[Resenha] Sway- Kat Spears



Olá pessoal!

O livro da vez é Sway da autora Kat Spears (Ed. Globo Alt, 2016, 256p.) que é um romance contemporâneo atípico que me intrigou muito.

"Nada é bom ou mau, o pensamento é que torna as coisas assim.

Jesse Alderman, também conhecido por Sway (apelido que ele odeia, por sinal), é o cara, é ele que todos procuram quando precisam de qualquer coisa, de trabalhos escolares a coisas ilegais. É por meio de um "trabalho" que ele conhece Bridget Smalley, a garota linda e simpática de coração enorme que gosta de ajudar as pessoas, faz trabalho voluntário e é simplesmente impressionante.

Jesse se aproxima de Bridget após Ken Foster, o capitão da equipe de futebol, levar o fora dela. E como Jesse tem a fama de conseguir qualquer coisa, Ken o contrata com o objetivo de saber tudo sobre ela pra conseguir conquistá-la. A partir desse momento Jesse começa a observar e investigar Bridget e logo na primeira interação dos dois, eles meio que se tornam amigos, o que Bridget nem faz ideia é que isso é tudo manipulado. 


O que seria uma missão fácil para o Jesse que tem um talento impressionante para manipulação e sempre consegue tudo o que quer, se torna algo que ele não tinha planejado e quando percebe já está apaixonado por Bridget.

"A primeira vez que ouvi o nome de Bridget Smalley foi em um dia como qualquer outro. Não havia razão pars eu pensar que tudo iria mudar. É como a vida acontece, razão por que você deve ser capaz de ver todos os ângulos toda vez que faz uma escolha. O que é verdade hoje pode não ser amanhã."

A história vai ganhando forma e Kat nos apresenta personagens secundários muito legais, e a maneira que ela não focou apenas no romance, mas deu um destaque especial para as amizades construidas ao longo da trama foi uma das coisas que mais gostei sobre Sway. Pete que tem paralisia cerebral, irmão de Bridget, que acaba virando amigo do Jesse foi meu personagem secundário favorito. Mas, também gostei muito do sr. Dunkelman, Carter e Joey que fizeram a história ser mais especial.


Sway me surpreendeu, eu já esperava algo diferente dessa leitura, mas foi além do que eu imaginava. Tem uma premissa muito boa e a trama se desenvolve com facilidade. É narrado em primeira pessoa pelo Jesse, então é possível conhecer todos os ângulos da vida e personalidade forte desse mocinho nada convencional, único e totalmente intrigante.

"Decidi que vou gostar de você, mesmo que você não queira."

Kat Spears tem uma escrita envolvente, consegue manter a atenção do leitor até o fim e apesar dos temas pesados que abordou bem como o passado sombrio do Jesse ainda manteve sua escrita leve e fluida. A autora conseguiu dar o tipo de profundidade que simplesmente amo ao Jesse, mas poderia ter explorado melhor o passado dele e sua relação com o pai, algumas questões ficaram no ar, senti falta também de um epílogo que mostrasse a vida dos persongens alguns anos depois. O final poderia ter sido mais caprichado, porém foi fofo e eu finalizei a leitura com o sentimento de saudade dos persongens e de todos os elementos que fizeram de Sway o tipo de livro imperdível.

"Às vezes o que queremos é o que o mundo espera de nós são duas coisas diferentes."

Por fim, eu não poderia terminar sem falar dessa capa maravilhosa, atraente e com tons de cores que chamam a atenção e combinam com o conteúdo do livro, e a diagramação também está impecável.


Sway é um tanto desafiador com seu protagonista politicamente incorreto, sarcástico e diferente, mas é um livro maravilhoso até inspirador, eu amei me jogar nessa leitura e embarcar na trajetória do Jesse, do momento em que ele conhece Bridget, ao se apaixonar por ela e então reconhecer que ela é o tipo de garota demais pra ele, foi muito legal acompanhar Jesse mudando, tentando descobrir seu lugar no mundo e ser alguém, não apenas Sway.

"Se não for pedir muito, eu gostaria de passar o resto da vida tentando merecer você."

Recomendo, é uma leitura honesta e corajosa de um herói improvável que vale a pena conhecer.

Classificação: 4 estrelas ★ ★ ★ ★

Beijos e até a próxima!
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.