Doce Lar- Tillie Cole


Olá, pessoal!

Hoje venho contar um pouco sobre minha leitura de Doce Lar (Editora Essência, 2018, 320p.) da autora Tillie Cole.
Lar. Eu era o lar doce lar dele.
Doce Lar é o primeiro livro da série Sweet, e esse primeiro livro irá nos contar a história de uma garota inglesa chamada Molly Shakespeare que acaba de se mudar para os Estados Unidos para concluir seu mestrado em Filosofia. Ela também é assistente de pesquisa da sua professora e orientadora.

Molly é inteligente e muito dedicada, teve uma vida difícil desde muito jovem e com muitas perdas ao longo do caminho, mas isso a fez se tornar uma pessoa mais forte e determinada.


Do outro lado temos Romeo Prince, lindo, atlético e o tipico bad boy, ele é o famoso quaterback do time de futebol americano da universidade e considerado um dos melhores jogadores, por isso ele é idolatrado pelos alunos e recebe muita atenção das garotas. Rome, como gosta de ser chamado, acaba se encantando pela inglesa que acabou de chegar e que parece ser bem diferente das garotas que ele está acostumado a conhecer.

O objetivo de Molly é se tornar professora e sua vida gira em torno de se dedicar aos estudos, porém sua vida dá uma virada depois de conhecer Rome. Eles se sentem atraídos um pelo outro e rapidamente criam uma conexão conforme passam mais tempo juntos e com isso Rome irá mostrar um lado que poucos conhecem.

Molly e Rome começam a sua jornada pela descoberta de seus sentimentos e no caminho vão ter que enfrentar alguns obstáculos para ficarem juntos, o que combina muito bem com a história de Romeu e Julieta de William Shakespeare que é citada em muitos momentos em Doce Lar, não é só nos nomes dos personagens que há semelhança, há semelhança também no que diz respeito a interferência da família no relacionamento entre Rome e Molly.
Mais uma coisa certamente é igual. Que eu sinto por você o que Romeu Montéquio sentia por Julieta. Eu também abriria mão de tudo por você.


Doce Lar tem todos os elementos que compõem um livro no estilo New Adult, com personagens universitários, com uma boa dose de cenas mais hots e dilemas típicos dessa fase. A autora soube dosar os altos e baixos da trama e nos apresentou a todos os personagens muito bem. Os personagens centrais formam um casal emocionalmente imaturos no início, mas os sentimentos que têm um pelo outro são verdadeiros e loucamente intenso, é bem visível ao leitor que não há nada forçado entre eles. Eles tem uma química louca e com o tempo conseguem achar um equilíbrio, gostei de acompanhar a evolução deles ao longo da trama. E os personagens secundários também aparecem bastante e proporcionam muitos momentos divertidos, na verdade, achei ótimo poder conhecer cada um, pois eles serão protagonistas nos próximos livros da série.

Já conhecia a escrita da autora e acho a Tillie Cole muito talentosa e versátil, ela é uma autora que escreve desde young adult a dark romance, e parece dominar muito bem cada um desses gêneros, em Doce Lar sua escrita é gostosa, leve e fluida, tornando a leitura dinâmica e bem rápida, possui uma narrativa em primeira pessoa na visão da Molly, e a escrita da autora não deixa a desejar em nenhum momento e apesar de termos apenas uma personagem narrando, é possível enxergar todas as perspectivas. Sobre a edição, a capa é linda e nem vou comentar sobre a polêmica que a capa desse livro causou quando foi anunciada inicialmente, mas fiquei muito feliz que a editora decidiu optar pela capa original no final, acho essa capa muito mais harmoniosa com a história. O trabalho de diagramação está impecável, com uma fonte e tamanho agradável para leitura e páginas amareladas do jeito que a gente gosta.
Não podemos apagar os segredos e as lembranças ruins do nosso passado, mas podemos construir o próximo capítulo de nossa vida juntos.
Bem, antes de finalizar quero fazer uma confissão, eu já tinha lido esse livro há alguns anos antes de ser lançado aqui no Brasil e eu queria fazer a releitura quando fosse lançado aqui e vê se eu ainda acharia tão maravilhoso quanto achei na primeira vez, e após a releitura eu tenho algumas observações a fazer, na época que li também já tinha lido outros livros da Tillie Cole do gênero dark romance e Doce Lar foi um salto gigante do que eu estava acostumada a ler dela, e eu fiquei encantada com a trama desse livro, foi uma leitura especial que me causou um misto de emoções, foi como um sopro de ar puro em meio às histórias mais pesadas que já conhecia da autora.


E dessa vez, apesar de ainda ter gostado muito de ter relido e matado a saudade desses personagens lindos, eu vi algumas coisas que me incomodaram e certas atitudes dos personagens me fizeram ver o que eu não via como um comportamento tão ruim antes. Vi alguns comentários bem negativos em relação a esse livro, sobre se tratar de um relacionamento abusivo e tal. Não aprovo muitos dos comportamentos de Rome, mas não acho que ele era abusivo também, de forma alguma. A releitura não foi uma experiência negativa, pelo contrário, foi bom reviver as emoções da trama e isso também me mostrou que eu amadureci.
Lar é estar com a outra metade de sua alma, com a pessoa que compartilha seu pesar e te ajuda a levar o peso da perda. O lar está na pessoa que, apesar de todas as coisas, nunca desiste de você e te traz felicidade eterna.
Enfim, espero que a editora continue lançando essa série, quero muito ler os próximos livros. E para concluir, Doce Lar oferece um romance clichê sim, mas que consegue surpreender e nos envolver, os sentimentos e emoções que os personagens conseguem transmitir ao leitor toca o coração, e a escrita da Tillie Cole é outro ponto positivo, ela sabe construir personagens muito bem e nos emocionar com as suas histórias.

Ele não é só um jogador de futebol. Ele é a pessoa mais corajosa e carinhosa que já conheci. Ele me entende como ninguém nunca entendeu. Ele é minha alma gêmea. Ele é meu tudo.
Beijinho e até a próxima!

Classificação: 4.5 estrelas ★★★★
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.