Gatunas- Kirsten Smith



A resenha de hoje é do livro Gatunas (Astral Cultural,2019, 272 p.) Alguns de vocês devem ter percebido que no finalzinho do mês passado fizemos algumas divulgações tanto deste livro quanto da série que estreou na Netflix dia 14/06.

O livro conta a história de três adolescentes: a Tabitha, a Elodie e Moe, que estudam na mesma escola, mas tem personalidades completamente diferentes. O único ponto de ligação é que as três são cleptomaníacas e começam a fazer terapia de grupo na LLA- Ladrões de Lojas Anônimos.

Tabitha é a garota popular, a abelha-rainha, que namora Brady, atleta do time de Lacrosse. As pessoas querem ser como ela, receber ao menos um décimo da sua atenção. O que ninguém imagina é que apesar de ser rica, Tabitha rouba lojas como uma forma de suprir um vazio.

Moe é a garota-problema, anda com o pessoal mais barra pesada, não é popular, mas tem um caso secreto com o seu vizinho Noah que anda na turma de Brady e Tabitha. Pela sua aparência, as pessoas já deduzem que ela rouba lojas com facilidade.

Elodie é a garota nova, não tão nova assim, que não tinha amigos, mas conhecia muita gente por estar fazendo o anuário do colégio. Ela rouba como uma válvula de escape, mas não imaginava que pudesse ser pega em algum momento.

As três tem famílias desfuncionais. Tabitha tem pais que vivem um casamento de aparências. Moe é órfã desde os sete anos, ela e o irmão moram com a Tia B. Enquanto Elodie mora com o pai e a madrasta jovem, com quem seu pai casou após a mãe falecer.

A autora teve uma preocupação em encontrar uma escrita particular sobre a narrativa das três personagens. Assim, os leitores conseguem fazer uma identificação com os personagens e seus dilemas familiares. O que ao meu ver foi positivo porque, apesar de não ser justificável, dá pra entender o motivo pelo qual elas roubam.

A crescente amizade entre elas é algo interessante de se ver, porque apesar das diferenças, elas são muito complementares. Claro que, como tudo é muito recente, ainda há algumas pequenas diferenças, típico de dramas adolescentes.

No geral, eu gostei muito. Principalmente, da leitura ser muito rápida. O que fez com que eu me surpreendesse. O enredo ajuda muito neste ponto, porque você começa e quando percebe já passou da metade.

Agora eu vou assistir à série e em breve volto para contar o que achei.














PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.