Menina Morta-Viva - Elizabeth Scott



‘Sei o que dizem os contos de fadas, mas estão mentindo.
Contos são exatamente isso, sabe. Mentiras. ’
Pág. 57

Era uma vez uma garotinha, Alice. Todas eram Alice. As Alice’s queridinhas do Ray. Era uma vez uma garotinha, ela não estava morta, nem estava viva. Sua voz não era ouvida, todos a olhavam, mas ninguém realmente a via. Ela não queria ser queridinha, ela queria ser livre. E apenas deixar de ser uma menina morta-viva.

‘Alice’ tinha quase 10 anos quando foi seqüestrada pelo Ray. Ela era uma garotinha forte, nunca chorava, até conhecê-lo. E ele a transformar numa quase mulher, num quase ninguém. Cinco anos sendo abusada, física e psicologicamente.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Comece a se desculpar agora, ele diz, e empurra minha cabeça em seu colo. Enfia os dedos com força em meu ombro.
Odeio o Ray. O pensamento surge como a dor e fica latejando, gritando. Odeio, odeio, odeio.
Tinha me esquecido de quanto doem os sentimentos.
Pág. 143

Ela era sua garotinha, não podia crescer. Quando começou a crescer e seu corpo mudar, foi obrigada a  uma rígida dieta, para não crescer, não ganhar peso. Passava fome, usava roupas e sapatos apertados. Era obrigada a tomar pílulas para não menstruar, nunca. Tinha que ir religiosamente à depiladora. Ela não poderia parecer uma mulher, tinha que ser eternamente a garotinha do Ray, senão...

Senão os moradores da Daisy Lane, n° 623, iriam conhecer a ira dele. Ela não poderia deixá-los morrer. E sabe o que é mais engraçado? ‘Sempre acham que a culpa é minha’, pensa Alice. ‘Como se fosse fácil fugir e denunciá-lo’. Ela sabia o que acontecera com a Alice anterior e seus pais. E ela não podia deixar o mesmo acontecer com sua família.

Ela precisava encontrar uma nova Alice, uma garotinha linda, forte, como ela  fora um dia. Ensiná-la a fazer como Ray gostava e assim, finalmente, ser livre.

O que mais a incomodava era: Ray não a matava e também não a deixava livre. Ela vivia num mundo de nada, vegetando, uma marionete nas mãos de um doente. Às vezes sonhava com a faca da cozinha, dilacerando-a, acabando com seu tormento. Era um sonho feliz.

Menina Morta-Viva, de Elizabeth Scott (Underworld, 169 páginas, R$ 39,90), me deixou perplexa, angustiada, deprimida. Ela tem o dom de descrever certas barbaridades de um jeito único. Você sente na pele o horror imposto à Alice. Ficamos chocadas, sufocadas. E o pior de tudo, choramos porque sabemos que como a Alice do livro, há milhões de outras Alice’s que sofrem o mesmo abuso. Alice’s reprimidas, mudas de medo. Denunciar é fácil para quem está de fora. A vítima do medo nunca irá denunciar.

Scott é de uma rara sensibilidade, a leitura é dura, mas escrita de maneira genial. O livro mexeu comigo e vai mexer com todos que lerem. É simplesmente impossível ficar apático diante de tanta maldade. Ray é o verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

Recomendo.

Adoro, P.S, como já repararam. Então lá vai mais um:

P.S.: Capa lindona, né? Achei super bem-feita; depois que terminei o livro e fui olhar pra ela... foi agustiante. Só digo isso.
Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

17 comentários

  1. Vc comprou o livro pensando outra coisa, né?
    Já sabia o enredo mais ou menos.
    A capa em inglês é mais angustiante ainda:
    http://talkyteens.files.wordpress.com/2011/01/livingdeadgirl.jpg

    bjocas

    Fazer a propaganda básica, hehe:
    www.kittysway.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Resenha ótima Natália. Fiquei chocada com o que li, imagino quando tiver a oportunidade de ler esse livro então!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha! Ao lê-la, me lembrou um pouco de Vítimas do Silêncio, já leu?
    Também é angustiante.
    Me interessei pelos temas assim. É legal abrir os olhos e enxergar a realidade quando se gosta de um mundo ficcional (livros).
    Vou procurar comprar este e também um outro.


