No Meu Sonho Te Amei- Abbi Glines



Em No meu sonho te amei (Ed. Arqueiro, 2019, 204 p.) Vale e Crawford são inseparáveis desde os 6 anos. Uma linda amizade que floresceu para um amor além da adolescência, e os planos vão além, a vida adulta está apenas começando e a universidade prestes a começar. Só que um acidente de carro paralisa os planos de ambos pelos próximos meses já que Crawford está em coma e Vale está irredutível sobre sair ao lado dele à espera que o namorado acorde. 

São vários dias seguidos no hospital que preenchem os dias de Vale, já que ela não se vê abandonando o namorado para colocar em prática a vida universitária, mesmo com toda a insistência da família - tanto a dela como a de Crawford. Mas Vale não é imune ao fato de que com o namorado em coma ela pode começar a analisar a vida sem ele por perto, e são esses momentos que começam a fazer a jovem mais reflexiva com aquilo que quer na vida.

"Nesse instante a mãe dele entrou no quarto. Não gostou de me ver ali, e isso me deixou magoada. [...] e só podia ser porque eu havia escapado do acidente e o filho dela não."

Até o dia em que Slate Allen, um visitante regular do hospital que está com o tio internado, tornará os dias de Vale mais agitados. Com uma presença enigmática e potente, bem como toda a sexualidade que exala entre as mulheres ao seu redor, e se isso não bastasse, Vale acaba descobrindo que Slate é amigo de faculdade de um dos seus irmãos, adicionando na mistura mais um motivo para que a garota fique bem longe dele. Só que o resultado não é bem esse, e nós sabemos bem disso.

"Nunca me apaixonei. Não acredito nisso. Mas gosto de ouvir as histórias de quem acredita."

E depois de muito lutar contra a família e a indecisão de deixar Crawford ou não, Vale cede e vai para a universidade. E foi a partir daí que realmente conheci a verdadeira Vale, fora da sua zona de conforto e longe da família. Não só eu, mas ela também conseguiu conhecer a si mesma e mostrar ao mundo quem é e se desenvolver como pessoa. E a pessoa responsável por isso foi a queridíssima Mae, que sem dúvidas, foi uma melhor amiga e personagem secundária maravilhosa.


Fiquei por muito tempo após terminar a leitura tentando decidir o que eu realmente tinha gostado sobre esse livro, e a principal delas foi: a imprevisibilidade da vida e como tudo que é certo hoje, em poucos segundos pode deixar de ser. Muito reflexivo, né? Mas foi basicamente isso! Vale como a maioria dos jovens acham que tudo é eterno, mas foi somente após o acidente que percebeu como alguns aspectos em sua vida eram errados e estranhos. E o amadurecimento da personagem ao longo do livro é visível, o que foi muito inteligente da parte dela; e eu aplaudi e vibrei várias vezes, pois não foi algo instantâneo e nunca é na vida real.


"Antes [...] eu teria ficado arrasada só de pensar nessa possibilidade. Mas tudo mudou [...]. Encontrei uma parte de mim que eu nem sabia que tinha perdido."

Também temos na figura de Slate, aquele clichê de galinha convicto que foi muito mais além do que os olhos podem ver, mas isso não o isenta de tirar proveito da boa aparência. Porém, em nenhum momento o personagem é um boy lixo que usa as mulheres ou que aparece brincando com várias ao mesmo tempo. O que colocou abaixo todo o esteriótipo que já está super batido em livros new adult, e além disso, Abbi Glines conseguiu me deixar admirada com um protagonista masculino que era sensível, se importa com os outros e teve uma vida difícil desde a infância, ou seja, não privilegiado e não rico. E é essa personalidade amorosa, solícita e carinhosa que ninguém conhece que faz Vale ficar conquistada por Slate. No começo é uma amizade tão diferente, mas com o quê de interesse e flerte, que a autora soube conduzir muito bem, com o tipo certo de tensão que deixa o leitor surpreso e agrada muito.

"Olhei para o alto e agradeci em silêncio pela vida que ele tinha me dado. [...] Tínhamos sido a salvação um do outro."


E não só conduzir bem, sabe... mas a Abbi Glines também colocou valores familiares profundos nesse livro. A família da Vale é tão unida e se envolvem e são presentes na vida um do outro, sentindo falta e dizendo que sem saudades um do outro e se importando para que todos os membros fiquem bem. Família é a base de quem somos. Entre outros pontos que também notei foram: amor ao próximo, amigos que se tornam nossa família e são contextos como esses que tornam um livro rico e importante para mim. , como no caso da família unida da Vale, que foi outro ponto muito importante no livro para mim. Família é a base de tudo! Por outro lado, também soube criar uma vilã bem admirável; Everly tinha toda uma personalidade difícil que condizia com seus atos e mesquinhez. Abbi Glines fica cada vez melhor!

"Você é exatamente como eu tinha imaginado. Talvez melhor."
Meu único ponto positivo foi o plot twist, pois ainda estou sem saber o que achei. A ideia foi maravilhosa e faz total sentido com o título do livro e eu não esperava por isso, só que foi mal executada. Fiquei aguardando o mesmo ritmo que encontrei nos 70% anteriores do livro e não aconteceu. Além de que duvidei muito da personalidade de todos os personagens, foi como se eu tivesse começa um livro novo, com os mesmo personagens só que eu não sabia o que esperar deles.

Concluí a leitura com um leve amargor e sentindo falta de mais alguns capítulos no final. Poderia ser melhor? Claro, mas de forma alguma anula todos os outros pontos positivos que esse livro aborda. Fiquei muito feliz pela Editora Arqueiro ter trago um livro mais sensível da Abbi para o Brasil, e também pela Abbi notar que é capaz de escrever livros profundos, pois eu sei que ela é capaz! Então aqui deixo meu apelo: Arqueiro, por favor, note a série Until Friday Night! Queria muito chorar em português, sabia? Língua materna é tudo!




















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.