Um Casamento Americano- Tayari Jones





A resenha de hoje é um livro que transborda sensações talvez nunca sentida antes ao leitor. Um Casamento Americano (Editora Arqueiro, 228 páginas, 2019), escrito pela autora Tayari Jones e publicado originalmente nos EUA em 2018. Foi ganhador de diversos prêmios, incluindo Aspen Words e NAACP Image Award, e nada mais nada menos do que estar no clube do livro da Oprah Winfrey e ser muito indicado pelo ex-presidente americano Barack Obama. E esses foram motivos mais do que suficientes para que essa leitura entrasse no meu radar.


Quando Roy é condenado a 12 anos de prisão injustamente por estuprar uma mulher, ele e Celestial estavam casados há pouco mais de um ano. No entanto, após 5 anos detido, ele consegue uma anulação e é libertado. Sua vida anterior não mais existe, e nem seu casamento.

"Deve haver uma palavra para isso, a sensação de roubar algo que já é seu."

Não sei como é ser um homem negro nos Estados Unidos, mas como mulher mestiça indígena nem posso dizer que consigo me colocar em lugar de fala aqui, mas acredite quando digo que "Um Casamento Americano" é absolutamente desconfortável ao abordar assuntos polêmicos como o racismo e o sistema prisional. E foi por todos esses temas complexos e o que a escrita da Tayari Jones me fez sentir que essa leitura se tornou uma das minhas favoritas do ano.


Roy, Celestial e Andre são nossos protagonistas e fica bem nítido desde o início e até mesmo na sinopse que há um triângulo amoroso nesse contexto. Mas é o fato de que cada um tem sua própria narrativa na história que faz com que o leitor seja bombardeado por muitas sensações mistas. E eu fui! Enquanto eu me via torcendo para que a situação de Roy se resolvesse, eu me via inserida em outro lugar lidando com mais sentimentos da Celestial e do Andre. Traição nunca foi um dos meus assuntos favoritos na literatura, mas a autora tem um domínio sobre a personalidade dos personagens e em como eles são falhos e cheios de qualidades que é difícil não achar tudo crível.
"Quando algo acontece que eclipsa o inimaginável, isso muda uma pessoa. É como a diferença entre um ovo cru e um ovo mexido. É a mesma coisa, mas não é a mesma coisa. [...] Eu olho no espelho e sei que sou eu, mas não consigo me reconhecer."


Apesar da narrativa sobre racismo e até mesmo superação, concluí que Tayari queria falar sobre a vida. Em como um casamento onde duas pessoas que tinham empregos excelentes, dinheiro e até uma boa casa não estão imunes ao ver seus sonhos desmoronarem. Celestial e Roy perdem o controle de suas vidas e precisam buscar esperança em meio ao desespero e precisam seguir em frente, de uma forma ou de outra.


Um Casamento Americano me conquistou pela forma verdadeira em falar sobre a vida como ela é, cercada de dor e realidade. É aquele tipo que faz pensar em coisas que talvez nunca tenha passado pela minha cabeça, e esse é meu tipo favorito de leitura. É agridoce, envolvente, angustiante e belamente escrito.

"Ás vezes, quando você gosta de onde você acaba, não se importa como chegou lá."

Se você já teve a oportunidade de assistir "Olhos que condenam" na Netflix, talvez esse livro seja para você!
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.