[Resenha] Plutão, uma história de Extraordinário - R.J. Palacio



Olá pessoas! Tudo bem com vocês?

A Editora Intrínseca está lançando o e-book Plutão, da R.J. Palacio, autora de Extraordinário e queconta a história de Chris, o amigo mais antigo do Auggie. Como essa semana estamos falando muito sobre a amizade, esse livro passa uma mensagem muito bacana, assim como em Extraordinário, de que algumas amizades sempre valem a pena.

Uma leitura bem gostosa, não demorei nem 2h lendo, na qual Chris narra a história que se passa em um único dia. Porém, é intercalada com lembranças da infância dele e de Auggie, devido à morte de Darth Daisy, cachorrinha da família Pullman. E nesses flashbacks ele quase em todos os momentos fala sobre a amizade e do quão é importante preservá-la.

As mães de Auggie e do Chris, a Isabel e Lisa já eram muito amigas antes deles nascerem, logo os dois meninos também se tornaram amigos. E Chris desde pequeno entendeu que o "problema" que Auggie tinha era sério e complicado, mas mesmo assim compreendeu as inúmeras cirurgias que ele tinha que fazer e respeitava o amigo, impedindo e se afastando daqueles que olhavam estranho ou não entendiam que Auggie nasceu daquela forma e que ao contrário do que pensavam, não era uma doença contagiosa.

Então eles cresceram, Chris mudou de bairro e como todas as amizades nestas circunstâncias, foram se afastando aos poucos. Até o dia em que tinha tudo para ser mais um normal na vida de Chris e tudo dá "errado". Começando com Lisa contando que Darth Daisy veio a falecer, depois foi ele esquecendo o trabalho de Ciências, o trombone e o short da Ed. Física no carro da mãe. Como se não bastasse isso, ele passou o dia tentando falar com a mãe para que ela pudesse trazer as coisas para ele no colégio e a mãe dele não atendia o telefone, então ele deduz que ela estava com Isabel, por causa do acontecido na casa dos Pullman... Não, a mãe dele não estava na casa dos Pullman, mas não vou falar o que aconteceu com ela, senão vou acabar contando o conto todo e ele já é pequeno o suficiente.

E quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais! 

Mas, acredite que o ocorrido faz Chris pensar melhor sobre tudo na vida dele e principalmente sobre a família, os amigos, etc... E uma das melhores partes está em quando ele conta sobre o fanatismo deles com Plutão em um dos flashbacks que teve durante o dia.

Chris depois que cresce fica meio assim "aborrecentezinho", mas sabe reconhecer o melhor que cada amizade pode oferecer e que não importa o quanto a vida mude, os verdadeiros vão estar ali sempre que precisar e são esses que não pode decepcionar.

Eu poderia ficar aqui falando, falando, falando... No entanto, quem leu o livro Extraordinário e amou, já pode imaginar o quão ótima pode ser essa história não é?! R.J. Palacio tem esse efeito, Quando eu pensei que ela não tinha mais como me surpreender eis que aparece esse novo conto complementar à Extraordinário.

Então, espero que tenham gostado, um beijo enorme...


Calma, ainda não terminei, antes vou "desafiar" 5 blogs e amigos a postar resenhas (pode ser em vídeo) ou fazer indicações de livros que falam sobre a amizade (vale esse aqui também, se ainda não postaram) e são eles:

Alê- Segredos entre amigas
Paloma- Ilusões Noturnas
Thales- Our cup of tea
Ademar- Cooltural
Layane- De tudo um pouquinho

Agora sim, beijo e até a próxima!















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.