Sangue na neve - Lisa Gardner




Me permiti um último momento para lamentar a morte do meu marido.
Porque uma vez, no passado, nós tínhamos sido felizes.
Uma vez, no passado, tínhamos sido uma família.


Tessa Leoni é encontrada na cozinha de sua casa, espancada. Seu marido morto, com  três tiros e sua filhinha de 6 anos desaparecida. Ela não foge, aceita ir pra cadeia sem reclamar, sem contar nada para os detetives que estão no seu caso. Eles não sabem se ela reagiu em legítima defesa ou esquematizou um mirabolante plano para se livrar da acusação. Mas uma coisa é certa, Sophie (filha de Tessa) está desaparecida. A polícia está fazendo de tudo para encontrá-la, resta saber se ela voltará viva ou morta.

Será que Tessa teve coragem de matar a própria filha? Ou ela matou o marido por ele ter matado Sophie? E onde está o corpo?

A narrativa tem duas vozes e dois tempos. Atual e passado, nas vozes da detetive D.D.Warren (que dá nome a essa série) e da policial Tessa Leoni. Tessa intercala passado e presente de modo a ajudar o leitor a entender o que lhe aconteceu, provavelmente para justificar seus atos futuros. E a detetive D.D. junto com, Bobby Dodge, ex-soldado e atual detetive da Polícia do Estado de Massachusetts (e ex-amante de D.D.) investigando o que aconteceu com a família de Tessa.

Apesar de D.D. ser a protagonista principal, até por nomear essa série, a voz de Tessa se faz mais imponente, se tornando assim a principal protagonista dessa série. D.D. passou a ser coadjuvante. Adorei. Tessa é sagaz, esperta, sempre pensando à frente de todos os envolvidos. Mas D.D. não deixa de ser uma personagem à altura. Ela é dura, exigente. E tive a impressão que nesse livro a Lisa Gardner a humanizou mais, devido à algumas coisas que aconteceram recentemente em sua vida (impressão porque a Novo Conceito começou a lançar essa série a partir do quarto volume; esse é o quinto e não li o anterior. Ler o quinto volume sem ter lido os volumes anteriores não atrapalhou em nada, mas eu gostaria que a editora tivesse lançado na ordem correta).

Suspense, mistério e muita ação, Lisa Gardner me conquistou e ganhou uma nova fã. Sangue na neve (Novo Conceito, 416 páginas, R$ 29,90) é uma trama brilhante e bem construída. Chegando até a ser um pouco complexa, arquitetei várias hipóteses enquanto lia e a verdade foi pior do que eu esperava. 

Outro ponto a favor: a trama com duas vozes intercaladas. Esse tipo de escrita não deixa a leitura chata e maçante e ao mesmo tempo o leitor consegue acompanhar o enredo visto sob óticas diferentes e ir construindo suas próprias hipóteses. Acho isso bacana.

P.S.: Prefiro o título original Love you more porque tem TUDO a ver com a trama.

D.D. Warren
1. Alone 
2. Hide 
3. The Neighbor 
4. Viva para contar
6. Catch Me 
The 7th Month (ss)

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.