Amanhã Você Vai Entender - Rebecca Stead



A experiência mais bela que podemos ter é o misterioso.
- Albert Einsten


Se eu tinha algum traço de preconceito quanto aos livros YA, ele se foi totalmente ao ler Amanhã Você Vai Entender, de Rebecca Stead (Intrínseca, 224 páginas, R$ 24,90). No livro, um mistério permeia toda a história e a cada página que passa você fica querendo saber a elucidação desse mistério.

A história se passa em Nova York, no final dos anos 70. Miranda Sinclair é uma jovem de 12 anos, ela não tem pai, mora apenas com a mãe (o namorado da mãe dela praticamente mora lá). O seu melhor amigo, Sal, a acompanha todos os dias na volta da escola. Ela se sentia muito segura ao lado dele, ainda mais por ter que passar todos os dias pelo Homem da Gargalhada, um homem louco que mora na rua e fica dando chutes no ar, rsrs. Certa vez, ao voltar pra casa, como costumeiramente faziam, um outro menino agride Sal com dois socos. Desse dia em diante, nunca mais Sal falou direito com Miranda, a amizade parecia ter acabado. Miranda começa a fazer amizade com outras meninas e isso acabou sendo muito importante.

Outro mistério são as cartas que Miranda passa a receber depois que sua casa é invadida, são tão confusas que até nós, leitores, não entendemos; ela chega até a achar que não eram para ela mas, chega um momento em que as cartas são essenciais para alguns eventos que ocorrerão.

Eu li esse livro muito rápido, ele é pequeno e, mesmo que fosse grande seria rápido também, a leitura é legal e a busca pela revelação do mistério faz você querer chegar logo ao fim. Tinha um bom tempo que eu não lia um livro bobinho assim, mas gostei bastante e farei isso outras vezes, claro, se o livro tiver uma história interessante como essa.

Durante a leitura, não sei se fui disperso, mas não encontrei nenhum erro gramatical, olha que isso ultimamente tem sido raro, rsrs. A capa é muito bonita, como vocês podem ver acima. Uma dica muito valiosa que dou a vocês é: Leia com bastante atenção, fatos que podem parecer inúteis no futuro acabam se tornando extremamente importantes, digo o mesmo dos personagens. O final é tudo de bom, super revelador e nenhuma dúvida fica ao relento. Em minha opinião, ele foi digno de receber a Medalha Newberry, prêmio concedido a contribuições importantes a literatura jovem norte-americana.
----

Não sabe como participar da Semana Premiada Intrínseca? CLIQUE AQUI e não fique de fora!

LAERTE LOPES




PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.