    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro ;]

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty!!
    Estou até com medo de ler esse livro. Ainda mais que tenho uma filha..não sei se aguento...vamos ver.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Naty, que coisa. É tão forte assim ?
    Agora fiquei querendo rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Nossa! oO"
    Fiquei super curiosa para ler, que.. doentio! O que essa garota deve ter passado não deve ser nada menos do que angustiante como vc mesma disse! A capa é realmente incrível, parece que passa a dor por ela. E a da versão em inglês também :B UOW

    Quero muito ler :) Parabéns pela resenha!
    Beijos Beijos

    Bárbara Emerich
    Blog Quero Um Romance

    ResponderExcluir
  7. Nossa, só em ler sua resenha, nota-se se tratar de uma história forte. Quero ler mt esse livro!
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Ah e a edição do livro? Tenho muita vontade de comprar os livros dessa editora mas falam tanto de erros de digitação/até páginas repetidas já comentaram ._.

    ResponderExcluir
  9. Ai confesso que ao mesmo tempo que fiquei curiosa para ler o livro pela capa linda fiquei tambem com certo receio de ler pela resenha. Não que a resenha não seja boa, pelo contrário, é porque depois que li o livro da Natascha Kumpusch eu fiquei muito impressionada com a maldade que existe nas pessoas e pela sua resenha isso certamente irá acontecer caso eu leia este livro. Então sinceramente não sei :-S.

    Adorei a resenha, comecei a seguir seu blog agora e estou adorando, parabéns.

    Beijocas

    Vivi
    Filmes, livros & séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  10. Me da uma super agonia esse assunto, é uma das coisas mais sinistras que existem , pra mim. me interessei pelo livro, vou ler :D

    ResponderExcluir
  11. Naty,

    A resenha está excelente... mas sinceramente não sei se vou conseguir ler... é um tema muito forte e eu mergulho na história, acho que ia ficar dias deprimida...
    Duro saber que isso acontece de verdade...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  12. Apesar da capa ser um tanto singela, o título é de arrepiar. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  13. Naty,
    Esse é um livro pra em seguida ler um romance né?Pois por sua resenha notei que vou chorar horrores, afinal sempre que leio algo assim sinto um grande imapcto de realidade. Bem sua resenha ficou maravilhosa. E sim a capa é lindona.
    Espero pode ler em breve.

    Beijokas elis

    ResponderExcluir
  14. Esse livro me lembrou de "Uma vida interrompida". Outro livro chocante, denso, drepressivo. Não tem como ler esses livros e sair ilesa. Você fica chocada, revoltada e extremamente triste.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nat,
    Recebi o livro na semana passada e resolvi dar uma lidinha no primeiro capítulo só por curiosidade! O resultado disso foi que larguei o outro livro que estava lendo e não consegui mais parar de ler esse! Apesar do tema ser tão forte, a autora conseguiu ser até delicada na narrativa da história e foi impossível largar a leitura.
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  16. Ola :)

    Quando vi o nome do livro fiquei com vontade de ler mas depois de ler a sinopse desisti, se parece um pouco com o filme Um Olhar do Paraíso... mto triste e revoltante!!!

    http://recantocult.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro livros assim porque transbordam o drama, transbordam a sufocante realidade que muitas vezes os livros fazem o papel de camuflar, numa tentativa (útil) de nos retirar por alguns momentos do mundo perverso e que indigna, mas que nunca deixa de estar lá fora. Então, gosto muito de livros que trazem a realidade pras suas páginas e nos deixam com as emoções a flor da pele.

    Vai é JÁ pra lista de desejos. Sem pestanejar!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!