Princesa das Cinzas- Laura Sebastian



Em Princesa das Cinzas (Ed. Arqueiro, 2018, 352 p.) conhecemos Theodosia, a princesa de Astrea. Quando tinha apenas 6 anos de idade, ela presenciou o assassinato de sua mãe pelo povo Kalovaxiano, que desde então assumiu o poder sobre o reino de Astrea.

Agora conhecida como Thora, à princesa vive sobre o poder do Kaiser, que controla o reino a punhos de ferro, ela é diariamente humilhada e subjugada pelo líder Kalovaxiano. Como forma de humilhação e poder, o Kaiser obriga Thora a usar uma coroa de cinzas que a deixa toda suja nos eventos sociais, mostrando a todos o verdadeiro poder que ele tem sobre ela. A mãe de Thora era A Rainha do Fogo e por isso ela ganhou o título vexatório de Princesa das Cinzas, simbolizando tudo o que ela perdeu.

Cada vez que o povo tenta uma insurreição é Thora quem sobre as consequências. Quando é obrigada a fazer algo que vai contra todos os seus instintos e moral, Thora sabe que não haverá ninguém para salva-la e apesar do medo constante em que vive, ela precisa tomar coragem e assumir as rédeas do seu próprio destino.


Princesa das Cinzas é livro que apesar de todos os clichês, traz uma temática interessante, que trabalha a luta feminina contra um governo totalitário. Tiveram alguns acontecimentos que eu gostaria que tivessem sido mais bem trabalhados, contudo, como este é o primeiro livro de uma trilogia, é esperado esses pontos abertos e assuntos inacabados.

Thora foi uma personagem que cresceu muito do decorrer do livro, ela é forte e tem uma força de vontade como nenhuma outra. Ao contrário de outros livros do gênero, Princesa das Cinzas não deixa em foco o romance, e isso é algo muito positivo, porque Thora tem uma missão e ela fará tudo o que for necessário, inclusive seduzir o prinz (príncipe) Søren, herdeiro do Kaiser e prometido da sua melhor amiga.

Alguns personagens secundários foram de grande destaque para a obra, como Cress, a melhor amiga de Thora, ela é uma Kalovaxiana e também é filha Theyn, o chefe do exercito que assassinou a mãe de Thora. Outros personagens que merecem destaque são os três jovens astreanos que ajudará Thora nessa luta, são eles: Blaise, seu antigo amigo de infância que tem o Dom da Terra, Artemisia com o Dom da Água e Heron com o Dom do Ar.


Por ter uma narrativa em primeira pessoa, o livro pecou um pouco no amadurecimento dos demais personagens, por outro lado, foi possível acompanhar todos os dilemas morais que Thora teve que superar para fazer aquilo que achava certo por ela e pelo seu povo. Nem todos os seus erros podem ser justificados, algumas de suas atitudes foram realmente muito contraditórias, contudo, ela tinha um objetivo e não deixaria nada ficar no seu caminho, nem mesmo a sua moral.


A edição está bem bonita. Essa capa foi o que mais me chamou a atenção, porque essa é justamente a coroa usada pela princesa durante os eventos sociais. As folhas são amareladas e as letras confortáveis, o que facilitou bastante a leitura do livro.

Princesa das Cinzas foi uma leitura extremamente envolvente, que trouxe uma temática interessante e um plot twist de tirar o fôlego. Estou ansiosa pelo próximo lançamento que tem como título: “Lady Smoke” ou Senhora da Fumaça em uma tradução livre.















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.