Leviatã: A missão secreta - Scott Westerfeld



– A senhora escutou isso, madame?
–  O alarme geral? – A Dra. Barlow concordou com tristeza - Infelizmente, sim. 
Parece que a Grã-Bretanha e a Alemanha finalmente entraram em guerra.
Pág.167


Início da Primeira Guerra mundial, a Europa encontra-se dividida entre os Mekanistas alemães, e Darwinistas ingleses. Uma corrida armamentista se inicia, de um lado os mekanistas e suas maquinas gigantescas, poderosas e ultramodernas, movidas a combustível, do outro os darwinistas com seus poderosos animais modificados geneticamente. Em meio a essa disputa, conhecemos Aleksander Ferdinand, príncipe do império Austro-Hungaro, que se vê obrigado a fugir de sua residência em plena madrugada, pois aqueles que antes eram seus aliados, agora são seus inimigos e querem a sua cabeça; seu título agora é irrelevante e o que lhe resta é um andador mecânico gigante, o Ciclope Stormwalker, e a companhia de um grupo de homens leais, dentre eles seu professor de mecânica e o seu professor de esgrima. Mas se de um lado temos Aleksander a caminho de um refúgio, do outro temos a jovem Deryn Sharp. Ela uma garota extremamente corajosa, que sonha em entrar para a Força Aérea Britânica, mesmo sendo algo impossível para mulheres.

Disfarçada de garoto, Deryn/ Dylan, consegue entrar para a Força Aérea Britânica, como uma aspirante, mas este é o menor dos seus desafios, pois manter o disfarce será o maior deles.

Deryn olhou com tristeza para a pilha de roupas emprestadas. Depois de todo o estudo e de tudo o que tinha aprendido enquanto o pai estava vivo, a prova de aspirante seria fácil. Mas não importava o que havia em sua cabeça, desde que ela conseguisse fazer com que os cientistas da Força Aérea acreditassem que seu nome era Dylan, não Deryn.”
Pág.24

O  Pai estava morto; a Mãe , também. Ambos perdidos para sempre.
Sua serena alteza, o príncipe Aleksander de Hohenberg, estava sozinho agora. Talvez nunca mais visse seu lar outra vez. Estava sendo caçado pelas forças armadas de dois impérios, voltadas contra um andador e quatro homens.”
Pág. 51

Com a Guerra prestes a estourar, os caminhos de Alex e Deryn/ Dylan se cruzam quando o Leviatã - a enorme baleia zepelim darwinista - cai perto do esconderijo de Alex. O que eles não podem imaginar, é que isto, é apenas o começo de uma grande aventura repleta de perigos, pois até então, até que onde inimigos podem se tornar aliados?

Intercalando os pontos de vista de Alex e Deryn/Dylan, Scott Westerfeld nos apresenta  uma história steampunk repleta de aventuras,  muito bem estruturada, com personagens ricos e um  universo muito bem descrito e detalhado; fica impossível não querer imaginar  a existência das maquinas mekanistas e das criações darwinistas.

Apesar de ser uma história de ficção, o autor lança mão de fatos históricos de um modo brilhante. Afinal, porque não termos uma versão da primeira guerra mundial, com o toque surreal do Scott Westerfeld com suas máquinas grandiosas e animais geneticamente modificados?

–  Aeroplano?
Volger balançou a cabeça.
–  Não a esta altitude. – Ele se debruçou sobre os parapeitos e observou o fundo do vale, murmurando. - Eles não podem ter nos seguido. Não podem.
Mas Alek tinha certeza de que o barulho vinha do céu. Ele apertou os olhos no vento gelado até que finalmente viu uma silhueta se formando no céu iluminado pelo luar. Mas o que viu não fazia sentido algum.
Era enorme, como um encouraçado voando no céu.”
Pág.189

Outro ponto a se destacar no livro são as ilustrações. O livro é recheado delas, ajudando a imaginação e a idealização dos elementos citados nele (como as criaturas darwinistas). Pra quem curte uma leitura no estilo Steampunk, recomendo Leviatã (Galera Record, 368 páginas, R$ 34,90). Uma história repleta de ação, e isso é só o começo! Muito mais está por vir.

Trilogia Leviatã:
1. Leviatã: A missão secreta
2. Behemoth
3. Goliath


JULIANA BITTENCOURT
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.