[Coluna] Estante do leitor - Agosto


Oi Povo! A estante do leitor desse mês é com a querida Leticia Ramos de Mello, uma comentarista assídua do blog, participante ativa com suas opiniões bem embasadas e cheias de informações super legais! 

A Leticia tem 22 anos, de São José do Vale do Rio Preto - RJ. Agora em 2014 passou a trabalhar como farmacêutica em uma drogaria, o que a possibilitou a adquirir mais livros e comprar sua desejada estante. Além da leitura, gosta de assistir séries e suas favoritas são CSI e Crossing Lines, além de assistir programas de tv de outros países: "acabei aprendendo inglês e italiano assim e já estou começando a entender o francês com esse habito." Ah outro passatmepo seu é fazer nail arts nas unhas e navegar em blog e sites na web.
Recentemente se tornou colunista do blog Fotos e Livros, então agora também é uma resenhista, o que segundo ela, está amando fazer. E como é super antenada e bem informada, suas resenhas também devem ser recheadas de fatos desconhecidos para a maioria dos leitores. O e-mail que a Letícia nos enviou explicando a construção de sua estante foi tão interessante que achei legal compartilhar alguns trechos para vocês:

"Como falei nos comentários, resolvi mostrar como era e como se tornou a minha estante, ou seja, o local onde guardo os meu livros desde que mudei de casa há cinco meses. Estou postando aqui as fotos do antes, onde meu livros eram guardados numa parte de um antigo rack para computadores e o depois, com todos os meus livros guardados numa estante que eu mesma comprei e montei na noite após a abertura da Copa, que também era dia dos namorados (sou solteira, então não tenho problemas com isso)... Organizo separadamente os livros de banca e os de livraria...mas deixo a minha autora favorita, Nora Roberts, em um espaço especial na primeira prateleira."


E esse cantinho especial vocês conferem na foto acima. Agora vamos saber mais sobre a Leticia e seus livros:

1.Como conheceu e desde quando conhece o Menina?

Curiosamente, conheci o blog por causa de uma promoção. Sou muito de participar de promoções e sorteios e muitos dos livros que ganhei vieram disso, os outros foram aquisições. Essa promoção foi a Gincana Trilogia das Flores 3, que foi feita para celebrar o lançamento de Lírio Vermelho da Nora Roberts em maio do ano passado. Na época, eu começava a ler blogs de literatura e a participar das promoções que aconteciam neles e vi no Nora Roberts Brasil a chamada para a gincana. Juro que me lembro até hoje do desafio da colmeia (e da mega explicação que fiz sobre como encontrei a resposta) e da minha obsessão para ter o maior placar possível na prova dos dardos, mas no final, fiquei em terceiro lugar e levei Lírio Vermelho. Após a gincana, comecei a ler os posts e a seguir o blog, como faço até hoje.

2.Qual a média de livros que você tem?

Entre livros e romances de banca, por volta de mais de 100 livros. Mas essa coleção está crescendo tanto que já penso em comprar uma nova estante em breve.

3.Como você limpa seus livros e a frequência.

Acho que algumas pessoas não vão gostar do que vou dizer, mas não costumo limpar frequentemente meus livros. Nunca tive muitos problemas com poeira nos livros e a estante que tenho ajuda a evitar esse problemas. Além disso, não tenho muito tempo para isso devido ao meu trabalho como farmacêutica. O bom dessa coluna é aprender com outros leitores e quem sabe de algum modo isso me ajudaria a criar uma rotina de limpeza do livros. Mas, uma coisa que faço para manter os livros em bom estado é usar marcadores de livros, o que evita as famosas orelhas, e você sabe que as orelhas deixam um livro em mau estado. 

4.Estilo/gênero que mais gosta?
Adoro romances, seja os de livraria ou os de banca. Sou bastante romântica e amo ler uma boa história de amor. Aliás, adoro quando o final de um romance de banca têm uma surpresa feita pelo protagonista masculino. Acho até que essas cenas deveriam servir de inspiração para quem quer surpreender seu namorado(a) ou esposo(a).

5.Onde geralmente você gosta de ler? 

Gosto de ler quando estou na fila de algum lugar ou esperando por alguma coisa. Na verdade, sempre levo o livro que estou lendo no momento para aonde eu vou, assim, se estou numa situação dessas ou estou sem nada para fazer, eu começo a ler.

6.O que você acha que as editoras tem que fazer para manter mais fieis seus leitores?

