Enfeitiçadas - Jessica Spotswood



Ao pegarmos o livro e lermos sua sinopse ficamos cientes de que Enfeitiçadas ( Editora Arqueiro, 272 páginas, R$29,90) é um livro que fala de paranormalidade, de mistérios, bruxas e profecias. Ele nos conta a história sobre três garotas: as irmãs Cate, Tess e Maura. Elas são bruxas órfãs de mãe e vivem sob a proteção de seu pai, que é um homem introspectivo e que após a morte de sua esposa se tornou apático e alheio das necessidades e realidade das próprias filhas. 

A Cate, por ser a mais velha, tem sobre si a responsabilidade de uma promessa que fez a sua mãe em seu leito de morte: de cuidar de suas irmãs e proteger o segredo das três, de modo que não usassem magia na presença de ninguém, pois elas não poderiam ser descobertas. A Tess e a Maura não facilitam para a Cate, pois elas não tem o mesmo receio e cuidado que ela ao usarem suas magias, até mesmo dentro de casa. E as três já sofrem pela situação de que toda a cidade acha que as meninas são reclusas demais e um pouco excêntricas também, tudo isso deve-se as meninas serem muito inteligentes, pois o pai delas por ser homem muito culto e apaixonado por livros sempre prezou a educação e cultura das meninas, mesmo numa época em que as mulheres são muito submissas aos homens e a sabedoria feminina não é vista com bons olhos.
Mas Maura fica olhando fixo para mim pelo espelho, como se soubesse o que estou pensando.
- Nós somos bruxas, Cate. Nascemos assim. A magia não é algo vergonhoso, por mais que os Irmãos queiram nos convencer disso. É um dom. Eu gostaria que você aceitasse esse fato.
O livro nos apresenta uma instituição que rege a vida das pessoas do mundo dessa série: a Fraternidade que é constituída por homens considerados exemplos da sociedade, tem o irmão Ishida como o membro principal. São os irmãos que regem as regras a serem seguidas na cidade, onde eles são os juízes e executores das leis. Se prepare para abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres! E do outro lado há o braço feminino da Irmandade, formada por mulheres que decidem servir a Deus e no decorrer do livro vamos descobrindo mais sobre a irmandade e suas participantes. 

Para se entender melhor esse contexto, o livro se passa no séc XIX num momento pós perseguição e caça às bruxas., onde os homens voltaram a governar plenamente sobre as mulheres e oprimi-las. Qualquer sinal de excentricidade um mulher pode ser acusada de ser uma bruxa e condenada, sendo enviada para um hospício ou morta.

Mas as dificuldades para Cate ou Catherine aumentam quando ao ler o diário de sua mãe ela descobre sobre uma profecia que pode mudar a vida das três meninas:
“Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.”

No meio de tudo isso Cate tem que lidar com um fato, em pouco tempo ela terá que se casar, são as regra: ao completar 17 anos uma moça deve se casar ou decidir entrar na irmandade para servir ao senhor e o seu pretendente mais provável é o Paul,filho de um velho vizinho. Mas será que Cate ama esse rapaz? Será que seu coração baterá com ardor pelo moço com quem conhece desde pequena?

Ao ler a profecia do diário de sua mãe, cate ou Catherine, entende que precisa repensar seus planos para o futuro. Sua decisão não pode ser tomada apenas baseada em sua vontade e no querer de seu coração. Sua dúvida é imensa sobre qual caminho seguir, qual seria a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
- Ainda tenho o meu exemplar. Só não tenho mais tempo de ler.
- Essa foi a coisa mais triste que ouvi hoje - declara Finn, e passa a mão pelo cabelo desaninhado - Ler é a fuga perfeita para qualquer coisa que a aflija.
Bom, como em todo bom romance vamos presenciar um triângulo amoroso muito sútil e bem construído pela autora, onde tudo vai acontecendo naturalmente. Apesar de romance não ser o ponto alvo da história, não há como não ficarmos encantados com a forma que ela escreve sobre os momentos de paixão. Você vai se encantar com os pretendentes da Cate.
-... E como sabe que não nos transformamos em mocinhas extremamente educadas enquanto você esteve fora?
Paul leva minha mãos até os lábios, vira do outro lado e dá um beijo na pela nua do meu pulso. Fico olhando feita tonta para ele, de queixo caído. Ele dá uma piscadela e tira o chapéu.
- Porque conheço você! Nos vemos amanha, Cate.
Eu também gostei da forma como o relacionamento das irmãs foi mostrado, cada uma com uma personalidade bem diferente uma da outra, muitos desentendimentos e diferenças entre elas, mesmo sendo visível o amor entre elas, o que tornou o livro o mais real possível, pois a maioria dos irmãos e irmãs se desentendem mesmo se gostando e se protegendo. No inicio do livro pensei que a autora tinha deixado bem claro qual era o perfil de cada, quem tem a personalidade marcante, quem é a inteligente, a corajosa, e a imprudente. Mas no decorrer das paginas você percebe que tudo pode mudar, sua opinião e preferência se modificam a cada decisão tomada, a cada atitude realizada. Jessica Spotswood nos mostra que todas pessoas podem ter vários lados em sua personalidade, que a mesma pessoa que é a mais inteligente pode ser imatura, que a corajosa pode ser covarde e a imprudente pode ser sensata. Entre outros fatos que mudam a cada virada de pagina, mas que não irei detalhar para não correr o risco de contar spoilers!rsrs

O que posso afirmar é que o livro é um romance de suspense histórico bem envolvente que começa de forma despretensiosa, mas que a cada página te deixa mais curioso para saber o que acontece depois. E que com certeza você não vai larga-lo até que termine a leitura e fique ansiosa pelo próximo livro, que por sinal se chamará Amaldiçoadas e você pode conferir a capa em inglês abaixo (essas capas são lindas!).

Beijos e até a próxima











PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.