twitter
RSS

Água para elefantes - Sara Gruen

>> segunda-feira, 14 de março de 2011



Tal qual Diários de uma paixão de Nicholas Sparks, o protagonista está numa casa de repouso. Aos noventa e tantos anos de idade, Jacob Jankowski vê o circo passar da janela de seu quarto, no asilo, e relembra de sua juventude.

É quando a aventura começa, para nós.


Senhoras e Senhores, bem-vindos ao maior espetáculo da Terra


Jacob estudava medicina veterinária, na aclamada Universidade de Cornell, quando seu pais morreram num acidente. Sem casa, sem ter para onde voltar (a casa estava hipotecada), ele acaba indo parar num circo. O Circo dos Irmãos Benzini.

É nesse circo que ele conhece Marlena, a encantadora de cavalos. Marlena é esposa de um dos donos, ou seja, ela é intocável. Mas no período da Grande Depressão, onde os Irmãos Benzini abusam dos animais, levando-os à exaustão, Marlena surge como uma deusa, protegendo os animais e amando-os.

Jacob estava encantado. Excitado.

Uma elefante de 53 anos, Rosie, é comprada para substituir um dos cavalos de Marlena, e Jacob, descobre sua nova paixão. Devido aos estudos, ele era capaz de dar uma qualidade de vida melhor para os animais, e Rosie era sua preferida.

Engajado na causa dos animais, Jacob cada vez mais se aproxima de Marlena. O marido dela, August, desconfiado, manda dar-lhe um aviso. Mesmo espancado,  Jacob não desiste de sua luta.

Dessa vez ela toma minha mão e guia os meus dedos, fazendo-os se movimentarem de encontro à sua carne. de início, não compreendo, mas quando ela treme e responde ao meu toque, percebo o que ela está me mostrando, e essa percepção me faz querer chorar de alegria.
Depois ela permanece deitada, aninhada contra mim, o cabelo me fazendo cócegas no rosto. Eu a acaricio ligeiramente, gravando seu corpo na memória. Quero me derreter dentro dela, como manteiga numa torrada. Quero absorvê-la e andar por aí pelo resto dos meus dias com ela incrustada em minha pele.
Eu quero.
Fico deitado imóvel, saboreando a sensação do seu corpo contra o meu. Tenho medo de respirar e quebrar o encanto.

Se passando na atmosfera mágica do mundo do circo, ora deslumbrante, ora devastador, Água para Elefantes, de Sara Gruen (Sextante, 272 páginas, R$ 24,90), vai nos revelando as feridas do passado e as amarguras do presente de Jacob. Ele é idoso, está debilitado e guarda um segredo. Que está louco para nos contar.

Faça como eu e vá ouvi-lo. Recomendo!

Extras:

  • Capítulo 1 poder ser lido AQUI.
  • O filme Água para elefantes, baseado no livro de Sara Gruen, tem estreia no Brasil prevista para 29 de abril. Trailer AQUI. (O trailer é encantador!)

Publicado pela Sextante originalmente em 2007. Curiosidade: a versão de 2007 tem 336 páginas e sua reedição, apenas 272.


Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL