Tudo aquilo que eu não disse- Kathryn Hughes



Olá pessoas!! Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é do livro Tudo aquilo que eu não disse (Astral Cultural, 2018, 352 p.) da Kathryn Hughes. Uma história tão boa que já adianto: terminei muito antes do que pretendia.

Tina Craig vive um relacionamento abusivo e extremamente tóxico com o marido, Rick, que além de alcoólatra é viciado em jogos. Usa de todo o dinheiro que ela ganha no trabalho para fazer apostas.

Em um desses dias, ele pede para que ela faça uma aposta alta, não imaginando que o dinheiro da aposta era o que ela vinha guardando para que pudesse alugar um lugar só pra ela e fugir desse casamento.

Tudo ia mal no casamento, até que um dia após um dia cansativo de trabalho voluntário no brechó, ela se depara com uma carta que nunca foi enviada ao seu destinatário: Chrissie Skinner em Setembro de 1939.


Chrissie é uma jovem bonita, inteligente, filha do médico e da parteira da cidade. Ela trabalhava com eles e raramente tinha vida social. Até conhecer Billy e se apaixonarem. O que assombrava era o fato de jovens serem recrutados para servir ao exército do país na Segunda Guerra Mundial -1939.

Billy e Chrissie viviam um romance bonito, promissor, mas que o pai dela não aprovava e tentou de tudo para que eles se separassem. Por conta de um mal entendido, Chrissie não conseguiu mais falar com Billy e a única solução que ele encontrou foi enviar-lhe uma carta, a qual ela nunca recebeu. E como estava grávida, seu pai achou por muito bem mandar ela para a fazenda de uma tia que ficava no interior da Irlanda.

Tina ficou bastante comovida com o que leu na carta e estava obstinada a encontrar Chrissie ou alguém da sua família para que pudesse entregar a carta de Billy. Mesmo quase quarenta anos depois, ela precisava saber que não havia sido abandonada.

Como sua vida dá um giro de 360º, de forma totalmente inesperada e triste. Tina, se vê na busca por alguma informação que leve à Chrissie e então, ela encontra William, o filho do casal.


Juntos eles vivem uma aventura em busca da mãe de William e para Tina é uma forma de recomeçar uma vida, após um casamento tórrido. Era jovem, tinha muito o que aproveitar e nisso William a ajudava e muito em reviver sua jovialidade.

Tudo aquilo que eu não disse é um livro incrivelmente lindo, sobre como a vida pode tomar um rumo totalmente diferente por conta de mal entendidos. A troca do não dito pelo dito, pode pesar no destino de uma família inteira.

A edição está perfeita. O trabalho da Astral foi impecável, a diagramação, capa, tudo muito delicado que casa muito bem com a história. 

Espero que tenham gostado da resenha, um beijo enorme pra vocês e até a próxima!! 
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.