Poderoso Destino- J. Maquesi



Olá Pessoas!!! Tudo bem com vocês? 

A resenha de hoje é do livro Poderoso Destino (Astral Cultural, 2019, 272 p.) da autora J. Marquesi. Alguns de vocês já devem ter visto no nosso Instagram, a postagem na qual eu fiz as primeiras impressões dele né?! (Se não viu, clique aqui antes de continuar a leitura da resenha)

Como eu disse na primeiras impressões eu não tenho hábito de ler romances de época mas esse Poderoso Destino me cativou muito do começo ao final justamente por ser uma história que se ambienta no Brasil e também Londres. Como a gente sempre vê histórias contadas em Londres, foi a primeira vez que eu vi o Brasil do séc. XVIII sendo retratado como ele era. Fazendas de café, os senhores de engenho, escravos, enfim todo aquele cenário que já acompanhamos em algumas novelas das 18h da Globo.

Stephen Moncrief, o Conde de Hawkstone é um verdadeiro lorde, um personagem que a gente vê e fala: “nossa, que maravilhoso!” É daqueles que não deixa a peteca cair. Ele estava noivo quando descobriu que as finanças da sua família estavam arruinadas. E com receio de que seu futuro sogro achasse que ele se casaria apenas pensando no dote, sendo que apesar de ajudar, ele amava a Lady Gwendoline de verdade, prefere ficar em silêncio até conseguir resolver a situação. Ele não contava que seria exposto a uma humilhação pública, mas apesar disso queria provar pra Lady Gwen que a ama e até propõe que eles fujam e recomecem em outro lugar.

Apesar dos olhos tortos de toda a sociedade com ele e sua família pelo escândalo de estarem falidos, ele aposta tudo o que tem num investimento promissor que o primo dele, Kim, apresenta: café, o ouro negro do Brasil. A força de vontade em que ele acreditou que daria certo foi tanta que se não desse não saberíamos sua reação.

Passa-se alguns anos, ele recupera a sua riqueza com o investimento que fez com Kim e seu melhor amigo e agora cunhado, o Visconde Braxton. Mas precisam ir ao Brasil para resolver algumas coisas sobre o investimento. E mesmo que Stephen e Lady Gwen estivessem se reaproximando após ela ficar viúva, não tem nenhum compromisso concreto. Embora os boatos tenham se espelhado pela cidade.



Quando desembarcaram na Corte do Rio de Janeiro, Kim, Hawkstone e Braxton encontram Pedro, o filho do Barão de Santa Lúcia, grande amigo de Kim, e embarcaram para a cidade onde fica Fazenda Santa Lúcia. Chegando lá são informados de que haverá uma festa em homenagem à Santa Helena, na fazenda vizinha, onde mora Antônio irmão de Pedro e grande amigo de Kim também. 

Stephen se sente livre e realizado pela primeira vez, feliz mesmo por estar ali, no interior do Brasil, e então ele conhece a nossa protagonista. Sua salvadora em um momento embaraçoso, mas bastante cômico. Atrevida, audaciosa, apaixonante, esses seriam adjetivos que se aplicariam àquela moça dos olhos de leoa.


Eles se rendem à paixão de imediato. Na verdade, ele se vê louco por aquela moça misteriosa. Seria ela uma escrava branca? Não importava, estava completamente perdido e sem saber o que fazer, ele a queria. Em um dos seus encontros às escondidas ele descobre que ela se chama Guta, mas só. Seus dias ali estavam perto de findar e o que faria sem ela?


A despedida deles é algo bonito, porque há uma intimidade poética, mostra a importância um para o outro mesmo em tão pouco tempo. Eles vão seguir suas vidas, claro, mas aquilo que vivenciaram ali ficará marcado para sempre. Stephen então, descobre que parte da negociação a que veio fazer no Brasil é apadrinhar a filha do Barão que ele não conheceu, em sua temporada em Londres para que ela consiga um bom casamento.


Os três amigos retornam para casa, tudo na mais perfeita ordem. Passa um tempo até a chegada de Pedro com a irmã Helena até Moncrief House. Lily, a irmã caçula de Stephen, ama a ideia de ter alguém muito parecida com ela na casa e que a acompanhará no debute da temporada. O Conde de Hawkstone não está em casa, porque sua futura sogra faleceu e ele foi prestar condolências à Lady Gwen e o pai. Mas quando retorna tem uma apavorante e encantadora surpresa porque ali na sua frente está Guta. Como assim? Por que ela mentiu para ele aquele tempo todo?



Ele fica chateado óbvio, mas ela tem um jogo de cintura impecável. Conta a sua história e afirma que não mentiu, seu nome é Helena Augusta, mas todo mundo a chama de Guta. Ele a encontrou lá em Santa Helena, porque estava comemorando seu aniversário e porque seu pai a rejeitava então, sua solução foi planejar uma fuga do colégio interno em que estava e se abrigou na casa de sua grande amiga Marieta, que era escrava na Fazenda Santa Lúcia.


A partir desse momento, coisas interessantes passam a acontecer. Fica cada vez mais difícil para eles negarem o que sente. Ela até resiste bem, embora se sinta rejeitada por ele manter o compromisso com a futura Condessa, essa que já demonstrou que a odiou e tentou humilhá-la em público.

Não é algo que esteja em suas mãos. O que eu sinto só pertence a mim - suspirou. - Eu apenas quero que alguém me queira de verdade. Não quero mais ser escondida de ninguém, não como meu pai fez ou como eu estava fazendo agora. Eu quero que, pela primeira vez, alguém tenha orgulho de ter- me por perto.

É tão bonito ver como ele fica dividido entre fazer a coisa certa e fazer pela primeira vez algo que seu coração está pedindo. Helena é atrevida, não leva desaforo pra casa, não permite que ninguém a diminua ou faça com que ela sinta inferior. Pela história dela, aprendeu a ser livre e buscar por isso. E esse é o motivo pelo qual Stephen não consegue ficar longe e não quer que outra pessoa tome o lugar que é dele.


Poderoso Destino é um livro que nos encanta, porque ele fala sobre o amor, mas não de forma clichê ou romantizada. Os sentimentos dos personagens são respeitados, o contexto histórico e o enredo estão redondos. É o tipo de livro que a gente torce para que todos se deem bem, até quem não deveria. Enfim, foi a primeira vez que li algo da J. Marquesi e espero ler muitos outros, inclusive o final do livro dá a entender que haverá uma outra história com o casal de amigos de Helena e Stephen. Espero que tenha mesmo, porque com certeza será tão incrível quanto esse.


Espero que tenham gostado da resenha, um beijo enorme e até a próxima!!!

















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.