Baltimore Blues - Laura Lippman



Já tinha um bom tempo que eu não lia um livro policial. Eis que surge uma bela oportunidade, o livro Baltimore Blues, de Laura Lippman (Record, 322 páginas, R$ 39,90). Mesmo contra minhas regras particulares, passei esse livro na frente da minha lista de leitura e acabei encontrando uma história razoável.

Apesar de ser um fã da literatura policial, esse livro demorou um pouco para engatilhar, só no capítulo 16 que eu fui encontrar ânimo para ler sem parar. Vamos aos detalhes.

Em Baltimore Blues, a personagem principal se chama Tess, ela é uma repórter desempregada, tem o remo como hobby e conhece muito bem a cidade de Baltimore, não só a cidade como também suas tradições, costumes e etc. De repente, ela recebe uma oferta tentadora. Rock, seu companheiro de remo e amigo, lhe vem com a ideia de seguir sua noiva, Ava, pois ela vem demonstrando um comportamento muito diferente nos últimos meses, típico de quem está traindo. Este é um trabalho de detetive que Tess não é acostumada a fazer. Ele ainda promete pagar o valor de mercado, caso ela aceite.

Sem dinheiro e sem emprego, Tess aceita na hora. É aí que começa a trama mirabolante. A noiva de Rock estava diretamente ligada a um advogado, e este advogado é assassinado cruelmente em seu escritório. Logo, Rock acaba se tornando o principal suspeito do assassinato. 

Agora tudo ficou mais difícil para Tess, ela está quase que diretamente envolvida, pois ela presencia fatos que podem até mesmo provar a culpa de Rock. Mesmo assim ela passa a trabalhar como detetive de verdade e acaba se saindo bem melhor nessa profissão do que como repórter. Ela tenta buscar provas que mostrem que seu amigo não é o responsável pelo crime. Nessa busca, ela se esbarrará com grupos de apoio a vítimas de estupro e portadores de asbestose (doença decorrente da exposição a amianto).

A autora do livro, Laura Lippman, é formada em Jornalismo e foi criada em Baltimore, fatos que ajudaram muito na dinâmica do enredo. Ela fala com propriedade da cidade. O ambiente de um jornal também é muito legal, me identifiquei bastante. Este é o primeiro livro dela, e também a estreia da heroína Tess Monaghan, já que a Laura tem outros livros com a Tess como personagem. Apesar de ter demorado a engatilhar, eu ainda pretendo ler os outros livros da autora.


Série Tess Monaghan:

1. Baltimore Blues
2. Charm City
3. Butchers Hill
4. In Big Trouble
5. The Sugar House
6. In A Strange City
7. The Last Place
8. By a Spider's Thread
9. No Good Deeds
10. Another Thing to Fall
11. The Girl in the Green Raincoat



Laerte Lopes




PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.