Malícias & Delícias - Tara Sivec



Há muito tempo não me divertia tanto e dava tantas gargalhas com a leitura de um livro, como foi com Malícias & Delícias de Tara Sivec (Editoria Valentina, 2015, 304 páginas). Confesso que tive resistência com essa leitura, como muitos leitores, devido a essa capa meio estranha e por não dizer, feia escolhida pela editora. E apesar de hoje, após ter lido, entender que tem a ver os objetos que compõe a capa com a história, ainda acho que poderia ter sido feito de outra forma. Minha resistência foi quebrada por causa de dois fatores: 1- sou muito curiosa, ao extremo, e queria saber do que se tratava o livro e 2- Duas colegas em quais eu confio nas suas opiniões literárias, me falaram muito bem mesmo dele, inclusive comparando-o com outros livros que eu já li e tinha amado. Então não deu outra, solicitei o livro a editora e não poderia ter feito decisão melhor: Deus que livro engraçado é esse?! Carina Derschum queridaseu comentário também pesou nessa decisão e você estava certa! Hahaha

Falando sobre a história de Malicias, num humor bem escrachado e divertido, ele nos apresenta a protagonista Claire, bem no estilo Bridget Jones e Os delírios de consumo de Beck Bloom. Que atualmente, no auge de seus 20 poucos anos, trabalha em um bar e está ajudando sua amiga a vender produtos eróticos. Mas até chegarmos nesse momento, Claire inicia sua história literalmente do começo, desde quando conheceu um rapaz, o Carter,  numa festa da faculdade e como as consequências dessa noite a trouxeram na situação em que se encontra.

O livro tem uma escrita muito irreverente e muito envolvente, com um humor adulto, diálogos muitas vezes impróprios com palavrões e palavras um pouco vulgares, mas que só dá um toque a mais a história, como muitos filmes de comedias que já assistimos por aí. Eu não conseguia parar de ler! Passei muita vergonha gargalhando dentro de ônibus indo e vindo do trabalho. No meu setor na hora do almoço, só se ouviam minhas risadas, enquanto as pessoas descansavam.

Admito que tiveram algumas situações são bem surreais e até previsíveis, mas a forma como Tara inseriu isso, só agregou positivamente a trama. Palmas para seu sarcasmos, sua escrita real e ao mesmo tempo leve.

Mas você me perguntam, é só comédia? Não tem romance? Tem cenas de sexo? Tem sim gente, uma ou outra! Mas isso não faz dele um livro hot, ok?! E com um romance tão legal de ver, tão gostoso de se ler, mesmo sem ser o foco da história. O mocinho é tão agradável, tão fofo, tão carismático... E ainda tem um terceiro protagonista no livro... Que Meu Deus!!
Gavin é o melhor dos melhores personagens que já li na vida! Divertidíssimo, porém desbocado e inconveniente. Vi que na maioria das resenhas conta o que acontece com a Claire, mas acho legal vocês lerem para saber quem é esse personagem, porque para mim, perderia a graça saber antes. Eu morria de rir nas cenas em que Clarie entoava seu mantra por causa dele. Ao mesmo tempo que eu queria ele para mim, no outro já imaginava que se fosse comigo iria surtar! Hahaha

Aliás, não só os protagonistas, mas todos os personagens do livro são ótimos. O pai da Clarie, sua amiga Liz e Drew amigo de Carter (que muitas vezes me lembrou Steven Stifler de American Pie) me renderam boas risadas também. Outra coisa que não posso deixar de comentar é sobre a tradução da Valentina. Mais uma vez, lendo algumas resenhas, vi muitas afirmando que não gostaram da editora ter adaptado piadas e gírias para o contexto brasileiro. Me desculpem, mas tenho que dizer que eu gostei, me deixou mais familiarizada com a história. Ponto para Valentina por isso! A parte do trocadilhos “dos mamilos” então, ficaria estranho e bem menos divertido de outra forma. 
Claro que prefiro uma tradução fiel ao livro, não me entendam mal, mas esse livro tem muita frase de duplo sentido e piadas que eu me sentiria meio descolada, até porque existem tiradas que e as vezes quando traduzidas para o português, perdem completamente o sentido. 

Malícias me deixou com gosto de quero mais e fiquei feliz em saber que faz parte de uma trilogia, que depois deu origem a uma segunda trilogia. Então por favor Editora Valentina: Traga os volumes seguintes para o Brasil!

Finalizo reafirmando que Malicias foi uma enorme e ótima surpresa para mim e que sinto, infelizmente que essa capa pode fazer com que muitos leitores deixem de conhecer esse livro tão legal. Espero que pelo menos os leitores do Menina, desmitifiquem isso e se gostarem do estilo ( sem dramas e com muita diversão), comprem sem medo e leiam. Eu mais que recomendo!

Bjos e até a próxima!














PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.