Esta e todas as vidas- Anne Marck


 “— Eu te encontrei uma vez, Antares. Eu sempre vou te encontrar.”

Olá Pessoas!!! Tudo bem com vocês? 

A resenha de hoje é do livro Esta e todas as vidas (Astral Cultural, 2019, 288 p.) da Anne Marck. Eu não conhecia a Anne até então e confesso que escolhi o livro pela capa (não me julguem, olha esta capa!!!!!!!) e por total sorte, o livro faz jus a capa. Que história meus consagrados, que história… 

Logo de cara somos apresentados à pequena e encantadora São Tomé das Letras, cidade turística no interior de Minas Gerais. Cheia de histórias místicas e locais que inspiram a todos que vivem e passam por ela. É uma típica cidade interiorana onde todo mundo se conhece e estende a mão quando precisam de ajuda. Ela é o cenário perfeito para os nossos protagonistas, Antares Letícia e Bruno Romão. 

"Não havia tempo quente o bastante, chuva ou frio que afetasse a primeira impressão dos turistas à natureza em São Tomé das Letras. Eu podia entender o porquê: ali tínhamos mais de treze cachoeiras, pelo menos cinco grutas incríveis a serem exploradas, picos com vistas de todo o vale, e inclusive um trecho de estrada onde os veículos subiam sozinhos uma ladeira. E tudo carregado de lendas e de misticismo, tornando nossa cidade algo de muita curiosidade."

Antares é uma jovem de 18 anos de idade, que está aproveitando o tempo junto com a sua melhor amiga, Flor de Lis, entre o término do ensino e o começo de um curso na faculdade para fazerem passeios turísticos com os turistas da pousada, para explorarem o que há de melhor em São Tomé das Letras. 

Leti é a filha mais velha dos pais, Jaci e Luiz, que são enfermeira e professor respectivamente. Irmã do pequeno, ou não tanto assim mais, Cauê de 11 anos. Eles levam uma vida simples, mas repleta de amor e carinho. Apesar de seus pais estarem sempre incentivando-a a sair da cidade para expandir os horizontes, ela sente que ali é o seu lugar. Além disso, Antares tem sonhos frequentes com uma figura masculina e totalmente desconhecida, e esse é um dos motivos que ela acredita que deva ficar na sua cidade até que se resolva.

E é por conta disso que ela conhece Bruno Romão. A história deles começa quando um grupo de jovens de São Paulo, chega a São Tomé para ficar alguns dias na cidade e conhecer os pontos turísticos. Bruno está entre eles, um jovem observador, reticente, cético e que fala pouco, quando comparado com o restante do grupo. Isso chama a atenção de Leti até mais que sua beleza, porque a mesma tem uma sensação de conhecer Bruno de algum lugar. Mas, de onde? Se ela nunca saiu de lá e ele certamente nunca esteve em sua cidade? 


"Memórias têm um poder muito forte dentro da gente. Podem nos levar para o momento mais feliz de nossas vidas, ou para o pior que já tivemos. E, no meu caso, os dois extremos estavam ligados à mesma pessoa."

Bruno tem 26 anos é um jovem médico aspirante promissor como cirurgião. Mas nem tudo é como parece e sua vida está saindo dos eixos, por conta de algumas complicações. Quando descobrimos do que se trata, todo o contexto da vida até a ida à São Tomé das Letras, faz todo o sentido. Apesar de parecer cético ao misticismo do lugar, das histórias que Antares conta, ele também tem essa sensação de familiaridade ao conhecê-la e apesar de tentar não demonstrar, fica encantado por ela. 

Esse livro foi uma oportunidade de conhecer a escrita da Anne Marck, de conhecer através da riqueza de detalhes a beleza de São Tomé das Letras, que eu já tinha visto por fotos. O mais legal foi a delicadeza que a autora empregou ao falar sobre a força do misticismo para quem acredita. A personagem da avó de Leti, é fortíssima e extremamente necessária. O que faz com que todo o romance envolvido na trama seja linear e muito bonito de acompanhar. Além disso, os personagens secundários são muito carismáticos, amorosos e protetores uns com os outros, o que torna o enredo cativante para a leitura fluir bem do início ao final. 



E por final, mas não menos importante, gostaria de ressaltar o trabalho impecável que a Astral Cultural fez. Como falei no início desta resenha, eu fui escolhida pela capa, pois a mesma é belíssima. A diagramação também está perfeita, enfim, todo o trabalho da editora está de parabéns!!! 
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.