Acredito muito que se deve investir na comunicação entre o leitor e a editora. Assim será possivel trazer os livros que os leitores querem, a correção de erros de revisão e/ou tradução apontados pelos leitores e também de ter um termômetro de como está a relação entre leitores e livros. Além disso, deve-se investir na formação e contratação de tradutores, não só os de inglês, mas também de outras línguas de países de onde surgem obras importantes, como o francês e o italiano, e de revisores. Assim, se acelera o processo de lançamentos de livros e se evita erros de português devido a sobrecarga de trabalho desses profissionais. Isso é importante, pois esses erros podem levar uma pessoa mais exigente com o português a se afastar dos livros. Mas o mais importante, é incentivar a leitura, não só com a diminuição de preço dos livros (e do frete para quem compra em lojas virtuais), mas também incentivando trabalhos de educação que vão desde da formação das crianças até criação e apoio de projetos que aproximem os livros do novos leitores, mostrando que o livro é um modo de se consumir cultura barato e que pode estar em qualquer lugar.


7.Seu livro de cabeceira
Na verdade tenho dois livros de cabeceira. E há uma história por trás dessa escolha. Quando mudei de casa, em março desse ano, acabei descobrindo uma promoção no Instagram da Universo do Livros que valia uma edição autografada de Cretino Irresistível. A ideia dessa promoção era tirar uma foto criativa do local onde o livro iria ficar caso a pessoa fosse a vencedora. A hashtag que foi usada na promoção foi #CretinoIrresistívelNaMinhaEstante, mas em meio a correria da mudança, eu não tinha muito tempo e nem mesmo uma estante para guardar os livros (Agora já tenho uma e tenho até o orgulho de dizer que a montei sozinha!). Mas, já tinha um cabeceira que também é criado-mudo e pensei "Se é um livro erótico e tem o Bennett, então a cabeceira seria um lugar perfeito, afinal, é bem perto da cama!". A partir daí foi muita correria e mãos à obra, pois eu só tinha o dia, em que estava fazendo a mudança para fazer um cartaz que tivesse uma frase, que criei para brincar com esse fato de colocar o livro na minha cabeceira, depois colocar ela na gaveta dessa cabeceira e criado-mudo (onde eu guardava os meus romances de banca até ter a minha estante), tirar a foto e postar. Consegui passar por essa maratona, e acabei ganhando a edição autografada. Como quis cumprir o que eu disse na promoção, Cretino Irresistível ficou na minha cabeceira. Depois disso, acabei comprando Origem Mortal da Nora Roberts, e achei que não deveria deixar o Roarke com ciúmes, então, também coloquei ele na minha cabeceira. Então por isso, tenho dois livros de cabeceira.
"Somente dois livros não estão na estante, mas é por um motivo especial. Eles são uma edição autografada de Cretino Irresístivel (Enquanto muitas mulheres irão disputar senha na Bienal de SP para pegar autógrafos da dupla Christina Lauren, eu nem sai da minha cidade para ganha-lo) e uma de Origem Mortal (da Série Mortal) de Nora Roberts)."

8.Autores(a) preferidos?

Está meio na cara que amo Nora Roberts, pois como disse antes, tenho um espaço na estante só para ela. Amo por até mesmo os romances de banca dela conseguem fugir do padrão. E é ainda muito versátil, pois vai do romance ao suspense, passando até mesmo pelo futuro (leia-se Série Mortal). Foi a autora que me fez amar de vez os livros.

9.Indique um livro para o leitor do blog

Recentemente li O Mundo Amarelo de Albert Espinosa. Foi um livro que acabei conhecendo por ter ouvido falar muito das séries que foram baseadas nesse livro que são "Pulseres Vermelles", na Espanha, "Braccialetti Rossi" na Itália e "The Red Band Society" que estreará nos Estados Unidos em setembro, principalmente da série italiana (porque adoro ficar assistindo programas italianos e franceses na tv), que espero que seja exibida na TV brasileira. O livro é uma autobiografia que foge dos padrões desse gênero por passar lições de vida para quem lê através das histórias que autor conta dos anos em que lutou contra o câncer de uma forma alegre, mas sem deixar de emocionar e nos fazer pensar.

Adorei ter sido escolhida para participar do quadro esse mês e poder compartilhar minha estante com os leitores do Menina da Bahia
mal posso esperar para ver a coluna e responder a todos. Muito obrigada mesmo por isso. Deixo aqui meu Twitter e Instagram para quem quiser me seguir: ambos são @letiolive.


Então galera, gostaram da Leticia e sua estante? Achei muito legal a história dos livros de cabeceira! rsrsrs
E eu também sou muito fã de Nora, ela é um escritora incrível, que escreve sobre temas e enredos variados e consegue ser uma ótima escritora em todos eles. (também ainda vou ter um cantinho só para ela igual ao da  Lê)!

E você ainda não mandou para mim suas fotos da sua prateleira ou estante? Já falei que estou esperando, mande! Essa coluna depende exclusivamente de vocês! Estou com um probleminha temporário no acesso ao meu email do blog, então mande suas fotos para esse email (se você já enviou e não te respondi, reenvie para esse email também!): maraisep@gmail.com

Vou estar esperando ansiosamente!

Bjos e até a próxima!















RSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.