Amar Tá Osso- Vanessa Bosso




Olá pessoas! Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é do livro Amar tá osso (Astral Cultural, 2018, 256 p.) da Vanessa Bosso. Está foi a primeira vez que tive contato com a escrita da Vanessa e apesar de já ter lido coisas maravilhosas a respeito, me surpreendi muito positivamente.

Este livro conta a história de Cléo, que anda tão desacreditada no amor que se vê em uma tenda de uma vidente em um circo itinerante. Sinal de desespero ou decadência, mas ao ouvir as palavras pelas quais foram buscar, saiu antes da previsão terminar com uma pulga atrás da orelha e irritadíssima por ter perdido 100 reais!

Cléo é sócia-fundadora da Franciscão. Uma clínica veterinária de referência no bairro onde mora, é irmã mais nova e sócia da Ágatha e mãe do Osho, um lhasa apso idoso e cego e do Loki, um Golden Retrivier muito esperto e brincalhão.


Em um dos passeios com seus doguinhos pelo bairro, ela presencia uma cena horrível em que um cão-guia leva um tiro para proteger seu dono. A veterinária entra no “modus operandi” e começa a trabalhar ainda no local para salvar a vida do cãozinho ferido.

A parte mais difícil na vida de um veterinário são momentos como este, em que o controle está em nossas mãos e, ao mesmo tempo, escapa delas.

Depois ela descobre que a cadelinha é a Vida, os olhos do seu dono, Danton, que apesar de ainda estar muito preocupado, o desespero inicial já passou. Para manter ele tranquilo sobre o estado de saúde da Vida, Cléo se compromete em passar todas as informações necessárias.

A conversa com Danton flui tão perfeitamente que rápido desenvolveram uma amizade. Cléo apesar de ter um passado negativo quando o assunto é o amor, estava disposta a escutar mais os conselhos da Ágatha sobre se permitir. Afinal ela não acredita que em coincidências e que nada acontece por acaso. Ainda mais quando a irmã conta que fez terapia de regressão e viu que ela e Danton se conhecem de longas datas.


Esse livro conquistou um espaço no meu coração porque aborda assuntos que mexem muito comigo como a deficiência visual, o espiritismo e cachorros. Esse último ganhou pontos extras porque eu amo Goldens, o jeito desajeitado deles faz com que eu me identifique muito e o Loki poderia ser meu facilmente.

- Quero uma conexão verdadeira, cara a cara. Quero encontrar uma pessoa do jeito antigo, numa trombada, em um supermercado, talvez até em uma viagem. Depois disso, quero viver a troca de olhares, o frio na barriga, os subsequentes sorrisos idiotas, aquela gagueira apaixonada... essas paradas legais. Mas, pelo visto, esse tipo de coisa não existe mais.

Como disse no começo da resenha, esta foi a primeira vez que li um livro da Vanessa e já estou curiosa para ler os demais. Ela conduz o enredo tão leve que não via o tempo passar. Todos os personagens da história se complementam e se respeitam, o que é algo super incomum. Não teve um que eu não gostasse.

Cada começo de capítulo tem uma frase que condiz com o que vamos ler em seguida. Cada frase era uma lição aprendida tanto do personagem quanto minha. Muitas me fez refletir sobre coisas da minha vida, assim como a Cléo.

A diagramação da Astral ficou perfeita, o tamanho da letra ajudou muito com que a minha leitura fluísse e o trabalho da capa ficou muito incrível. Enfim, só tenho elogios ao trabalho de todos.

Espero que tenham gostado da resenha. Um beijo enorme e até a próxima!



 

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.