Veleiros ao Mar - Sarah Mason



"As pessoas acham que somos arrogantes, mas é porque, aqui,
parece que estamos sós no mundo."
Pág. 391


Apesar de ter outros três livros da Sarah Mason, esse é o primeiro que leio. E pelo que pesquisei é super diferente dos anteriores; a primeira coisa que percebemos é o tamanho. Este tem o dobro do tamanho dos anteriores e fica nítida a profunda pesquisa que foi feita para poder escrevê-lo. O livro conta com glossário de termos náuticos e uma lista dos personagens (visto que são vários).

America's Cup é a mais famosa e prestigiada regata do iatismo e atrai os principais navegadores e projetistas de iates do mundo por causa da sua longa história e prestígio; é composta de uma série de duelos de iates que envolve atualmente uma série de "melhor de nove" regatas (match race, competição entre dois barcos). Na história, o duelo é formado pelo “melhor de sete” e a autora explica – no final – todas as alterações que fez do campeonato verídico a fim de se adequar melhor ao seu livro.

Somos apresentados a vários personagens. E essa apresentação passa por vários anos, até que todos se entrelaçam na parte final. Inky Pencarrow é filha de velejador, afilhada de um e todos os seus irmãos navegam. Ela também tem esse sonho, mas seu pai e irmãos acham que lugar de mulher não é no mar, até porque (diz a lenda) mulher a bordo dá azar.. E é seu padrinho, um grande navegador, que irá lhe ajudar a conquistar seu sonho: disputar a America's Cup. A disputa até será fácil, o difícil será não se apaixonar pelo responsável do barco rival.

Fabian é um personagem peculiar. Velejador nato e playboy inconsequente. Gasta a fortuna do pai com bebidas, drogas e mulheres. Ou gastava... seu pai desaparece e deixa uma enorme dívida. Ele e sua mãe passam de ricos para quase sem teto. Trabalhando como velejador para antigos amigos, conhece Milly, uma garçonete. Depois de um breve romance, ela fica grávida e ele não tem coragem de abandoná-la. Os tempos são difíceis e ele está à beira da fome quando o padrinho de Inky o convida para integrar seu time da America's Cup. Sarah Mason construiu um personagem que dá orgulho, o crescimento do personagem é notório.

Outro personagem de destaque é Rafe. De família pobre, aprendeu desde cedo a velejar e a cuidar de barcos. Ele sabe tudo (exceto consertar e velejar barcos modernos), mas graças à Mac (padinho de Inky) ele tem uma chance única na vida. Participar da mais importante competição náutica de todos os tempos. Claro, um coração partido deu uma ajudinha. A filha mimada do patrocinador o trocou pelo responsável do barco rival, que é rico e famoso. Ganhar a America's Cup é questão de honra.

A Inglaterra nunca ganhou a da America's Cup e nenhuma embarcação britânica teve uma mulher a bordo. Por isso, cada personagem tem sua vontade de vencer essa prova. Será um marco em suas vidas e na histórica britânica.

Durante a história, percebi a preocupação da autora em detalhar as partes náuticas, provavelmente para que o leitor leigo – como eu – compreendesse a importância de cada tripulante e não ficasse perdido na história (Ok, às vezes o detalhamento foi um pouco cansativo). O enredo foi bem definido e ela dá voz a cada personagem, fazendo com que cada um tenha sua importância. E o tempo também foi bem medido; ano a ano, ela conta o que cada um estava fazendo naquele período.

Confesso que em certas partes fiquei apreensiva e pensei: Como ela irá integrar todos os personagens? Como ela fará dar certo? Bem, no fim ela consegue. Tudo se encaixa. Veleiros ao Mar, de Sarah Mason (Bertrand Brasil, 756 páginas, R$ 69,00), é um livro para apaixonados e para aqueles que enxergam o lado bom da vida. Engraçado e comovente, recomendo.

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.