Destino - Ally Condie



No futuro, a Sociedade escolhe:
Onde você mora.
O que você come.
Onde você trabalha.
Como você se diverte.
Com quem você se casa.
Quando você morre.


Bem vindo ao futuro, onde tudo está sob o controle DELES. ELES decidem tudo, desde o seu nascimento até a sua morte, não há falhas, tudo está programado. Mas, quem são ELES?

A “Sociedade” possui o controle de tudo e garante que nada dê errado. Isso é o que eles prometiam e era no que Cassia (a protagonista) acreditava, já que cresceu sabendo da existência desta garantia, e por isso sempre confiou nas escolhas da “Sociedade”. Seu destino, inclusive, seria traçado por eles, dando-lhe garantia e segurança eterna.

O grande dia chegou. Cassia acaba de completar 17 anos e, assim como todos os outros que completam esta idade, participará do banquete dos pares, onde irá conhecer quem a “Sociedade” escolheu para ela passar o resto da sua vida. Quando a anfitriã anuncia quem será o seu par, ela tem certeza de que seu destino será perfeito, afinal Xander é nada menos que o seu melhor amigo. Ele cresceu ao seu lado e a conhece tão bem.

No entanto, apesar de conhecer Xander, Cassia não esconde a curiosidade: o que a “Sociedade” lhe reservou para contar? Ao colocar o cartão que recebeu para conhecer seu futuro par na máquina para leitura, ela tem uma surpresa, não é Xander quem aparece e sim outra pessoa, Ky. Ele é um garoto que anda sempre quieto e que possui um passado duvidoso, ele jamais poderia ser pareado, pois é considerado pela “Sociedade” uma  Aberração (mas, como isso é possível se a Sociedade não comete erros?).

- Cassia Reyes, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar o seu par.
Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal diante de mim.
Não é o rosto do Xander.
Pág.26

O que pode parecer um erro, cria uma possibilidade. Cassia percebe que há uma escolha, independente do que a Sociedade ordena, e Ky vai lhe mostrar que este mundo de possibilidades existe, mas que tudo tem seu preço. Ela precisa escolher entre a segurança ao lado de Xander e o risco de ficar ao lado de Ky e viver sem que ninguém a controle.

O que você faria se descobrisse que o mundo perfeito em que você vive não aparenta ser o que é? Se você pudesse quebrar esta bolha, aceitaria correr os riscos? As consequências não cairão somente sobre ela, mas também sobre aqueles que estão a sua volta, valeria correr este risco?

Destino, de Ally Condie (Suma de Letras, 240 páginas, R$ 29,90), não conta só a historia de uma garota que vai se apaixonar por quem não devia, mas também sobre a descoberta de um mundo de possibilidades e escolhas. A autora cria uma trama que prende e um texto que flui tranquilamente, há alguns pontos a se destacar como as três pílulas que os personagens têm a obrigação de carregar e o segredo em torno de uma dessas pílulas, a vermelha. Outro ponto interessante é a formação dessa Sociedade e a Comissão dos Cem. Cultura, religião, ciência e tudo mais, é selecionado pelo interesse da Sociedade, compondo assim uma lista de cem.

Este é só o começo de uma trilogia, não vejo a hora de ler Travessia, e saber o que está por vir.

Continuo a ler, decifrando palavras que não conheço e outras que conheço.
Eu sei que emocionava o Vovô.
Não entre docemente naquela boa noite,
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;
Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz.
E enquanto eu leio, sei por que me emocionava:
Embora os sábios, ao morrer, saibam que a escuridão é o certo
Por que suas palavras não provocaram centelhas, eles
Não entraram docemente naquela boa noite.

Minhas palavras não causaram centelhas. O próprio vovô me disse isso, antes de morrer, quando dei a ele aquela carta que, na verdade, não escrevera. Nada do que escrevi ou fiz havia feito diferença no mundo e, subitamente, eu sei o que quer dizer revolta e ânsia.
Pág.66


Trilogia Destino:
1. Destino
2. Travessia
3. Reached
JULIANA BITTENCOURT

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.