua própria lista de coisas a fazer antes de morrer. Tentei fazer a minha e, dentre tantas coisas que eu gostaria de fazer, por enquanto só tem 5 itens, rs (não necessariamente na ordem abaixo):

1 – Conhecer Paris
2 - Casar
3 – Ter filhos
4 – Realizar o grande desejo da minha mãe.
5 – Contribuir em algum projeto social.

Aposto que vocês vão se encantar, com O próximo item da lista, tanto quanto eu.


Photobucket


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.