twitter
RSS

O segredo do décimo terceiro apóstolo - Michel Benoît

>> segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Creio em Deus Pai, todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único
Filho nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
donde há de vir julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Credo



Se você é católico como eu, certamente conhece o Credo. 'Sabemos' que Jesus ressuscitou. Mas e se tudo em que cremos, durante toda nossa vida, fosse mentira? E se Jesus foi apenas um iluminado que guiou uma multidão, humano como todos nós, um ser sem divindade? E se Jesus, não ressuscitou?

Padre Andrei estava incomodado com as descobertas que andara fazendo. Foi até o Vaticano para comprovar de vez sua tese. Uma vez comprovada, retornou e foi assassinado.

Padre Nil, amigo de Andrei, foi reconhecer o corpo. E escondido sob a palma de sua mão havia um bilhete codificado. O braço estava estendido aos céus, como se tivesse algo importante a revelar. Chocado e petrificado ao ver o amigo, Nil prometeu fazer de tudo para descobrir porque o mataram. E assim começa essa fascinante estória ficcional*.

Primeiro Padre Nil, precisava deixar a mente aberta e se livrar de alguns dogmas para que a pesquisa fluísse. Segundo: não poderia confiar em ninguém! Suas pesquisas o levou a descobrir um 13º apóstolo, o apóstolo bem amado de Jesus, que foi apagado da história. E aí reside o mistério: Quem era ele e o que ele fez para ser deletado?

Numa narrativa com flashs que remete ao passado, passando pela Judéia, no dia da morte de Cristo, pela Arábia com Maomé e o início do que seria o islamismo, vamos junto com Nil, montando passo a passo peças desse emaranhado quebra cabeça, até chegar ao Vaticano como conhecemos hoje, ou ao menos pensamos conhecer.

Envolvido por segredos e mistérios, os ‘novos’ Apóstolos e a Igreja Católica, cada qual com seu motivo, não podem deixar que Nil espalhe a descoberta. O mundo não está preparado para a verdade. Seria o fim de uma era. O caos se instalaria e seria o fim da Igreja.

O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo, de Michel Benoît (Bertrand Brasil, 378 páginas, R$ 44,00) é um thriller intenso e bem fundamentado. Com algumas cenas satíricas e, por vezes, chocantes, Benoît consegue prender nossa atenção a tal ponto, que nos sentimos incitados a avançar página a página, rapidamente, na ânsia desvendar a trama.

Seu estilo é similar à literatura de Dan Brown, porém sua tese muito mais coerente. E, em segundo plano, é deixado para discussão assuntos altamente relevantes, tais quais: celibato, flagelo e homossexualismo na Igreja Católica.

Calfo rodou mais uma vez o flagelo, que bateu com força nas suas omoplatas. A disciplina metálica, que ele só prescrevia para a Sociedade em raras ocasiões, era feita com cordões trançados, entremeados de pequenas esferas de alumínio. Normalmente, o sangue começava a gotejar por volta do versículo 17 do salmo Miserere – que, de alguma forma, servia de ampulheta para essa penitência. No vigésimo primeiro e último versículo, era de bom tom que algumas gotas vermelhas respingassem na parede atrás do flagelante.


Há outro tipo de penitência com o tempo De Profundis. Um Salmo de Penitência, como o Miserere, que não possui mais de que oito versículos e dura três vezes menos.

Sônia cobriu os seios com o cabelo e contemplou o homenzinho que se vestia. A voz melosa a intimava a fazer coisas que lhe provocavam profunda repulsa, por vir de um bispo.


Segundo o monsenhor, a prostituta é apenas uma sacerdotisa experiente no culto de Eros! Para subir a Escada do Paraíso, é preciso manter uma tensão dialética entre os dois ascendentes, o carnal e o espiritual.


Recomendo!
Preciso dizer que nossa capa é mais bonita e instigadora que a original!!!!

Publicado na França em 2006, O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo figurou nas principais listas francesas de bestsellers. Vendeu mais de 50 mil exemplares, foi lançado em 16 países e recebeu o Prêmio dos Leitores (2008) da livraria francesa Hachette.  





Resumo:

Aqueles que tentaram desvendar o enigma... acabaram silenciados para sempre.

Assassinado no trem Roma-Paris, padre Andrei estava prestes a descobrir um segredo que poderia abalar o Ocidente e que a Igreja se empenhava em esconder desde a sua fundação. Antes de morrer, ele confiou o segredo ao seu amigo, padre Nil. Prosseguindo a busca, Nil segue a trilha de uma epístola e de um companheiro de Jesus, ocultos ao longo dos séculos. Roma vai fazer de tudo para impedi-lo, assim como Jerusalém e Meca, pois é a ordem do mundo que está em jogo.

Assassinatos, mentiras, manipulações... dos bastidores do Vaticano às grutas de Qumran, dos mistérios essênios aos templários, um fascinante thriller religioso que segue a linha de O Nome da Rosa. Michel Benoît, grande estudioso das origens do cristianismo, nos leva a uma releitura emocionante dos fundamentos da nossa civilização.

Sobre o autor:

Ex-monge beneditino, Michel Benoît é escritor, ensaísta, historiador, teólogo e doutor em biologia. Entrou para o mosteiro em 9 de outubro de 1962 e, como padre, passou cinco anos no Vaticano.

*Ao iniciar uma pesquisa sobre a vida e a personalidade de Cristo, recebeu a desaprovação da Igreja e, por esse motivo, em 1984, decidiu largar a batina. Segundo suas próprias palavras: “A Igreja me ensinou o Cristo. Tive de abandoná-la para descobrir o profeta de Nazaré.”

Autor de vários livros, O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo é o seu único romance, amplamente alimentado pela experiência vivida na Santa Sé.

Fonte: Bertrand Brasil.

Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL