O Espião - Clive Cussler & Justin Scott



O que esperar de um livro novo que faz parte do seu gênero favorito? Eu que amo espionagem, esperava apenas um bom livro ao ler O Espião, de Clive Cussler e Justin Scott (Novo Conceito, 416 páginas, R$ 29,90), mas acabei encontrando um excelente! Uma história cheia de reviravoltas, personagens interessantes, ação e inteligência.

Tudo começa com a morte de um famoso e talentoso projetista de canhões de couraçados. Ao que tudo indica, ele cometeu suicídio, mas sua filha não acredita nisso. Por isso procura a Agência de Detetives Van Dorn para limpar o nome do seu pai. Quem se encarrega de solucionar o caso quase óbvio de suicídio é o detetive Isaac Bell, um dos melhores da agência. Logo ele percebe que a morte não foi um suicídio e sim um assassinato. A morte de outros  homens especialistas em armamento naval só torna mais evidente que existe uma conspiração em torno dessa trama.

O livro é relativamente grande, mas nada do que está escrito é desnecessário. O ritmo é constante, as coisas acontecem rápido, e isso é bom, pois sempre há um pouco de ação. Os inimigos agem rapidamente, deixando os detetives sempre ocupados. É muito fácil se apegar ao Isaac Bell, ele é um cara educado, sempre dá gorjeta as pessoas que o servem, ajuda os detetives mais novos além de ser muito inteligente e veloz nas ações. Sua noiva, Marion, sempre acaba o ajudando sem nem perceber. Como eu falei antes, os personagens são muitos legais, você acaba até gostando dos inimigos. 

O autor tem muito conhecimento em navios e submarinos (ele já escreveu alguns livros de não-ficção sobre isso), e você percebe isso pela riqueza de detalhes que ele dá ao descrever qualquer transporte marítimo que apareça na história. Eu gostei muito disso, acabei aprendendo um pouco. A leitura é muito bacana, passa tão rápido que você nem percebe.

O único ponto negativo que eu destaco, são as traduções do nome dos personagens, não que isso seja um erro, mas em minha opinião ficaria mais interessante manter o nome na língua nativa. Por exemplo, tem um personagem que se chama Homem de Gelo Weeks. Estranho né? Ficaria muito mais legal se fosse Iceman Weeks, concordam? Outro personagem é chamado de Olhos O' Shay. Não ficaria mais legal se o nome fosse Eyes O' Shay? Bom, isso não chega a atrapalhar a leitura, é só uma observação minha (deixem nos comentários sua opinião sobre isso).

O legal é que esse livro faz parte de uma série, esse é o terceiro de uma série de seis. Ainda não foi publicado nenhum outro e não há previsão para os próximos, infelizmente. Vou ficar na saudade por enquanto.

Enfim, com certeza recomendo esse livro para quem gosta de espionagem e até para quem não gosta. Eu garanto que terão uma história divertida e cheia de adrenalina.


Série Isaac Bell:
1. The Chase
2. The Wrecker

3. O Espião
4. The Race
5. The Thief
6. The Striker
 

-----

Photobucket

Não sabe como participar da Semana Premiada Novo Conceito? CLIQUE AQUI e não fique de fora!

LAERTE LOPES
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.