twitter
RSS

Sou louca por você - Federica Bosco

>> sexta-feira, 11 de junho de 2010


“... foi o beijo mais bonito da minha vida.”


Monica tem 31 anos, é solteira e vive em Nova York, a cidade das paixões e do pecado. Mas ela é, estranhamente, uma solteira crônica. Parece que nenhum romance dá certo. E pra melhorar (ou piorar?) a situação ela divide um apartamento com uma cantora negra caribenha e um gay fashionista.

Tudo dá errado na vida de Monica a começar pelo seu emprego. Ela simplesmente odeia o que faz. Odeia as chefes (que são do tempo de Tutancâmon). Mas infelizmente ela precisa do trabalho e às chefes precisam dela (afinal outra funcionária não se submeteria à ser tratado como cachorro, palavras da própria Monica).

Seu namorado (que na verdade era amante) terminou o caso há oito meses. E ela não pode viver sem o amor de sua vida. Ela sofre, precisa de David. Sem ele seu mundo é preto e branco, mudo e sem vida.

- O que você está fazendo aqui? – David grita para mim enquanto as bruxas de Eastwick se deleitam com a cena atrás de um caldeirão fumegante. – Você me escreveu que estava morrendo num hospital, que foi atropelada por uma carreta, que estavam amputando sua perna e que talvez não passasse desta noite! Venho aqui para saber onde estava internada e a encontro trabalhando em esplêndida forma?
Ele disse que sou esplêndida! (eu penso).  - Acho... que exagerei – digo -  mas era o único jeito de poder te ver de novo.

Contei que o caso com o grande amor de sua vida, David, durou apenas 58 dias? Pois é, Monica é uma autêntica perdigueira*!

Continuando na saga de se envolver com os homens errados, ela conhece Jeremy, muito simpático e atencioso, não é um David, mas serve. Sabe quando tudo é bom demais para ser verdade? Acredite sempre nessa frase! Em menos de 24 horas, Jeremy enviou flores, carta, disse que a amava, a pediu em casamento e enviou 52 torpedos!

Jeremy é um perdigueiro nato e do pior tipo, o que morde! Monica apenas latia. E ai que a ficha caiu: será que ela era tão terrível assim com David?

Quando ela desiste, temporariamente, dos encontros, conhece Edgar. Bonito, culto, sociável e maduro (nem tanto. Certa vez seus amigos marcaram um encontro às escuras dizendo que o rapaz era maduro. Mas ele era tão maduro que já estava apodrecendo). E pra melhorar é sócio majoritário de uma editora (contei que Monica escreve nas horas vagas?). Sortuda! Prazer e trabalho podem andar juntos, mas com a sorte que tem, melhor ela ir devagar... pode ser que o brilho dourado não seja ouro. Ela não é tola. A sorte não bate à sua porta.

Entre idas e vindas no amor, Monica continua com seu emprego odioso e a escrever seu romance. Ela e seus companheiros, de apartamento, formam um trio único e miscigenado. Cada qual com suas peculiaridades e dramas (alguns surreais). Mark (o gay) quer ser pai. Sandra (a cantora) quer ser famosa, mas está grávida e será mãe solteira.

Utilizando a famosa frase do Pessoa, juntos o trio, de Sou louca por você, Federica Bosco (Bertrand Brasil, 182 páginas, R$ 34,00), nos mostra que a vida vale a pena se a alma não é pequena. Recomendo.

Ah, não poderia deixar de comentar: Monica é apaixonada pelo escritor J. D. Salinger (O apanhador no campo de centeio) e escreveu uma carta para o autor. Seu sonho é ir até Cornish e lhe entregar. Mas seu sonho nunca se realizou e ela guarda a carta na bolsa como se fosse um testamento. Mark sabendo de seu desejo a leva (de surpresa) até lá. Ela coloca a carta na caixa dos correios e enquanto espreita a casa junto a Edgar, um senhor idoso (Salinger) vai até a caixa e a retira. Lê o cartão e diz: Eu é que agradeço!

Eles ficam perplexos. Ela e Edgar se olham por um instante e ele a beija.

Foi o beijo mais bonito da minha vida. Um daqueles beijos longos e suaves que só vi serem dados em todos aqueles filmes a que assisti até ficar com indigestão, em anos e anos de noites passadas em casa, a sonhar. Meu coração está pulando para todos os lados, e estou com aquela sensação que chamamos de ‘borboletas no estômago’. E é lindo.

Nota: J. D. Salinger faleceu em 27 de janeiro de 2010, em Cornish, New Hampshire.
* alusão à Mulher Perdigueira, de Fabrício Carpinejar.

Resumo:

Com mais de 100 mil exemplares vendidos na Europa, Sou Louca por Você, de Federica Bosco, consagrou-se como a Bridget Jones à italiana, por sua linguagem irônica, leve e feminina. Um romance moderno que mescla a divertida malícia feminina com a tresloucada efervescência teen: são hilárias as aventuras (e desventuras) da protagonista!

A vida de Monica não está sendo tudo aquilo que ela imaginava, nem o que as comédias românticas a fizeram acreditar que poderia ser. Italiana, solteira crônica e com dificuldade para entrar no jeans, ela se mudou de mala e cuia para Nova York a fim de tentar a vida de escritora e conhecer J.D. Salinger, mas acabou empregada numa loja de tecidos de duas velhinhas amargas que têm um fraco por torturá-la. Divide o apartamento com uma cantora de jazz caribenha e um gay que sonha em adotar um filho e que, apesar de tudo, parecem estar encontrando um rumo para suas vidas.

Um relacionamento frustrado-surtado com um cara noivo de outra mulher, um emprego em que é humilhada por duas múmias mais infelizes que ela, os questionamentos de uma mulher de trinta e a distância de casa fazem Monica refletir a respeito do caminho que está dando à própria vida (por sorte, sempre com bom humor e tiradas geniais!). Até que ela conhece Edgar, dono de uma editora que parece interessado em editar seu livro e também interessado nela. Só que, mais uma vez, é possível que Monica se dê conta de que a vida não é como os filmes com um final feliz a que ela costuma assistir. Ou será que é?


Photobucket




PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL