Esposa 22 - Melanie Gideon



Alice Buckle é casada e mãe de dois filhos adolescentes. Seu casamento anda... a verdade é que há muito tempo ela se sente mais mãe do que esposa.  O marido só pensa em trabalho e quando é demitido fica divagando sobre sua vida, eles não se comunicam. Para 're'compensar, Alice é assídua das redes sociais. Adora internet e sempre que está na rua acessa pelo celular (me identifiquei! rs). Ela é super neurótica, acha que os filhos se drogam ou que estão envolvidos com outras coisas ilícitas. e fica investigando os amigos pela timeline do Facebook. Certo dia, recebe um desses e-mails de pesquisas. Ela topa responder o questionário e recebe um codinome: Esposa 22. Todas suas duvidas poderão ser tiradas por um pesquisador designado para ela, o Pesquisador 101.

À medida que vai respondendo, Alice e Pesquisador 101 avançam no campo pessoal, ao passo de criarem perfis fake no Facebook para se comunicarem. Alice está atraída por uma cara que nem conhece! E adorando todo o flerte sigiloso

Uma sacada muito legal da autora foi mostrar apenas as respostas para o questionário e quase todas extensas! Só na parte final é que conhecemos as perguntas (confesso que fiquei ‘me coçando’ para dar uma espiadinha, mas me controlei). Entre uma resposta ou outra, Alice e o Pesquisador 101 aproveitam para flertarem, um flerte meio tímido, à princípio. Ela não consegue deixar de falar com ele, pensa nele constantemente, mesmo que a culpa a perturbe. William, de certa forma, não merece isso.

E é através das respostas que Alice nos cownta seu passado. Como conheceu William, como o namoro progrediu para o casamento, o nascimento dos filhos, a adolescência, o início da meia-idade...

A minha expectativa em relação a Esposa 22, de Melanie Gideon (Intrínseca, 400 páginas, R$ 29,90), era alta. Eu esperava – talvez pela capa – um chick lit bem engraçado. Infelizmente a expectativa foi demais e fiquei depecpcionada. O livro não é ruim, mas faltou algo mais. Os personagens até são engraçados – ênfase para o casal de lésbicas, amigas de Alice -, mas em certas partes, as respostas enormes  de Alice, para o questionário, me deixavam cansada e eu pausava a leitura.

Esposa 22 é uma sátira do quanto somos dependentes da internet, o quanto isso pode ser benéfico ou prejudicial na nossa vida Sempre que o marido de Alice postava algo no Facebook, ela ficava analisando (vamos combinar, isso é um martírio. Como diz o dito: Eu só sou responsável pelo que eu falo, não pelo o que você entende).

Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.